25 alimentos perigosos que seu cachorro nunca deve comer: lista revisada por veterinários - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

25 alimentos perigosos que seu cachorro nunca deve comer: lista revisada por veterinários

Muitos donos de animais de estimação dizem que ter um cachorro é como ter uma criança em casa. Curiosamente, é onde ocorre a maioria dos envenenamentos. A maioria é acidental. Os caninos são mais propensos a ter problemas do que os felinos, representando até 80% dos casos. Os cães não hesitam em comer qualquer coisa que encontram, enquanto os gatos costumam ser mais exigentes quanto ao que consomem.

Vale a pena mencionar desde o início que nossos animais de estimação não são pessoas pequenas. Só porque você pode comer a maioria das coisas da nossa lista, não significa que seu cão também possa. Infelizmente, a ingestão de algumas dessas coisas pode levar a resultados graves ou até fatais.

25 alimentos perigosos que o cachorro nunca deve comer

Três ingredientes do chocolate podem causar envenenamento: metilxantinas, teobromina e cafeína. Sem surpresa, muitos casos de ingestão acidental ocorrem durante as férias. O primeiro é o maior problema, mas todos são problemáticos. Quanto mais escuro o chocolate, mais sérios os resultados. A metilxantina pode causar problemas com a função do sistema nervoso central (SNC) e arritmias cardíacas.

Menos de 1 onça pode ser fatal. Você pode ver os sinais em menos de 6 horas. Eles incluem sede extrema, desconforto gastrointestinal, hiperatividade e vômitos, seguidos de convulsões e, por fim, morte se não forem tratados.

2. Passas e Uvas

A toxicidade de passas e uvas decorre de seu teor de ácido tartárico. É o ácido mais prevalente nessas frutas. A ingestão por cães pode causar danos ao fígado e insuficiência renal. Os sinais são evidentes dentro de 24 horas, geralmente antes. Eles incluem letargia, tremores, fraqueza e vômitos. A insuficiência renal ocorre dentro de 72 horas após a ingestão, sendo necessária a eutanásia do animal.

3. Frutas cítricas

A toxicidade das frutas cítricas, como toranjas, laranjas e limões, também envolve um ácido chamado ácido cítrico. É um contribuinte significativo para o pH de um alimento. Por exemplo, o suco de limão é altamente ácido, com um pH de 2,0 a 2,6. Essas frutas podem irritar a boca do seu filhote e o revestimento do sistema digestivo. Também pode adoecer seu animal de estimação, causando vômitos e prejudicando a função do sistema nervoso central.

4. Carambola

A carambola é a fruta exótica por excelência. Vindo do Sudeste Asiático, é delicioso e relativamente baixo teor de açúcar. Infelizmente, pode ser problemático para cães e pessoas. Pode causar problemas renais, principalmente para aqueles com condições pré-existentes. Pode interferir na ingestão de medicamentos, tornando-o desaconselhável para animais de estimação com medicamentos prescritos. A carambola também pode causar confusão e náusea, pelo menos nas pessoas.

5.caroços de frutas

Você pode se surpreender ao saber que frutas populares como damascos, cerejas, pêssegos e maçãs podem ser venenosas se você comer os caroços. Eles contêm uma substância química chamada amigdalina. Se os caroços forem mastigados, eles podem desencadear uma reação em um cão – ou humano – porque libera cianeto. Não é preciso muito para causar fraqueza, vômito, dificuldade respiratória e morte, interferindo na capacidade de usar oxigênio.

6. Alimentos ricos em ácido oxálico

O ácido oxálico é a proverbial faca de dois gumes. Existe em alimentos altamente nutritivos, como amêndoas, tofu e espinafre. No entanto, pode ligar-se ao magnésio ou ao cálcio e transformar-se em cristais de oxalato. É aí que começa o problema, pois pode causar quedas drásticas e perigosas desses minerais. Oxalato de cálcio pode levar a danos nos rins.

7. Alho, cebola, alho-poró, cebolinha e cebolinha

A cebola é a pior de todas. O problema surge do conteúdo de sulfetos e sulfóxidos alifáticos de cada vegetal. Esses produtos químicos podem causar anemia no corpo de Heinz, que leva à destruição dos glóbulos vermelhos. Apenas 15–30 g/kg são necessários para causar toxicidade.

8. Abacate

Abacates na lista podem surpreendê-lo. Além do caroço grande e seu teor de gordura, não parece ser um alimento prejudicial. É um exemplo das diferentes sensibilidades de diferentes animais. A culpada, neste caso, é uma toxina chamada persina. A ingestão pode causar náuseas e vômitos. Também pode potencialmente causar danos ao coração.

9. Mostarda

A mostarda é feita das sementes moídas da planta. Ele contém um composto químico chamado isotiocianato. Também é encontrado em vegetais crucíferos, como couve e brócolis. Ingerir muito desse produto químico pode irritar o estômago do seu filhote e causar gastroenterite. Os sinais de envenenamento incluem dor abdominal, vômito e salivação.

10. Ossos

Todos nós temos a imagem clássica em nossas cabeças de um cachorro mastigando alegremente um osso. Infelizmente, também pode levar a problemas, principalmente se estilhaçar. Um animal de estimação pode machucar a boca ou danificar os dentes ao mastigar ossos. Se eles engolirem cacos ou pedaços, isso pode levar a um bloqueio gastrointestinal, tornando-se uma emergência médica. Não temos dúvidas de que seu cão adoraria mastigar um osso; no entanto, não vale a pena o risco.

11. Alimentos picantes

Este deve ser um acéfalo. A substância por trás do calor da comida picante é chamada de capsaicina. A pesquisa mostrou que desencadeia uma resposta de dor em cães. Também pode aumentar a frequência cardíaca. Portanto, você nunca deve oferecer alimentos condimentados de qualquer tipo ao seu animal de estimação.

12. Canela e Noz-moscada

Essas especiarias são tóxicas para cães em grandes quantidades. A ingestão de canela pode levar a problemas respiratórios, vômitos e pressão arterial baixa. A noz-moscada tem os efeitos opostos de uma substância química chamada miristicina. Um pouco pode causar náuseas. No entanto, também pode levar a pressão alta, desorientação e alucinações. Os efeitos podem durar até 48 horas.

13. Assados

Produtos de panificação são potencialmente prejudiciais em parte por causa dos temperos que discutimos. Há também o teor de gordura e açúcar a considerar. Mesmo um único mini-donut tem cerca de 60 calorias. Isso é um pedaço grande na ingestão diária recomendada de 275 calorias para um cão de 10 libras. A obesidade é um problema de saúde sério e pode aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes do seu animal de estimação.

14. Balas e gomas contendo xilitol

O xilitol é um adoçante natural que você encontrará em muitos produtos. No entanto, é tóxico para cães em duas frentes. Primeiro, pode desencadear picos nas enzimas hepáticas do animal, que podem causar danos ou insuficiência hepática. Em segundo lugar, o xilitol leva a uma reação em cadeia com aumento da insulina e subsequente queda do açúcar no sangue. Um animal de estimação afetado ficará fraco, vomitará e poderá até ter convulsões. A intervenção veterinária é necessária.

15. nozes de macadâmia

A causa precisa da toxicidade das macadâmias é desconhecida. No entanto, os cães que ingerem essas nozes apresentam vômitos, tremores e fraqueza acentuada em 12 horas . Seu veterinário pode tratar seu cão com analgésicos e fluidos intravenosos em casos graves, mas a maioria dos cães se recupera em 48 horas.

16. salgadinhos

Sódio é o problema com esses alimentos. Os cães não precisam de muito sódio em suas dietas. Um adulto precisa apenas de 0,2 gramas por dia . Comer muita comida salgada pode levar à intoxicação por sal , especialmente se o animal não tiver acesso a água potável. Os sinais incluem desconforto gastrointestinal, vômitos e convulsões. Mesmo que os caninos tolerem o sal, recomendamos fortemente que você não dê esses petiscos ao seu animal de estimação.

17. Álcool

O consumo de álcool em qualquer forma pode induzir intoxicação por etanol, que pode afetar o sistema nervoso central. Os caninos são particularmente sensíveis a ele. A ingestão causa letargia, desconforto gastrointestinal e vômitos. Um animal afetado também pode ter dificuldade para respirar. Se não for tratada, pode levar a consequências mais graves e até à morte. Também é importante notar que o lúpulo na cerveja é igualmente perigoso para os cães.

18. Bebidas com cafeína

As bebidas que contêm cafeína incluem as mesmas metilxantinas que tornam o chocolate tóxico para animais de estimação . Esses produtos químicos podem causar vômitos e diarreia. A cafeína também pode afetar a função cardíaca. Os sinais geralmente começam dentro de 2 horas. Eles podem progredir rapidamente para efeitos mais graves, como perda de coordenação, convulsões e morte.

19. Lacticínios

Quando você come laticínios, seu corpo utiliza os estoques de uma enzima chamada lactase para quebrar os açúcares. É o mesmo com o seu cão. No entanto, os caninos, como as pessoas, produzem menos desse produto químico à medida que envelhecem. Muitos cães se tornam intolerantes à lactose, portanto, a ingestão de laticínios pode causar dor abdominal, vômito e diarreia.

20. Alimentos crus ou mal cozidos

Alimentos crus ou mal cozidos podem conter bactérias nocivas como  Salmonella , que podem causar doenças transmitidas por alimentos em cães e pessoas. Não é apenas uma questão de limpar depois de alimentar seu animal de estimação. Você deve desinfetar tudo o que usar para preparar esses alimentos. Portanto, a American Veterinary Medical Association  (AVMA) e a FDA  não recomendam dar esses alimentos ao seu animal de estimação.

21. Alimentos mofados (micotoxinas)

Os cães são conhecidos por serem indiscriminados quando se trata de comer. Se algo estiver por perto, é um jogo justo. Infelizmente, a ingestão de alimentos mofados pode expor seu animal de estimação a micotoxinas nocivas, levando à micotoxicose tremorgênica . Esta condição fúngica causa vômitos e tremores horas após a ingestão. Muitas vezes é difícil de tratar, com alguns animais de estimação tendo tremores durante toda a vida.

22. As plantas venenosas são provavelmente mais um problema para os gatos. No entanto, alguns contêm substâncias tóxicas chamadas oxalatos, como discutimos anteriormente. Plantas que também possuem esses produtos químicos incluem pothos, copos-de-leite, lírios da paz e filodendros. Recomendamos verificar a toxicidade de uma espécie para animais de estimação antes de trazê-los para sua casa ou jardim.

23. Medicamentos para resfriado com pseudoefedrina

Medicamentos representam problemas sérios com animais de estimação. Drogas contendo pseudoefedrina  são uma delas. Embora possam aliviar os sintomas de alergia, eles podem ser mortais para os cães. Afeta principalmente o sistema nervoso do animal, causando respiração ofegante, inquietação e tremores. Pode piorar se não for tratada. Infelizmente, não é preciso muito. Você deve entrar em contato com seu veterinário imediatamente se suspeitar de envenenamento.

24. Paracetamol

É difícil ver um cachorro sofrendo. No entanto, não pegue o acetaminofeno . A ingestão pode causar inchaço facial e nas patas. Pode progredir para metemoglobinemia, uma condição que prejudica a capacidade dos glóbulos vermelhos de fornecer oxigênio. Também pode levar a danos no fígado. Seu cão vai exigir cuidados imediatos. O tratamento é longo, principalmente se o órgão estiver impactado.

25. Ibuprofeno

O ibuprofeno  apresenta problemas semelhantes à nossa última entrada. Pode afetar o trato gastrointestinal, o sistema nervoso central e os rins. Os sinais iniciais incluem desconforto gastrointestinal e vômitos . Fraqueza e convulsões geralmente se seguem. Seu veterinário pode sugerir induzir seu filhote a vomitar com peróxido de hidrogênio se isso simplesmente acontecer. Caso contrário, é uma emergência médica que requer cuidados imediatos.

Conclusão

É fácil entender por que alguém gostaria de compartilhar algo saboroso com seu animal de estimação. Afinal, nossos cães são nossos melhores amigos. No entanto, não é sensato fazer disso um hábito. Muitos alimentos perfeitamente seguros podem ser prejudiciais ou mesmo venenosos para nossos animais de estimação . Simplesmente não vale o risco. Existem muitas maneiras mais seguras de se relacionar com seu cão que não envolveriam uma ida de emergência ao veterinário.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato