Manchas de lágrimas no shih tzu: causas, como removê-las e medidas preventivas - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Manchas de lágrimas no shih tzu: causas, como removê-las e medidas preventivas

 Manchas de lágrimas de cachorro: causas, como removê-las e medidas preventivas. Se o seu shih tzu costuma ter manchas marrom-avermelhadas feias sob os olhos, provavelmente você está se perguntando o que pode fazer para se livrar dessas manchas (tecnicamente chamadas de manchas lacrimais).

 Felizmente, você tem várias soluções caseiras, mas remover manchas lacrimais em  shih tzu e impedir que elas voltem pode dar algum trabalho para encontrar o melhor regime e produtos para seu filhote.

 Vamos ajudá-lo a entender por que os cães ficam com manchas lacrimais em primeiro lugar, possíveis problemas de saúde e maneiras de limpar, minimizar e até prevenir manchas lacrimais do seu cão.

O que causa manchas lacrimais em  shih tzu?

Muitas pessoas pensam que a superprodução de lágrimas causa manchas lacrimais, mas isso não é totalmente correto, dizem os especialistas da MedVet . 

Lágrimas excessivas certamente exacerbam a coloração das lágrimas, mas é a molécula de porfirina que ocorre naturalmente que causa a descoloração marrom-avermelhada sob os olhos de um  shih tzu.

As porfirinas são produtos residuais produzidos quando o corpo decompõe o ferro e são excretados por meio de lágrimas, urina, saliva e sistema digestivo em  shih tzu. 

É o ferro da porfirina o responsável pela coloração avermelhada. Embora todos os cães tenham porfirina em suas lágrimas, alguns cães têm mais do que outros. A coloração porfirina pode ser um problema cosmético normal para muitos  shih tzu, e não um problema de saúde.

Possíveis preocupações médicas

No entanto, alguns problemas de saúde causam olhos lacrimejantes e as manchas lacrimais resultantes. Quando você notar pela primeira vez manchas de lágrimas em seu  shih tzu, é importante consultar seu veterinário e certificar-se de que ele não esteja sofrendo de um possível problema de saúde subjacente. Estes podem incluir:

  • Glaucoma
  • Conjuntivite
  • Infecções oculares
  • Infecções de ouvido
  • cílios encravados
  • Alergias

Estrutura ocular e genética

Alguns  shih tzu têm anormalidades estruturais em seus olhos que contribuem para o lacrimejamento excessivo e, portanto, manchas lacrimais. Isso pode incluir grandes glândulas lacrimais, canais lacrimais bloqueados, canais lacrimais estreitos, etc. 

Uma condição congênita comum chamada punctum imperfurado resulta em canais lacrimais subdesenvolvidos em algumas raças, incluindo Cocker Spaniels, Poodles, Golden Retrievers e Labradores.

E algumas raças de cães (principalmente cães braquicefálicos ) têm faces planas e cavidades oculares rasas que podem causar olhos lacrimejantes crônicos e manchas lacrimejantes. Estes incluem:

  • Boxers,
  • Boston Terriers,
  • Bulldogs,
  • Lhasa Apsos,
  • Maltês,
  • Pugs,
  • Pequinês
  • Shih Tzus 

Cães com pelos longos no rosto também são mais propensos a desenvolver manchas lacrimais porque o pelo pode crescer para dentro e atingir os olhos , causando irritação. Os mais propensos são: 

  • Schnauzers,
  • Cocker Spaniels,
  • Dachshunds,
  • Pekingese,
  • Poodles,
  • Cairn Terriers 
  • West Highland Terriers

Especialmente nessas raças, é importante manter os pelos faciais aparados o mais curtos possível para ajudar a evitar manchas lacrimais.

Sinais de Manchas Lágrimas

Manchas de lágrima são uma descoloração avermelhada no cabelo sob os olhos de um  shih tzu. Às vezes também há secreção ocular, mas nem sempre. 

As manchas lacrimais são muito mais fáceis de detectar em  shih tzu de cor clara. Em cães de pelo escuro, o sinal mais óbvio costuma ser o pelo constantemente úmido sob os olhos.

Se as manchas do seu  shih tzu forem marrons em vez de vermelhas, ele pode ter uma infecção por fungos , que geralmente pode ter um odor desagradável. 

O pelo úmido crônico pode ser um terreno fértil para a formação de fungos, criando uma infecção de pele. Se as manchas lacrimais do seu  shih tzu forem marrons, você deve consultar seu veterinário para tratamento para eliminar a infecção.

Como se livrar de manchas de lágrimas em  shih tzu

A limpeza das manchas lacrimais existentes é apenas uma parte do tratamento e manutenção contínuos em casa que você pode fazer para ajudar a controlar as manchas lacrimais do seu  shih tzu. Esses produtos e remédios caseiros têm taxas de sucesso variadas, dependendo de cada cão, então você pode precisar passar por algumas tentativas e erros para encontrar o que funciona melhor para o seu filhote.

 Certifique-se de verificar com seu veterinário antes de administrar qualquer tratamento em casa para garantir a segurança.

Remédios caseiros para limpar manchas lacrimais

Se você está se perguntando como remover manchas de lágrimas de  shih tzu naturalmente com um remédio caseiro, você tem algumas opções. Você pode usá-los para limpar manchas de lágrimas todos os dias, mas certifique-se de evitar que elas entrem nos olhos do seu cão.

  1. Misture uma parte de peróxido de hidrogênio com 10 partes de água.
  2. Ferva uma colher de sopa de pó de ácido bórico em um copo de água destilada (mantenha refrigerado).
  3. A solução para lentes de contato inclui ácido bórico que oxida o ferro nas porfirinas e pode ajudar a clarear manchas (mas NÃO use nos olhos).
  4. Dab amido de milho sobre as manchas para ajudar a absorver a umidade.

Dicas para ajudar a reduzir ou prevenir manchas de rasgo

  • Outras coisas que você pode fazer em casa para ajudar a minimizar as manchas lacrimais incluem:
  • Mantenha os pelos ao redor dos olhos e do focinho do seu cachorro bem curtos.
  • Limpe o rosto do seu filhote todos os dias (shampoo de bebê e um pano quente funcionam bem) e seque com uma toalha.
  • Limpe as manchas de lágrimas diariamente usando um dos produtos ou remédios caseiros acima e seque o pelo.
  • Lave os olhos do seu cão com uma solução salina adequada para cães .

Como reduzir a porfirina em  shih tzu

Uma vez que uma quantidade excessiva de porfirina é a principal causa de coloração, existem maneiras de reduzir a porfirina em  shih tzu? Sim, alguns proprietários acham que essas mudanças na dieta podem ajudar.

Dê ao seu filhote água destilada e purificada em vez de água da torneira ou de poço. A água da torneira e do poço pode conter ferro e outros minerais que podem piorar as manchas.

Mudar para comida de cachorro que não contém carne bovina também pode ajudar a reduzir a porfirina em cães, já que a carne vermelha é rica em ferro.

Uma dieta mais saudável pode fazer uma grande diferença

Além de remover a carne vermelha da dieta do seu  shih tzu, foi demonstrado que mudar para ração de alta qualidade e com baixo teor de carboidratos ajuda a evitar manchas lacrimais. Ingredientes como trigo, milho, farinhas, subprodutos e conservantes artificiais podem causar inflamação nos olhos, principalmente se seu filhote tiver alergias. Recomendamos uma ração totalmente natural e com ingredientes limitados . Alguns proprietários acham que a comida de cachorro sem grãos também ajuda.

Alguns encontram ajuda em suplementos dietéticos

Alguns pais de animais de estimação acham que adicionar uma colher de chá de vinagre de maçã orgânico à água ou comida do seu cão todos os dias pode ajudar a minimizar as manchas de lágrimas. 

Outros obtiveram sucesso com o uso de suplementos diários formulados para ajudar com manchas lacrimais. Recomendamos dois produtos totalmente naturais fabricados nos EUA, NaturVet Tear Stain Supplement e ThomasPet's I Stain . Lembre-se de que pode levar até dois meses de uso diário para ver os resultados.

Os antibióticos são eficazes?

Antibióticos como tilosina ou tetraciclina podem ser eficazes na redução de manchas lacrimais em alguns  shih tzu, mas há controvérsias sobre seu uso por razões puramente cosméticas. 

Por que? Tal como acontece com os humanos, há preocupação com os  shih tzuque desenvolvem resistência aos antibióticos, de acordo com o Innovative Veterinary Journal e outros especialistas. E o uso prolongado de antibióticos não é recomendado pelos veterinários.

Problemas oculares em  shih tzu

Se você está preocupado com o fato de seu filhote ter uma doença ocular que pode estar contribuindo para as manchas lacrimais, verifique nosso artigo sobre doenças oculares que causam olhos vermelhos em cães . Você também pode querer ver se o seu  shih tzu tem alergias que podem estar exacerbando as manchas lacrimais. E sempre consulte seu veterinário sobre quaisquer problemas de saúde que você tenha com seu filhote.

Marcado com: olhos

As informações fornecidas através deste site não devem ser usadas para diagnosticar ou tratar um problema de saúde ou doença; não se destina a oferecer qualquer opinião ou conselho legal ou um substituto para conselhos de segurança profissional ou cuidados profissionais. 

Consulte o seu médico, advogado ou manual do produto para aconselhamento profissional. Os produtos e serviços analisados ​​são fornecidos por terceiros; não somos responsáveis ​​de forma alguma por eles, nem garantimos sua funcionalidade, utilidade, segurança ou confiabilidade. Nosso conteúdo é apenas para fins educacionais.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato