Quais alimentos as galinha NÃO pode comer? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quais alimentos as galinha NÃO pode comer?

Criar galinhas deve ser uma experiência agradável e gratificante. Se criadas corretamente, as galinhas de quintal podem não apenas produzir ovos e carne de alta qualidade, mas também proporcionar aos seus donos muita diversão e até companheirismo. 

A maioria das galinhas vive cerca de oito ou nove anos se cuidadas adequadamente. Um aspecto do cuidado adequado inclui aprender quais alimentos são seguros para galinhas e quais alimentos podem causar danos a eles. 

As galinhas adoram guloseimas e, como onívoros forrageadores, comem uma grande variedade de alimentos. Infelizmente, porém, alguns alimentos podem deixá-los doentes ou até matá-los. Vamos dar uma olhada em alguns alimentos que as galinhas não devem comer. Esta lista não é compreensiva.

Chocolate

Chocolate não é bom para cães, não é bom para gatos e definitivamente não é bom para galinhas. O chocolate contém um par de estimulantes químicos derivados do grão de cacau: teobromina e cafeína. Ambos podem deixar as galinhas muito doentes ou até matá-las. 

Eles podem causar vômitos e diarréia, batimentos cardíacos acelerados e hiperatividade. Suas galinhas também podem ter tremores, convulsões ou até sofrer uma parada cardíaca. Frangos que consomem chocolate podem morrer em 24 horas. Chocolate é definitivamente um alimento que as galinhas não devem comer!

As galinhas nunca devem ser alimentadas com chocolate.

Bebidas com cafeína

As galinhas costumam ser bastante alertas e ativas durante o dia e certamente não precisam de uma bebida energética para lhes dar asas. 

Mas caso você precise de um bom motivo para não compartilhar seu café, refrigerante ou outra bebida carregada de energia com suas galinhas, lembre-se de que a cafeína é tóxica para as aves por todos os motivos já mencionados.

Feijão seco ou cru

O feijão contém uma toxina chamada fitohemaglutinina, que é sempre fatal para as aves. Feijão contém a maior concentração deste produto químico mortal. 

Consumir a maioria dos tipos de feijão, incluindo feijão preto, feijão carioca e outros, também pode ser fatal. Apenas três ou quatro feijões podem causar doenças graves que progridem rapidamente. 

Nenhuma cura ou tratamento pode salvar uma ave que consumiu feijão cru contendo fitohemaglutinina. Eles provavelmente morrerão em menos de uma hora.

Você pode alimentar as galinhas com feijão enlatado, pois eles são bem cozidos antes de serem enlatados, mas lembre-se de que geralmente contêm muito sal, o que também pode causar problemas. Cozinhar o feijão em alta temperatura no fogão também pode neutralizar o produto químico mortal e torná-lo seguro para o consumo das galinhas. 

No entanto, os fogões lentos não elevam a temperatura ao nível necessário para fazer essa mudança. Alguns proprietários optam por ser cautelosos e evitar alimentar suas amadas galinhas com feijão.

Casca e sementes de abacate

As galinhas podem comer a carne dos abacates com segurança, mas a pele e o caroço, junto com as folhas, podem envenená-los. Essas partes do abacate contêm uma toxina chamada persina, um composto de cadeia longa semelhante aos ácidos graxos. 

A persina, mesmo em pequenas quantidades, pode destruir as células do músculo cardíaco das aves. Os sintomas podem incluir desconforto respiratório, fraqueza e letargia. Frangos que consomem as partes tóxicas de um abacate podem morrer dentro de 12 a 24 horas.

Tomates Verdes

Você pode adorar um prato de tomates verdes fritos, mas eles podem envenenar as galinhas. Os tomates verdes contêm vários produtos químicos, incluindo solanina, chaconina e tomatina, que podem prejudicar as galinhas. 

Esses glicoalcalóides, substâncias químicas comuns em plantas da família das beladonas, são encontrados em tomates verdes. A solanina, em particular, causa sonolência, que pode ser seguida de paralisia e morte. Tomates maduros são bons, mas as galinhas não devem comer nenhuma parte verde de um tomate, cozido ou cru.

Batata Verde

As batatas também pertencem à família das beladonas. Eles também contêm solanina e chaconina, que podem ser mortais para as galinhas. Nunca alimente as galinhas com batatas verdes, mesmo as cascas, pois elas podem deixar seus pássaros extremamente doentes ou até mesmo matá-los.

As galinhas adoram cascas de batata, mas batatas verdes podem ser tóxicas.

Caroços de frutas de caroço

Embora a carne e a casca de frutas de caroço, como pêssegos, damascos, ameixas, nectarinas e cerejas, sejam ótimas guloseimas para as galinhas, elas sempre devem ter os caroços removidos. Os caroços das frutas desta família contêm um composto chamado amigdalina . 

Este produto químico, na presença de enzimas digestivas, forma cianeto. A quantidade de amigdalina nesses caroços de frutas não pode matar um ser humano adulto, mas pode ser letal para uma galinha. O envenenamento por cianeto pode causar problemas digestivos, problemas respiratórios e pressão arterial baixa, possivelmente seguido de falência completa dos órgãos e morte.Os caroços das frutas de caroço devem ser removidos antes de oferecer a fruta às galinhas.

Sementes de Maçã e Pêra

Maçãs e peras são guloseimas seguras e saudáveis ​​para galinhas, com moderação. No entanto, as sementes dessas frutas também contêm amigdalina, que pode formar cianeto no sistema digestivo. Algumas sementes provavelmente não contêm o produto químico prejudicial o suficiente para deixar seus pássaros doentes, mas muitas podem prejudicá-los. Certifique-se de remover o caroço antes de dar maçãs e peras às suas galinhas, apenas por segurança.

Ruibarbo

As galinhas não devem comer ruibarbo em quantidades excessivas. Isso inclui tanto as folhas quanto o caule. Sob certas condições, o ruibarbo pode ter uma concentração fatalmente alta de ácido oxálico. O ácido oxálico pode levar a diarreia, vômitos, problemas respiratórios. 

Altas quantidades de ácido oxálico podem causar convulsões, insuficiência renal e potencialmente morte em galinhas. 

Você pode optar por alimentar seus pássaros com pequenas quantidades de ruibarbo, mas para muitos proprietários esta planta é aquela que eles acham que as galinhas simplesmente não deveriam comer.

Frango Cru

Aves cruas podem conter bactérias como salmonela e campylobacter, que podem facilmente infectar suas galinhas. 

Embora as galinhas sejam onívoras e possam comer pedaços de carne bovina ou suína crua, desde que sejam frescas e não excessivamente processadas, as aves cruas são um alimento que as galinhas não devem comer.

Mofo e outros fungos

O mofo e alguns outros tipos de fungos podem deixar as galinhas muito doentes ou até mesmo matá-las. Ao decidir o que alimentar suas galinhas, especialmente quando se trata de mofo, pergunte-se se você o comeria. Se a resposta for não, não dê para o seu frango.

O mofo que cresce em frutas, vegetais e até nozes pode produzir uma substância química mortal chamada aflatoxina. Esta toxina pode ser fatal para as galinhas. 

Alguns cogumelos também podem ser fatais. Cogumelos que são seguros para consumo humano também são seguros para galinhas, mas aqueles que eles encontram durante o forrageamento podem prejudicá-los. Remova os cogumelos questionáveis ​​das áreas de forrageamento para garantir a segurança.

Alimentos Salgados

As galinhas, como todos os animais, requerem pelo menos um pouco de sal para manter seu equilíbrio eletrolítico. No entanto, muito sal pode causar envenenamento por sal. 

Alimentos salgados, como bacon ou presunto, batatas fritas, pipoca salgada, alguns vegetais enlatados e outras ofertas com alto teor de sódio não são seguros para as galinhas comerem. Galinhas que sofrem de envenenamento por sal podem beber excessivamente, levando a micção excessiva, fezes úmidas ou diarréia. 

O abdômen pode inchar e eles podem ter dificuldade para respirar. Em casos extremos, as galinhas podem morrer sem tratamento de emergência.  

Alimentos excessivamente processados

Evite alimentar as galinhas com alimentos excessivamente processados. Qualquer coisa muito gordurosa, salgada ou doce pode perturbar o estômago de uma galinha e causar problemas gastrointestinais. Esses alimentos também podem levar à obesidade. 

Algumas raças, como a galinha Sussex e a galinha Cochin , são naturalmente mais propensas ao excesso de peso, portanto, cuidado extra deve ser tomado com aves como essas. 

A obesidade em galinhas também pode levar a doenças cardíacas e síndrome hemorrágica do fígado gorduroso , o que pode encurtar a vida útil de suas aves.

Em caso de dúvida, jogue fora

Mais uma vez, esta lista de alimentos que as galinhas não devem comer não é abrangente, mas abrange os alimentos mais perigosos atualmente identificados. 

As galinhas não são depósitos de lixo; são criaturas vivas com necessidades nutricionais específicas. Trate-os bem e tente dar-lhes apenas alimentos que irão apoiar a sua saúde. Se você tiver fragmentos dos quais não tem certeza, erre por excesso de cautela. 

Fale com um veterinário local ou entre em contato com o escritório de extensão agrícola mais próximo se tiver dúvidas sobre se um alimento específico é seguro para suas galinhas comerem.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato