Cachorro pode comer quinoa? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cachorro pode comer quinoa?

A quinoa é uma semente sem glúten que oferece uma alternativa ideal aos grãos - e também é uma fonte de nutrientes para os seres humanos. 

Da proteína ao cálcio, a semente comestível é carregada com vitaminas, aminoácidos essenciais e minerais que suportam tudo, desde uma melhor digestão até uma pelagem mais saudável.

Mas só porque um alimento é saudável para os humanos nem sempre significa que é adequado para cães. A boa notícia é que, quando se trata de quinoa, na verdade é seguro dar um pouco para o seu filhote - na verdade, é um ingrediente comum em alguns alimentos para cães de alta qualidade, pois é uma alternativa mais saudável ao milho, trigo ou outros amidos que são frequentemente incluídos na ração.

Os benefícios da quinoa para cães

Quinoa é de longe uma das sementes mais saudáveis ​​disponíveis para consumo humano; originou-se na América do Sul e é consumido há mais de 4.000 anos. 

Hoje tornou-se um dos superalimentos mais populares, e esses benefícios nutricionais vão além dos humanos – a quinoa oferece uma série de benefícios para a saúde de nossos cães.

A lista de nutrientes contidos na quinoa é aparentemente interminável, mas inclui carboidratos complexos e aminoácidos essenciais, fibras, vitamina E, ferro, cálcio, fósforo, zinco, cobre, manganês, tiamina, magnésio e potássio, entre outros. 

Esses nutrientes têm sido associados a tudo, desde aumentar a energia do seu cão e aguçar sua função cerebral até melhorar o metabolismo e regular o açúcar no sangue, e quando se trata de sua aparência, as vitaminas da quinoa podem ajudar a manter o pelo, os dentes e as unhas do seu cão brilhantes e saudável. 

A quinoa é um tratamento ainda melhor para raças ativas, pois seus nutrientes podem ajudar na construção e reparação muscular, promovendo ossos fortes e saudáveis.

Potenciais preocupações com a saúde

Existe um tipo de produto químico chamado saponina que é encontrado naturalmente na quinoa e que pode ser prejudicial aos cães.

 A planta de quinoa produz saponina na tentativa de se proteger dos insetos e é considerada potencialmente irritante para os intestinos de humanos e caninos. 

Embora não seja uma grande preocupação, já que a quantidade de saponina que normalmente seria encontrada na quinoa provavelmente não é suficiente para causar problemas de saúde, é possível que o sistema digestivo de um cão seja mais sensível a ela - no entanto, lavar bem a quinoa antes de cozinhar deve remover quaisquer vestígios de saponina.

Outra consideração é que os animais normalmente não têm sistemas digestivos que processam facilmente alimentos semelhantes a plantas. 

Alguns cães não toleram oxalatos, um composto orgânico encontrado em muitas plantas, pois geralmente são insolúveis e podem causar inflamação.

Isso significa que você deve ter um cuidado especial ao oferecer quinoa a um animal de estimação que já sofre de artrite. 

Embora seja tecnicamente a semente de uma planta, as reações de comer plantas podem incluir salivação, dor oral e inchaço, falta de apetite ou patadas na boca, portanto, notifique seu veterinário imediatamente se seu cão apresentar algum desses sintomas após consumir quinoa. (e, claro, pare de oferecê-lo ao seu cão).

No que diz respeito a compartilhar quinoa com seu amigo de quatro patas, certifique-se de fazer seu próprio lote sem temperos ou outros aditivos - pode não ter um gosto tão bom para você, mas há uma boa chance de seu cão devorá-lo. 

A maioria das preparações de quinoa exige ingredientes como sal, cebola e alho (provavelmente para mascarar seu sabor um tanto amargo), e todos são potencialmente tóxicos para cães. Além disso, certifique-se de oferecer apenas quinoa cozida, pois é mais fácil para os cães digerirem.

Como Servir Quinoa ao Seu Cachorro

Como acontece com qualquer alimento "humano", você deve consultar seu veterinário antes de oferecer quinoa ao seu cão. 

Se o seu cão nunca comeu a semente antes, você deve começar oferecendo apenas uma pequena quantidade - pode ser saudável tanto para humanos quanto para cães, mas isso não significa que todos os cães serão capazes de digeri-la. 

Uma colher de chá (ou um pouco mais para raças maiores) é um bom lugar para começar. Pode ser misturado à comida, servido diretamente em uma colher ou até mesmo assado em uma guloseima caseira para cães.

AVISO

Depois de alimentar o seu animal de estimação com quinoa, fique atento a sinais de desconforto estomacal, como vômitos, constipação ou diarreia. Se algum desses sintomas ocorrer, alerte seu veterinário.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato