Azeite é bom para cães? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Azeite é bom para cães?

O azeite tem uma série de benefícios para a saúde dos seres humanos, e muitos deles também são aplicáveis ​​aos nossos amigos de quatro patas. 

Estes vão desde aumentar o sistema imunológico até melhorar a condição da pelagem e da pele. 

Embora seja sempre importante monitorar a ingestão calórica de seu animal de estimação, vale a pena adicionar azeite à dieta de seu animal de estimação com moderação.

Benefícios para a saúde do azeite de oliva para cães

Entre os muitos benefícios do azeite para cães (e humanos) está o fato de ser rico em fitonutrientes, vitamina E e ácidos graxos ômega-3. 

Pode ajudar a manter a pele de Fido hidratada, bem como promover uma pelagem brilhante. 

No entanto, isso não significa necessariamente uma boa ideia aplicar azeite diretamente no pelo do seu cão - é muito tentador para a maioria dos cães, pois eles só querem lambê-lo.

Aqui estão alguns outros benefícios de incorporar o azeite na dieta do seu cachorro.

Apetite melhorado

Se o seu cão tem recusado a ração ultimamente, um fio de azeite deve ser suficiente para mudar o sabor e a consistência da comida do dia a dia e pode ser tudo o que você precisa para estimular o apetite do seu filhote .

AVISO

Obviamente, se o seu cão estiver sem comida por mais de um dia ou tiver outros sintomas ou comportamento preocupantes, você deve sempre consultar o seu veterinário.

Prevenção de doença

Todos nós queremos manter nossos amados animais de estimação conosco o maior tempo possível, e oferecer a seu cão uma pequena quantidade de azeite regularmente pode realmente ajudar a fazer exatamente isso. 

Estudos sugerem que antioxidantes como a vitamina E podem ajudar a proteger as membranas celulares do seu cão contra danos causados ​​pelos radicais livres. 

Também pode prevenir a oxidação excessiva nas células, um processo que leva a danos nos tecidos, bem como doenças mais graves, como demência e doenças cardiovasculares .

O consumo de azeite também tem sido associado a níveis mais baixos de colesterol e à prevenção do declínio cognitivo.

Uma pequena dose de azeite pode ajudar a melhorar a circulação e a respiração do seu cão e até mesmo ajudar a prevenir problemas respiratórios como a asma. 

Como tal, as raças braquicefálicas (pense em bulldogs e Shih Tzus) podem se beneficiar de uma pequena quantidade de azeite em sua dieta regularmente.

Melhor Saúde Digestiva

Uma vez que atua como um laxante, pequenas quantidades de azeite também podem ajudar a estimular o sistema digestivo do seu animal de estimação se ele estiver sofrendo de prisão de ventre ou indigestão.

 Apenas certifique-se de introduzir com moderação e retirar o azeite se o seu cão desenvolver diarreia, vômito ou qualquer outro sintoma gastrointestinal.

Perigos potenciais do azeite de oliva para cães

Embora possa trazer benefícios para os cães, o azeite é muito rico em gordura. Isso significa que sempre há o risco de ganho de peso se o seu cão consumir muito regularmente.

Você deve ter certeza de não oferecer azeite de oliva ao seu animal de estimação se ele já tiver um problema de peso e, como sempre, consulte seu veterinário antes de adicionar óleo ou qualquer outro "alimento de gente" à dieta do seu cão.

Se o seu cão consome uma grande quantidade de azeite, talvez se uma garrafa for derramada no chão ou se você não adicioná-lo à dieta com moderação suficiente, você deve tomar cuidado para não causar dores de estômago e possivelmente diarreia. 

O consumo de muitos alimentos gordurosos também pode levar a uma condição potencialmente grave chamada pancreatite .

Como Oferecer Azeite ao Seu Cachorro

A moderação é a chave, e qualquer adição de azeite deve ser introduzida gradualmente e em quantidades muito pequenas (uma ou duas colheres de chá no máximo) diariamente.

A melhor e mais fácil maneira de incorporar o azeite na dieta do seu cão é adicionar cerca de uma colher de chá (o que é apropriado para um cão de tamanho médio de 30 a 40 libras) a uma refeição.

O azeite pode ser oferecido semanalmente ou, com a aprovação do seu veterinário, até mesmo todos os dias. 

Uma raça maior deve ser capaz de tolerar até uma porção do tamanho de uma colher de sopa diariamente. 

É melhor começar com uma quantidade menor para garantir que seu cão não tenha uma reação ruim e permitir que seu sistema se acostume com esse novo ingrediente.

Ao escolher um azeite para o seu cão, geralmente é uma boa ideia optar pelo azeite extra virgem, pois tem menor acidez.

O azeite também pode ser trocado por óleo de peixe ou óleo de coco , que também pode oferecer uma série de benefícios à saúde do seu cão.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato