Ouvir o soluço do seu cachorro pela primeira vez pode ser um dos sons mais adoráveis. Esse pequeno guincho agudo soa como nossos soluços e nos lembra de como podemos ser parecidos com nossos animais de estimação.
No entanto, pode haver momentos em que esses soluços o preocupem, como nos casos em que eles não desaparecem rapidamente ou quando seu cão parece angustiado.
Aprenda sobre o que causa soluços em filhotes, quando entrar em contato com seu veterinário e o que você pode fazer para manter seu filhote seguro.
Por que os cães têm soluços?

Os soluços são causados por uma contração dos músculos usados na respiração, especificamente o diafragma e os músculos intercostais, que ficam entre as costelas.
Quando esses músculos se contraem repentinamente, o ar é puxado para os pulmões e as cordas vocais se fecham, causando o som que chamamos de soluço .
Soluços podem ocorrer por vários motivos. Os motivos mais comuns são espontâneos e geralmente se resolvem rapidamente por conta própria.
Outras causas prováveis incluem coisas que expandem o estômago, como uma grande refeição ou um grande gole de água, bem como irritação do esôfago e/ou do estômago, como visto em certas doenças como o refluxo esofágico .
Causas mais incomuns incluiriam qualquer outra coisa que distenda a barriga, incluindo gravidez, um tumor, um órgão aumentado ou até mesmo excesso de gás.
Condições que irritam ou danificam as regiões do cérebro e/ou nervos responsáveis pelas contrações do diafragma e outros músculos relacionados também podem causar soluços.
Exemplos disso seriam uma lesão ou tumor no tronco cerebral, lesões na medula espinhal na região do pescoço e/ou danos aos nervos que estimulam o diafragma e os músculos intercostais.
Uma última causa incomum seria a encefalite por vírus da cinomose , que pode causar mioclonia, ou esses tipos de contrações musculares espontâneas.
A cinomose é um dos vírus contra os quais os cães são comumente vacinados em sua série principal de vacinas .
Tratamento para soluços
A maioria de nós provavelmente já ouviu alguns remédios engraçados para soluços ao longo dos anos, no entanto, eles não são comprovados e provavelmente não são eficazes.
A boa notícia é que, na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário porque os soluços tendem a se resolver rapidamente e não são motivo de preocupação.
Algumas razões para consultar o seu veterinário sobre os soluços do seu cão incluem:
- Seu cão tem soluços que duram mais de 24 horas seguidas
- Seu cão está tendo episódios recorrentes de soluços
- Seu cão parece aflito, ou
- Seu cão parece doente de outra forma, como vômitos , diarreia, não comer, agir letárgico , ter atividade semelhante a convulsões e/ou ter outros espasmos musculares visíveis.
Estes seriam sinais de algumas das condições mencionadas acima e devem ser avaliados e tratados por um veterinário.
O tratamento irá variar dependendo das descobertas e do diagnóstico do seu veterinário. Como os soluços podem ser um sintoma de outro problema subjacente, o tratamento visa resolver o problema principal.
Testes de diagnóstico adicionais, como radiografia de tórax, ultrassom abdominal e/ou exames de sangue, podem fazer parte do exame recomendado pelo veterinário.
Se a suspeita for de que os soluços estão sendo causados por irritação do esôfago e/ou estômago, pode-se prescrever medicamentos para ajudar a resolver isso.
Se a medicação não for bem-sucedida, a endoscopia pode ser recomendada para examinar mais de perto as paredes do esôfago e do estômago. A avaliação por um neurologista veterinário também pode ser considerada.
Outras condições também podem ser tratadas com medicamentos e, em casos mais incomuns, pode ser necessária cirurgia.
Como evitar soluços em cães
Como os soluços podem ser uma ocorrência normal em muitos casos, geralmente não há nada que precise ser feito para evitá-los. Para cães que parecem ter soluços com frequência, especialmente depois de comer ou beber, pode ser uma boa ideia usar algumas técnicas para retardá-los .
Existem tigelas especiais e dispensadores de guloseimas que fazem seu cão trabalhar um pouco mais pela comida e isso os impede de engolir toda a comida muito rapidamente.
A água pode ser oferecida em quantidades menores ou com dispensador automático para evitar que seu cão beba muito rápido.
Algumas das causas mais incomuns de soluços também são muito difíceis de prevenir, pois são causadas por doenças espontâneas.
Como sempre, é importante garantir que as vacinas do seu cão estejam em dia para prevenir doenças graves, como a encefalite por cinomose.
Em raças que podem estar em risco de lesões no pescoço e nas costas , como beagle , dachshund , shih tzu , pequinês , yorkie e chihuahua , certifique-se de tomar precauções para evitar lesões.
Isso inclui usar um arnês em vez de uma guia de pescoço para evitar puxões no pescoço e treiná-los para não pular para cima e para baixo da mobília para evitar aterrissagens de alto impacto.
Felizmente para a maioria dos filhotes, os soluços são apenas um incômodo passageiro e tendem a desaparecer rapidamente, então certifique-se de gravar um vídeo rápido desses pequenos guinchos antes que desapareçam para sempre.
Referencia: