Existe mais pernas ou olhos no mundo? Aqui está a resposta - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Existe mais pernas ou olhos no mundo? Aqui está a resposta

De vez em quando, uma pergunta realmente estranha surge e você não pode deixar de ficar obcecado com isso. Lembra daquele debate sobre portas x rodas? O mundo inteiro ficou um pouco maluco tentando descobrir qual era mais. 

Bem, agora temos outro coçar a cabeça em nossas mãos, e desta vez é tudo sobre olhos e pernas. Considere cada coisa viva neste planeta. Agora, qual você acha que tem mais — olhos ou pernas? Aguente firme enquanto abordamos essa questão de uma vez por todas.

Os insetos precisam de várias pernas para se mover, saborear, ouvir, limpar, agarrar e construir.

As borboletas provam com os pés, ajudando-as a encontrar as plantas certas para colocar os ovos.

Chitons têm centenas de olhos feitos de aragonita, cada um com uma lente e retina. e água-viva caixa (24 olhos).

Alguns animais, como iguanas e tuataras, possuem um terceiro olho com funções especiais.

Vários olhos oferecem um campo de visão mais amplo para detectar predadores e presas.

Existem mais olhos ou pernas no mundo?

Ninguém pode dizer com 100% de certeza se há mais pernas do que olhos no mundo. Existem aproximadamente 8,7 milhões de espécies na Terra. 

Cerca de 1,2 milhão dessas espécies foram identificadas como insetos, muitos dos quais têm pelo menos seis patas. Quanto aos olhos, muitos animais quebram a regra dos “dois olhos”, como quítons com centenas de olhos e águas-vivas com 24 olhos.

pernas

Contar o número de pernas no mundo é mais complicado do que a maioria das pessoas imagina. Não é tão simples quanto contar as pernas dos seres vivos ou saber quantos insetos existem . Por que? 

Porque nosso mundo é complexo demais para que a matemática simples nos forneça todas as respostas. As coisas estão sempre mudando e nem sempre são como parecem ser. 

Veja os insetos, por exemplo. Um inseto que um dia tem seis pernas pode crescer e ter centenas.

Alguns insetos, como gafanhotos, seriam fáceis de contar. Eles experimentam metamorfose incompleta. Quando eclodem, têm seis patas e parecem pequenas versões de adultos. 

Eles mantêm as mesmas 6 patas ao longo de suas vidas. Mas outros insetos, como centopéias, são mais complicados. Eles trocam seu exoesqueleto, acrescentando mais pernas a seus corpos à medida que crescem.

Olhos

Nem todas as aranhas veem o mundo da mesma maneira. Apesar de terem muitos olhos, muitas aranhas têm visão ruim. Para sobreviver, eles confiam mais no sentido do tato, o que lhes permite captar as vibrações. A qualidade da visão é apenas uma das diferenças entre as aranhas. 

Outras coisas que variam incluem o posicionamento dos olhos e a contagem dos olhos. Algumas aranhas têm até 12 olhos e outras não têm olhos.

Que aranhas podem ver bem? O lobo, a flor e as aranhas saltadoras têm excelente visão para caçar e reconhecer parceiros. As aranhas saltadoras têm quatro pares de olhos, sendo que o maior par fornece visão de alta resolução para a caça. 

Essas aranhas acrobáticas podem ver um espectro mais amplo de cores, incluindo luz ultravioleta, o que lhes dá uma vantagem na detecção de detalhes. 

Por fim, a aranha zebra preta, a menor criatura da Terra , é outra espécie com grande visão. Seus olhos são incrivelmente grandes em comparação com seus corpos minúsculos, então eles têm uma excelente visão binocular.

Seres vivos com 6 ou mais pernas

O número de patas que um inseto ou animal tem está diretamente relacionado ao seu ambiente. Por exemplo, a maioria dos insetos tem pelo menos 6 pernas para ajudá-los a manter o equilíbrio em todos os tipos de terreno.

Aqui estão alguns exemplos de criaturas vivas com pernas múltiplas:

  • Artémaria: Até 11 pares de pernas (total pode variar)
  • Centopéias: até 380 pernas
  • Velvet Worm: Cerca de 30 pares de pernas curtas
  • Milípedes: 300-700 pernas
  • Silverfish: 6 pernas
  • Aranhas: 8 patas
  • Pillbug (Roly-Poly): 14 pernas
  • Lagarta : 16 patas
  • Woodlice: 14 pernas
  • Lagosta : 8 patas ambulantes, 2 garras

Quando os bebês milípedes eclodem dos ovos, às vezes eles não têm pernas ou têm apenas quatro pares de pernas. 

À medida que crescem, eles acrescentam mais segmentos corporais e pernas ao longo da vida. Tomemos, por exemplo, a milípede branca de 1 polegada de comprimento no norte da Califórnia, também conhecida como “milípede de duas listras”. Eles crescem e têm até 750 pernas, e as fêmeas têm mais pernas que os machos.

Ter 700 pernas é bastante impressionante, mas esse número é pequeno comparado a uma nova descoberta. 

Um milípede recentemente descoberto tem 1.306 pernas, o que o torna o primeiro milípede verdadeiro. O nome milípede é derivado das palavras latinas “mille”, que significa mil, e “pes”, que significa pé. No entanto, apesar do nome, não houve nenhum registro de milípedes com 1.000 patas – até agora.

Por que os insetos precisam de tantas pernas

Os insetos têm mais de duas pernas para ajudá-los a realizar tarefas difíceis e navegar em diversos terrenos. 

Mas seus membros servem para mais do que mover coisas ou correr. Suas muitas pernas servem a muitos propósitos intrigantes. Alguns dos quais você provavelmente nunca pensou antes, como ajudá-los a ouvir.

Aqui estão algumas das maneiras incríveis pelas quais os insetos usam as pernas:

Coleta de Pólen: As abelhas fêmeas coletam pólen com patas traseiras especialmente adaptadas para transportá-lo de volta ao ninho.

Degustação: Alguns insetos, como borboletas e abelhas, possuem papilas gustativas nas patas dianteiras.

Audição: Certos insetos captam vibrações sonoras através de órgãos subgenuais em suas pernas.

Grooming e limpeza: Grooming é crucial para insetos. Por isso muitos, como as formigas , possuem adaptações nos pés para limpeza das antenas.

Agarrar: As abelhas usam as pernas para agarrar as anteras das flores para liberar pólen e defender as colônias de pragas.

Construção: As pernas dos insetos podem ajudar na construção de ninhos, na aplicação de forros ou na construção de cera.

Coleta: Algumas espécies de abelhas, como as abelhas cardadoras de lã, usam suas pernas para coletar materiais para nidificação.

Como muitos insetos, as abelhas têm seis patas . Eles usam essas pernas todos os dias para se manterem ocupados e limpos. Suas pernas são divididas em três pares; patas dianteiras, patas médias e patas traseiras. 

Cada par de pernas tem adaptações especiais para servir a um propósito específico. As patas traseiras ajudam as abelhas fêmeas a coletar e transportar o pólen. As pernas do meio são perfeitas para correr. E as patas dianteiras são antenas de noivo ou agarram coisas.

Animais com mais de 2 olhos

Por mais que dependamos de nossos olhos todos os dias, os animais dependem ainda mais de nossos olhos. Olhos extras geralmente ajudam os animais a regular a temperatura interna e a navegar usando o sol.

Aqui estão alguns dos animais que precisam de mais de dois olhos para sobreviver:

  • Borboleta monarca : até 12.000 olhos
  • Aranha: geralmente 8, mas pode ter até 12 olhos
  • Caranguejo-ferradura : 10 olhos
  • Praying Mantis: 5 olhos
  • Chiton: Até 1000 olhos
  • Abelha: 5 olhos
  • Estrela do mar : varia, normalmente 5, mas mais em algumas espécies
  • Escorpião : 12 olhos
  • Box Jellyfish: 24 olhos
  • Vieira: Até 200 olhos
  • Amêijoa Gigante: 700 olhos

E o peixe de quatro olhos? Anableps, também conhecido como peixe de quatro olhos, é uma espécie de peixe encontrada em águas doces e salobras no norte da América do Sul e em Trinidad. No entanto, apesar do nome, este peixe tem apenas dois olhos. 

Os olhos parecem quatro por causa de uma faixa horizontal de tecido que divide cada olho em dois lobos. Cada lóbulo do olho tem sua pupila e visão separada, então eles podem ver dentro e fora da água ao mesmo tempo.

Maneiras fascinantes de como os animais usam seus múltiplos olhos

Como os animais usam seus olhos múltiplos? De todas as formas. Alguns animais usam os olhos para detectar a luz, enquanto outros se concentram no movimento. 

E alguns podem ver coisas impossíveis de serem detectadas por nossos olhos. Por exemplo, as borboletas têm quatro partes especiais para ver cores, permitindo que vejam cores invisíveis para nós, como o ultravioleta. Eles usam seus muitos olhos para observar o sol, navegar e encontrar flores.

Chitons têm centenas de olhos

Há uma criatura marinha com olhos feitos de rochas, chama-se chiton e tem mais ou menos o tamanho de uma tortilla chip. Eles são principalmente opacos, mas seus olhos são transparentes. 

Eles podem ter centenas de pequenos olhos chamados ocelos em suas conchas. O número exato muda dependendo da espécie e da vida do quíton.

A aragonita é o mineral que compõe a concha e os olhos ou ocelos. Cada um desses ocelos contém uma camada de pigmento, uma retina e uma lente, permitindo que eles detectem luz e movimento em seu ambiente. 

Seus olhos também são especialmente adaptados para sobreviver tanto debaixo d'água quanto no ar, o que é perfeito para seus pontos de encontro favoritos. 

A maioria dos chitons prefere a zona intertidal rochosa, onde o mar encontra a terra. Este tatu marinho vive uma vida sedentária, passando o dia comendo algas e esponjas.

Iguanas e seu terceiro olho

As iguanas têm um terceiro olho. Seu terceiro olho, também chamado de olho parietal, parece uma escama pálida. Ele pode sentir movimento e luz, ajudando-os a detectar predadores rapidamente. 

Outro réptil, o tuatara, tem um terceiro olho que eles usam para regular a temperatura do corpo. Enquanto os dragões de komodo usam seu terceiro olho para contar o tempo. 

Seu olho parietal sente mudanças de luz e temperatura, então eles sempre sabem se é manhã, tarde ou noite. Havia também um antigo lagarto monitor que agora está extinto, acredita-se que tinha um quarto olho semelhante.

Olhos do tamanho de um prato de jantar

Finalmente, as lulas colossais pertencem à lista de configurações oculares intrigantes por causa do tamanho de seus olhos. 

Esta criatura do mar tem apenas dois olhos, mas é tudo o que eles precisam. Os olhos de uma lula colossal são tão grandes quanto pratos de jantar, medindo mais de 10 polegadas de diâmetro. Eles são os maiores olhos entre as criaturas vivas

Vendo o Mundo: Humanos vs. Animais

Humano vs. gato ; quem tem a melhor visão? Depende do tempo. Durante a noite, os gatos se destacam com visão noturna superior. Mas à medida que a luz do dia avança, nossos olhos se adaptam melhor a ambientes com muita luz. Parte disso tem a ver com a maneira como nossos olhos são projetados.

A visão humana envolve a córnea, a pupila, a íris, o cristalino, a retina e os fotorreceptores, que convertem a luz em sinais elétricos enviados ao cérebro. Muitos animais têm configurações diferentes. Por exemplo, os humanos veem cores usando três cones de detecção de cores. 

A percepção das cores dos animais, funciona de forma semelhante, porém, nem sempre possuem três cones. Essa pequena diferença muda a maneira como eles veem as coisas em grande escala. Por exemplo, os cães, com apenas dois tipos de cone, têm uma percepção de cores limitada.

Muitos animais podem ver de maneiras que só podemos sonhar. Animais noturnos, como lagartixas, têm visão noturna superior, enquanto moluscos gigantes possuem múltiplos olhos pinhole sensíveis ao menor movimento. E algumas criaturas, como as libélulas, têm milhares de lentes em seus olhos compostos, garantindo visão ampla.

Já desejou poder mudar a cor dos seus olhos? A rena do Ártico pode. A cor dos olhos muda para ajudá-los a sobreviver a diferentes iluminações ao longo do ano. 

Durante o verão, a parte de trás do olho de uma rena tem uma camada de ouro brilhante misturada com turquesa. Mas no inverno, essa camada de olho brilhante torna-se um azul escuro. Eles são o único mamífero que conhecemos que adapta sazonalmente sua visão.

Pernas vs. Olhos

O que você acha? Existem mais pernas ou olhos no mundo? O debate em curso nos deixa um pouco confusos.

Existem muitas espécies desconhecidas por aí. Sem saber o número exato de todos os seres vivos do mundo, é impossível responder com certeza. E mesmo ter um número não resolveria o quebra-cabeça. Você também teria que saber em que fase da vida tudo estava, além de apenas viver ou morrer.

Tudo está sempre mudando. Certos animais mudam à medida que amadurecem. Alguns insetos, como gafanhotos, têm as mesmas seis patas durante toda a vida. Outros, como centopéias, crescem mais pernas à medida que crescem.

Quanto mais procuramos uma resposta para a questão pernas versus olhos, mais confusas as coisas ficam. 

Uma coisa que podemos dizer com certeza é que as pernas e os olhos desse mundo são incríveis. De humanos bípedes a insetos de mil pernas, nosso mundo está cheio de membros bem desenhados e olhos para vê-los.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato