Cachorro com diarreia: o que dar, tratamento, causas, remédios caseiros - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cachorro com diarreia: o que dar, tratamento, causas, remédios caseiros

 Não é um assunto que ninguém goste de discutir, mas se você tem um cachorro, é provável que já tenha limpado uma bagunça malcheirosa de diarreia canina (ou, não muito educadamente, “corridas” de cachorros) mais vezes do que você. d cuidado para pensar. 

A diarreia é uma condição comum em cães e varia em frequência, duração e intensidade de cão para cão.

Você pode não ser capaz de prevenir totalmente a diarréia do seu cão, mas saber por que os cães têm diarreia pode ajudar a limitar o número de vezes que seu cão tem um episódio desagradável de "correr" e reduzir a duração da diarreia canina quando ela acontece. 

Felizmente, existem tratamentos com remédios para diarreia canina e suplementos antidiarreicos para cães aos quais você pode recorrer para ajudá-lo a parar.

Como funciona o sistema digestivo de um cachorro

Existem várias diferenças entre a maneira como os cães e as pessoas digerem os alimentos. Em primeiro lugar, o formato da mandíbula e as enzimas salivares começarão a quebrar os componentes dos alimentos enquanto ainda estão na boca. 

Os cães, por outro lado, têm bocas e mandíbulas feitas para rasgar, esmagar e literalmente devorar a comida. As enzimas salivares de um cachorro são projetadas principalmente para matar bactérias, e é por isso que eles podem tolerar coisas em suas bocas (comida ou não) que enviariam seus companheiros humanos para o hospital (e quase definitivamente causariam diarreia a uma pessoa).

A comida desce rapidamente pelo esôfago do cão e entra no estômago em pedaços, onde ocorre a maior parte da digestão. Os ácidos do estômago de um cachorro são cerca de três vezes mais fortes do que os das pessoas, então eles podem digerir alimentos que estão praticamente intactos. 

Em circunstâncias normais, o tempo que leva para a comida sair da boca de um cachorro e passar pelos intestinos delgado e grosso deve ser inferior a 10 horas, com o resultado final sendo um cocô firme e bem formado.

Principais causas de diarreia em cachorro

Muitas coisas podem atrapalhar esse sistema digestivo canino bem equilibrado, fazendo com que os cães tenham diarreia ou, com menos frequência, constipação. 

Algumas causas, como comer muita grama , não são nada graves. (Alguns cães realmente gostam de pastar na grama.) 

Outras causas podem ser problemas fatais, como um objeto indigerível (como uma pedra) alojado no estômago ou uma doença como o câncer.

Em caso de dúvida, consulte sempre o seu veterinário. Existem muitas razões pelas quais um cão pode desenvolver fezes moles, mas na maioria das vezes, a diarreia canina é causada por:

Indiscrição alimentar: comer muita comida, comer lixo ou comer comida estragada. Na verdade, existe um nome para isso nos círculos veterinários - "toxicose do lixo" ou "intestino do lixo".
Mudança na dieta: pode levar alguns dias para o sistema digestivo de um cão se adaptar à digestão de novas proteínas. É por isso que muitos fabricantes de ração recomendam que você vá devagar ao mudar de uma marca de ração para outra.

  • Intolerância alimentar
  • Alergias
  • Parasitas : a maioria deles causará doenças em filhotes ou em adultos com sistema imunológico fraco:
Lombrigas
Ancilostomídeos
Coccidia
giárdia
  • Substâncias ou plantas venenosas
  • Engolir um corpo estranho indigerível , como um brinquedo ou meias
  • Infecções com vírus comuns, como:
parvovirose
Cinomose
coronavírus canino
  • Infecções bacterianas , como salmonela
  • Doenças , como doença renal e hepática, colite, doença inflamatória intestinal e câncer
  • Antibióticos e outros medicamentos
  • Estresse ou perturbação emocional

O que o cocô diz sobre a saúde do seu cachorro

A consistência e a cor da diarreia em cachorro revela muito sobre a causa da diarreia e o que está acontecendo no intestino do seu cão. Anote cuidadosamente a cor, a consistência e qualquer outra coisa que possa ajudá-lo a descrever os sintomas do seu cão a um veterinário. 

Em muitos casos, a diarreia canina desaparece após alguns dias de tratamento em casa, mas é uma boa ideia ligar para o seu veterinário se continuar por mais tempo, ou se você não tiver nenhuma pista de uma razão inócua para o seu cachorro ter diarreia (não lata de lixo derrubada, não beber de uma poça, etc.)

Este infográfico da Purina dá a você uma ideia de como é um cocô de cachorro “perfeito”, que é marrom chocolate, em forma de tora, compacto e fácil de colher. Especialistas dizem que deve parecer massa de biscoito ou massinha de modelar quando pressionado. 

Grandes volumes de cocô, consistência aquosa ou de pudim, sinais de muco gelatinoso ou estrias de sangue não são normais.

A cor também pode indicar muito sobre o que está acontecendo dentro do intestino do seu cão. Cocô de cachorro marrom chocolate é normal, enquanto cores de cocô de cachorro como laranja, verde ou cinza podem significar problemas com órgãos como fígado, vesícula biliar ou pâncreas. As fezes negras em cães são muito graves e podem indicar sangramento interno. 

Se você vir cocô de alcatrão preto ou sangue vermelho vivo no cocô de seu cachorro, entre em contato com seu veterinário o mais rápido possível. Purina também forneceu uma referência útil - uma roda de cores de cocô de cachorro.

Conhecer a cor, a forma e a consistência normais do cocô do seu cão ajudará você e seu veterinário a descobrir o que há de errado quando seu cão fica com diarreia. Esses fatores ajudarão seu veterinário a determinar a origem do problema ao longo do trato digestivo do cão.

Outras maneiras de decifrar cocô de cachorro

Mas não termina aí. Outras coisas estranhas comuns a serem observadas sobre o cocô do seu cachorro, além da cor, e o que cada uma pode estar lhe dizendo sobre o motivo pelo qual seu cachorro tem corrimentos:

Frequência:

Pequenas quantidades de cocô com esforço, várias vezes em uma hora, podem ser um sinal de inflamação do intestino grosso do seu cão.

Três ou quatro fezes de cachorro com grande volume sugerem distúrbio do intestino delgado.

Objetos sólidos de formas ou cores estranhas podem dizer no que seu cão se meteu. 

Várias pequenas formas de arroz branco, por exemplo, podem significar uma infestação de tênia . Grama, madeira ou barbante podem indicar que seu cachorro comeu algo que não conseguiu digerir.

Consistência das fezes

Purina Pro Plan Veterinary Diets desenvolveu este gráfico bem ilustrado que mostra como os veterinários pontuam a consistência fecal canina em uma escala de um a sete.

Por mais nojento que pareça olhar para o cocô do seu cachorro enquanto você limpa o quintal ou o recolhe em sua caminhada noturna, é importante que você examine o cocô do seu cachorro regularmente como um medidor de como é o cocô normal. 

Dessa forma, quando você notar algo estranho ou se seu cão estiver com diarreia, você poderá fornecer ao veterinário o máximo de detalhes possível. (Confie em nós, eles já ouviram de tudo e mais alguns.) Armado com esse conhecimento do que é normal e anormal para o cocô do seu cão, o veterinário poderá lhe dizer se deve agendar e fazer um exame ou se você pode tratar a diarreia do seu cão. em casa.

Remédios caseiros para diarreia em cachorro

Muitos casos de diarreia em cachorro são leves e, com o conselho do seu veterinário, podem ser tratados em casa sem uma ida ao consultório veterinário. A diarreia do seu cão pode responder a um regime de tratamentos muito básicos, incluindo:

Tratamentos de diarreia para cães vendidos sem receita

É bom ter um tratamento sem receita para diarreia canina e pode ser encomendado on-line para entrega rápida para aquelas crises ocasionais de fezes moles ou diarreia que todo cão pode experimentar.

Jejuar seu cão para aliviar a diarreia

Reter o alimento de seu cão por 12 a 24 horas e fornecer frequentemente água fresca e limpa em pequenas quantidades pode ajudar a eliminar a causa do distúrbio digestivo e permitir que o trato gastrointestinal de seu cão se estabilize. 

Geralmente é a primeira linha de ataque para diarréia. Antes de decidir jejuar seu cão por diarréia, certifique-se de que seu cão esteja saudável o suficiente para lidar com isso - chame seu veterinário se não tiver certeza. Filhotes e cães idosos, por exemplo, não são candidatos ao jejum. 

Além disso, um jejum pode não ser apropriado para cães pequenos que não têm as reservas físicas de seus primos maiores. Consulte sempre o seu veterinário se tiver alguma dúvida se o jejum é adequado para o seu cão.

A diarreia em cães pode levar à desidratação, portanto, certifique-se de dar ao seu cão acesso a água limpa e fresca o tempo todo. Você também pode oferecer Pedialyte diluído e sem sabor para ajudar a manter o equilíbrio eletrolítico, mas somente sob orientação de um veterinário.

Remédios caseiros para diarreia canina

Depois de deixar seu cão jejuar para aliviar a diarréia, alimentos simples geralmente são introduzidos lentamente na dieta de seu cão. Muitos donos de cães começam com alimentos que atuam como aglutinantes, o que pode ajudar a normalizar a consistência das fezes. Alguns métodos testados e comprovados incluem:

Água de arroz : 

Ferva o arroz branco de alta qualidade em bastante água, coe os grãos e dê ao seu cão o caldo branco cremoso e amiláceo que sobrou. Um pouco de caldo de galinha sem sal ou uma colher de papinha de carne pode torná-lo mais saboroso.

Arroz branco simples e cozido

Abóbora : Purê de abóbora 100% enlatado que você já tem na prateleira, pó de abóbora seguro para animais de estimação ou uma abóbora enlatada específica para animais de estimação para cães  tem a estranha distinção de ser eficaz tanto para diarréia quanto para constipação . 

Se você comprar abóbora enlatada em uma mercearia, certifique-se de ler o rótulo para ter certeza de que é 100% abóbora e não “recheio de torta de abóbora”, que inclui açúcar e outros ingredientes além da abóbora.

Iogurte natural

Probióticos para promover bactérias vivas que auxiliam na digestão (estas também são encontradas no iogurte)

Batatas cozidas sem pele

Queijo cottage simples, com baixo teor de sódio e baixo teor de gordura

Fontes de proteína simples, como ovo (cozido sem manteiga ou óleo) ou frango (sem pele)

Ervas , como erva-doce, podem ter propriedades calmantes

Alimentos especialmente formulados para cães : alguns fabricantes oferecem alimentos para cães com estômago sensível que podem aliviar problemas estomacais. Pode ser necessário obter ração para cães com receita de digestão sensível com uma receita do seu veterinário.

Medicamentos para diarreia em cachorro também podem ser uma opção, mas podem exigir receita médica e sempre devem ser administrados sob orientação do veterinário.

Os métodos que funcionam para a diarreia de um cão podem não ajudar outro cão, então você pode precisar fazer um pouco de experimentação para encontrar a fórmula certa quando seu cão começar a correr. Também pode ser útil anotar o que funciona para parar a diarreia do seu cão e o que não funciona, para que você saiba o que fazer se o seu cão tiver diarreia novamente.

Depois de encontrar uma dieta de recuperação que concorde com a digestão do seu cão e não cause uma recaída de diarréia, você pode aumentar lentamente as porções ao longo de um período de dias e, em seguida, começar a adicionar pequenas quantidades de comida regular do seu cão até que o cocô do seu cão esteja de volta ao normal.

Quando a diarreia canina significa uma visita ao veterinário

O momento certo para entrar em contato com um veterinário para diarreia canina depende muito do que é normal para os hábitos de cocô do seu cão. Infelizmente, alguns cães são mais propensos a distúrbios digestivos do que outros, por isso ajuda estar atento ao que é e o que não é incomum para o seu cão.

Existem algumas diretrizes para ajudá-lo a saber que você deve pelo menos entrar em contato com seu veterinário:

  • Outros sintomas físicos, como letargia, febre, vômitos, gengivas secas, pegajosas ou pálidas ou fraqueza
  • Diarréia que não para apesar dos remédios caseiros que funcionaram no passado
  • Desidratação
  • Longa duração Alguns dizem que alguns dias, outros dão mais tempo - novamente, ajuda saber o que é normal para o seu cão
  • Uso de medicamentos (um cachorro tomando antibióticos, por exemplo)
  • Condições existentes, como idade avançada, diabetes, Cushing , câncer ou qualquer problema médico

Quando as coisas simplesmente não parecem certas com seu cachorro Você conhece seu cachorro e só você conhece os sinais sutis de que algo está errado. Confie no seu intestino! Ligue para o seu veterinário e explique o que você está vendo.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato