Tabela de vacinas para cachorro: quais vacinas eles precisa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tabela de vacinas para cachorro: quais vacinas eles precisa

Se você acabou de comprar um novo filhote ou adotou um cachorro adulto , uma das responsabilidades mais importantes que você terá como dono de um animal de estimação é garantir que seu animal esteja seguro e saudável. 

Manter a vacina em dia do seu cachorro é fundamental para protegê-lo contra doenças, infecções e até picadas de alguns parasitas — mas nem sempre é fácil saber de quais vacinas seu pet realmente precisa.

Para ajudá-lo a manter-se atualizado sobre as vacinas do seu cão, elaboramos um cronograma de vacinação para cães e filhotes para orientá-lo à medida que seu cão cresce. Siga este guia para obter um resumo de quando seu cão precisa de vacinas, quais vacinas são necessárias e opcionais e quais vacinas seu seguro de animal de estimação pode cobrir.

Não se esqueça de manter bons registros de seu histórico de imunização com tabela de vacinas para cachorro abaixo .

Por que devo vacinar meu cachorro?

As vacinas são essenciais para proteger o seu cachorro de doenças contagiosas e potencialmente fatais. Reduza o risco de contrair essas doenças certificando-se de que seu filhote esteja com as vacinas em dia.

Seu cachorro pode ser exposto a muitas doenças comuns, mas evitáveis, que existem no meio ambiente. Alguns destes podem passar entre cães. Embora essas doenças possam ser tratadas com sucesso, muitas são muito graves e potencialmente fatais, apesar do melhor tratamento. É necessário aumentar a imunidade do seu cão quando ele é jovem, garantindo que ele tenha e complete seu programa de vacinação.

Quando o cachorro tem que ser vacinados?

A maioria dos veterinários recomenda que os filhotes de cachorro recebam suas primeiras vacinas entre seis e oito semanas - na época em que você os traz para casa após o desmame. Após a primeira rodada de injeções, seu filhote deve receber injeções de reforço adicionais a cada duas a quatro semanas até que tenham cerca de 16 semanas de idade.

Filhotes – calendário básico de vacinação:

Um programa de vacinas sob medida pode ser desenvolvido com sua equipe Greencross Vets.

  • 6 a 8 semanas de idade – primeira vacina
  • 10 a 12 semanas de idade – segunda vacina
  • 14 a 16 semanas de idade – terceira vacina

Cães adultos – vacinas de reforço:

Um ano após a vacinação de 14 semanas do seu cão, outra vacina de reforço é necessária para garantir imunidade de longo prazo contra doenças contagiosas

Nesse estágio, seu veterinário Greencross Vets trabalhará com você para determinar o programa de vacinação contínuo mais adequado, guiado pelo estilo de vida e ambiente de seu cão.

Quais vacinas um cachorro precisa tomar?

Todos os filhotes de cachorro precisa de vacinas a partir de seis a oito semanas, mas geralmente apenas as vacinas essenciais são necessárias. 

Uma vacina essencial é considerada proteção vital para seu animal de estimação com base na gravidade da doença, alto risco de exposição ou capacidade de transmissão para humanos. As vacinas não essenciais não são essenciais para todos os animais de estimação e são essenciais apenas se o seu animal de estimação tiver maior probabilidade de ter uma exposição mais alta, como em um canil.

Principais vacinas para cachorros

As principais vacinas básicas que seu filhote precisará são para raiva, cinomose, adenovírus (hepatite) e parvovírus. Saiba mais sobre os vírus contra os quais eles protegem abaixo.

Cinomose, adenovírus (hepatite) e parvovírus

Os veterinários normalmente administram a vacina contra cinomose, adenovírus (hepatite) e parvovírus (DAP/DHP) de uma só vez. O DAP/DHP protege contra os três vírus separados a seguir.

O vírus da cinomose canina (CDV) é altamente contagioso e os filhotes com essa infecção podem apresentar sintomas na pele, bem como nos sistemas imunológico, gastrointestinal e nervoso. Filhotes com menos de 20 semanas são altamente vulneráveis ​​ao CDV e pode ser fatal.

O adenovírus canino , ou hepatite, é a inflamação do fígado. Cães jovens têm o maior risco de contrair o vírus.

O parvovírus canino é um vírus altamente contagioso que atinge o trato gastrointestinal de um cão e requer hospitalização. Sem tratamento, a taxa de sobrevivência é inferior a 10%.

Raiva

A raiva é uma doença viral que ataca o sistema nervoso central de todos os mamíferos. Os sintomas em cães incluem agressividade, febre, salivação excessiva, cambaleio ou paralisia. Os animais infectados transmitem a raiva pela saliva - normalmente por meio de uma mordida. Não tem cura ou tratamento disponível e tem sérias consequências fatais.

H2: Vacinas opcionais para filhotes de cachorro

Embora seu filhote só precise receber as vacinas essenciais listadas acima, ele também pode precisar de algumas das seguintes imunizações com base no risco de exposição, localização e estilo de vida.

Vacinas opcionais para cachorros

Embora seu filhote só precise receber as vacinas básicas listadas acima, ele também pode precisar de algumas das seguintes imunizações com base no risco de exposição, localização e estilo de vida.

bordetella

Bordetella bronchiseptica é uma bactéria que causa a doença respiratória Bordetella. É altamente contagiosa e resulta na inflamação dos brônquios e traqueia. É uma causa comum de tosse canina ou dos canis, e uma vacina é necessária se você planeja hospedar seu cão ou levá-lo a uma escola de treinamento ou creche.

Vírus da parainfluenza canina

O vírus da parainfluenza canina (CPV) é uma das causas mais comuns de tosse canina. Os sintomas incluem tosse, secreção nasal, febre, falta de apetite e perda de energia. Seu cão pode estar em risco de contrair esta doença se estiver perto de outros cães com frequência, e esta vacina pode ajudar a protegê-los contra esta doença. 

Alguns exemplos de quando seu cão seria exposto são se ele competir em competições, ficar em um canil ou creche para cães ou visitar o parque para cães ou os tosadores com frequência.

leptospirose

A leptospirose é uma doença que resulta da infecção da bactéria Leptospira. Em cães, pode variar de doença leve à morte, e os sintomas incluem febre, letargia, vômito, diarreia e insuficiência renal – com ou sem insuficiência hepática concomitante. Os cães também podem transmitir esta doença aos humanos.

A leptospirose é transmitida através da urina infectada, tecidos ou mordida de outro animal. Seu cão corre o risco de encontrar essa bactéria se estiver nadando ou bebendo água em um lago, rio ou córrego. Além disso, se eles vagarem pelas áreas rurais e tiverem a chance de encontrar animais selvagens ou animais de fazenda.

doença de Lyme

A doença de Lyme surge de uma infecção com a bactéria Borrelia burgdorferi, e a bactéria é transmitida através da picada de carrapatos infectados. Os sintomas comuns são gânglios linfáticos e articulações inchadas, fadiga, claudicação e falta de apetite.

Embora um cão possa contrair esta doença em qualquer lugar nos Estados Unidos, os carrapatos infectados com a doença de Lyme são mais comuns na costa do Pacífico, no meio-oeste superior e no nordeste do país. Como os carrapatos podem se prender ao seu cão depois que eles roçam na grama alta ou nos arbustos, esta vacina é importante se você tende a explorar bosques e pântanos com seu filhote.

gripe canina

A gripe canina , ou gripe canina, é uma doença respiratória que causa sintomas como tosse, coriza, febre ou letargia. Em casos graves, pode resultar em pneumonia e até a morte. Esta doença é transmitida através do sistema respiratório, através de espirros infectados ou tosse de outros cães. Se o seu cão vai ficar perto de outros cães em um canil ou acabou de sair de um abrigo, pode ser sensato imunizá-lo contra esta doença.

Calendário de vacinação de cachorro

Agora que você conhece todas as diferentes vacinas para filhotes, é útil saber quando seu cão deve tomá-las. Você pode encontrar um cronograma programado para quando seu filhote deve receber as vacinas divididas em 6 a 8 semanas, 10 a 12 semanas e 14 a 16 semanas. Para ajudá-lo a ficar por dentro de todas as vacinas, experimente nosso rastreador de vacina para filhotes imprimível abaixo.

6-8 semanas

Os filhotes são desmamados de suas mães por volta das seis a oito semanas de idade, e este é o momento recomendado para que recebam as primeiras vacinas. Descubra abaixo quais vacinas seu filhote precisará primeiro.

Essencial:

  • DAP/DHP (cinomose, adenovírus/hepatite, parvovírus)
  • Não essencial:
  • bordetella
  • Parainfluenza

10-12 semanas

Duas a quatro semanas após a primeira rodada de vacinas do seu filhote, ele precisará receber um reforço da vacina principal. Eles também podem receber uma variedade de injeções não essenciais se estiverem em risco e seu veterinário as recomendar.

Essencial:

  • DAP/DHP (cinomose, adenovírus/hepatite, parvovírus)
  • Não essencial:
  • gripe canina
  • leptospirose
  • Lima

14-16 semanas

Em mais duas a quatro semanas, seu filhote deve terminar sua última rodada de vacinas até atingir a idade adulta. Eles receberão a vacina antirrábica pela primeira vez e outro reforço DAP/DHP. Os veterinários geralmente preferem administrar a vacina DAP final às 16 semanas ou mais tarde. Além disso, seu estado pode exigir que seu animal de estimação receba uma vacina antirrábica antes desse período, portanto, verifique as leis estaduais e siga esse cronograma.

Essencial:

  • DAP/DHP (cinomose, adenovírus/hepatite, parvovírus)
  • Raiva
  • Não essencial:
  • gripe canina
  • leptospirose
  • Lima

De que vacinas um cachorro adultos precisa?

À medida que seu cão se torna adulto, ele ainda precisará das mesmas injeções de quando era filhote, mas com menos frequência. As vacinas principais para um cão adulto consistem nas vacinas antirrábica e DAP/DHP. Todas as outras imunizações não são essenciais para um cão adulto.

Calendário de vacinação de cães adultos

Consulte o seguinte calendário de vacinação de cães adultos para saber quando levar seu amigo peludo para as vacinas. Você também pode manter registros atualizados com nosso rastreador de vacina para cães imprimível. 

Anualmente

Sempre que você levar seu cão para a visita anual ao veterinário , você pode perguntar sobre quais reforços ou outras injeções eles podem precisar. Abaixo, você pode encontrar as vacinas essenciais e não essenciais que os cães precisam todos os anos.

Essencial:

  • Raiva

Não essencial:

  • bordetella
  • gripe canina
  • leptospirose
  • Lima

A cada três anos

Quando o cão for adulto, ele só precisará da vacina DAP/DHP a cada três anos. Seu veterinário normalmente enviará lembretes para quais vacinas seu cão precisa, mas a lista a seguir também é uma boa referência geral.

Essencial:

  • DAP/DHP*

Galera quando levamos nossos pets no veterinário para vacinar eles sempre tentam empurrar a V10 ou atualmente V11…..

Você sabe a diferença entre a vacina V8,V10 e V11?

  1. Então a V8 previne: Cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose (L.canicola e L.icterohaemorrhagia).
  2. A V10 previne:Cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose (L.canicola, L.icterohaemorrhagia, L. grippotyphosa e L. pomona )
  3. E a V11 previne:Cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose (L.canicola, L.icterohaemorrhagia, L. grippotyphosa, L. pomona e L. copenhageni.)

Sendo assim a V10 e a V11 protegem alguns tipos de leptospirose que aqui no Brasil nunca foi encontrado evidência de existir. Então dando a V8 importada seu pet já estará imune, não necessitando aplicar a V10 ou a V11 que é um pouco mais cara que a V8 ok…..

Lembrando que o tabela de vacinas para cachorro do seu Pet será seu veterinário que passará.

O seguro para animais de estimação cobre vacinas?

A maioria dos seguros para animais de estimação oferece cobertura para acidentes, doenças e ferimentos inesperados, mas os cuidados de rotina e as vacinas normalmente não são cobertos. 

Esses custos só aumentarão ao longo da vida longa e feliz do seu cão, por isso é importante considerar obter uma cobertura abrangente ou um plano de bem-estar para cobrir os cuidados veterinários regulares do seu animal de estimação. O seguro abrangente para animais de estimação geralmente cobre vacinas de rotina, mas você pode ter que pagar do próprio bolso por vacinas não essenciais.

Apesar desses custos, vale a pena manter o seu cão em dia com as vacinas. Um cão vacinado tem proteção contra doenças e pode até ajudá-lo a se manter saudável se desenvolver condições pré-existentes no futuro.

Conclusão:

Durante a fase de vacinação do filhote, é melhor evitar parques de cães ou se misturar com outros cães, especialmente se você não tiver certeza de sua situação vacinal. Misturar com outros filhotes, digamos na escola de filhotes, é bom, pois todos estão no mesmo estágio ou estágio semelhante de seus esquemas de vacinação.

Recomendamos que você apresente seu filhote a novas pessoas e lugares 10 a 14 dias após a última vacinação. A interação com outros cães pode ser complicada, pois há muitas doenças, elas podem passar entre eles. Apresente seu filhote a cães que você sabe que foram vacinados e tome cuidado para evitar áreas onde cães desconhecidos estiveram.

Apenas quando o seu cachorro tiver completado o calendário de vacinação de 14-16 semanas e tiver a certeza de que está protegido e saudável, deverá levá-lo a passear em parques públicos ou apresentá-lo a outros cães. Lembre-se de que as vacinas levam de 1 a 2 semanas após a injeção final para proteger totalmente seu animal de estimação.

Modelo de tabela de vacinas para filhotes imprimíveis

Tabela de vacinas para cachorros

Download

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato