Razões pelas quais os cães não comem e como ajudá-los - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Razões pelas quais os cães não comem e como ajudá-los

Nossos animais de estimação são como uma família para nós. Eles trazem uma sensação de amor incondicional, apoio e conforto inigualável. Os cães , especialmente, são conhecidos como os melhores amigos do ser humano. 

Portanto, quando seu filhote começa a agir mal ou se recusa a comer, pode ser preocupante. Existem muitas possibilidades diferentes de por que os cães param de comer, então não entre em pânico - a maioria delas não é séria. 

Se o seu ente querido peludo tem empurrado seus niblets ou evitado completamente sua tigela de comida, considere as várias razões potenciais pelas quais ele não come.

1. Doença ou dor dentária

Às vezes, um cachorro se recusa a comer por causa de um problema bucal. Por exemplo, algumas formas de doença dentária, como gengivite ou cáries, podem ser muito angustiantes para um filhote. Comer (especialmente alimentos secos, que tendem a ser duros) pode ser particularmente doloroso, fazendo com que eles evitem isso completamente.

Pense em quando você tem dor oral, seja de uma úlcera na boca, dente do siso impactado ou outro problema dentário. 

Você provavelmente não gosta tanto de comida, pois a dor torna muito desconfortável saborear até mesmo seus pratos favoritos. Seu cachorro não é diferente.

Algumas doenças e problemas dentários comuns em cães incluem cárie dentária, dentes soltos, inflamação ou infecção da gengiva e abscesso dentário. 

A má higiene dental pode levar a gengivas irritadas em um cão

Se você suspeitar que seu filhote tem doença dentária ou dor oral, leve-o ao veterinário imediatamente - especialmente se ele se recusar a comer completamente. Um veterinário pode dar uma olhada melhor dentro da boca do seu cão e diagnosticar corretamente o problema. Dependendo do problema, algumas soluções podem exigir antibióticos, limpeza dentária, extração de dente ou até mesmo tratamento de canal.

Depois de obter a opinião de um especialista, você também pode continuar a prevenir e tratar doenças dentárias em casa, escovando os dentes de seu filhote, usando um enxaguante bucal para cães, dando-lhes medicamentos (se indicado pelo seu veterinário), alimentando-os com uma dieta saudável e mastigando-os. brinquedos para promover a saúde bucal.

2. Doença e Doença

Muitas doenças médicas podem fazer com que seu cachorro pare de comer. Condições como pancreatite, febre, câncer, doença hepática, doença renal, infecções sistêmicas, doenças digestivas, doenças pulmonares e insuficiência cardíaca podem sufocar o apetite de um cão. 

Na verdade, qualquer tipo de doença que cause dor, fadiga e - é claro - dor de estômago provavelmente impedirá seu cão de querer comer. 

Levar seu filhote ao veterinário quando ele está agindo de forma estranha pode prevenir a progressão de uma doença.

Solução

Se o seu amado animal de estimação estiver apresentando outros sinais de doença além de não comer, leve-o para uma visita ao veterinário para garantir que está tudo bem. 

Tente manter a calma, pois muitas condições não fatais podem fazer com que seu animal de estimação aja dessa maneira. Se acontecer de ser uma doença grave ou doença, muitas vezes existem várias opções de tratamento disponíveis a serem consideradas. 

Converse com seu veterinário sobre a realização de testes específicos e peça que eles repassem os resultados do seu cão para que você entenda exatamente o que está acontecendo. 

3. Dor de estômago

Às vezes, a razão pela qual seu cão não come é tão simples quanto uma dor de estômago. Como os humanos, os cães podem contrair vírus estomacais que causam cólicas estomacais, náuseas, diarreia e, às vezes, vômitos. 

Se você notar que as fezes do seu cachorro estão soltas ou vomitando dentro/todo o quintal, pode garantir que ele não vai querer comer um pouco. 

No entanto, muitos cães comem grama instintivamente quando seu estômago está irritado, pois naturalmente alivia os problemas estomacais e equilibra o nível de pH do estômago.

As probabilidades são de que seu filhote não toque na comida quando estiver com o estômago embrulhado.

Solução

Existem muitos remédios caseiros para dores de estômago em cães. Preparar alimentos como abóbora enlatada, aveia, iogurte sem açúcar, batata-doce e banana pode ajudar a acalmar o estômago dos cães e a parar as fezes soltas.

Se seu filhote ainda não estiver comendo normalmente depois de alguns dias, considere visitar um veterinário para obter uma opinião profissional sobre por que seu cão não come. 

Talvez eles tenham intolerância alimentar, parasita (mais sobre isso abaixo) ou doença intestinal que requer tratamento e abordagem mais aprofundados.

4. Parasitas

Como mencionado acima, os parasitas são uma causa comum de perda de apetite em cães. Parasitas comuns em cães incluem tênias , dirofilariose , lombrigas , ancilostomíase e giárdia. 

Alguns parasitas podem ser mais perigosos do que outros e a maioria requer tratamento para sua eliminação. Se os parasitas do seu cão se tornaram graves, seu filhote provavelmente apresentará sintomas de náusea, vômito, diarréia e perda de peso (além de não comer). 

Para se livrar definitivamente das tênias em cães, primeiro você precisa se livrar das pulgas! Isso pode ser feito com parasita preventivo do veterinário.

Solução

Se você acha que seu filhote pode ter um parasita, leve-o imediatamente ao veterinário. Os veterinários podem realizar testes como amostras de fezes ou exames de sangue específicos para diagnosticar o parasita certo. 

Se seu cão voltar com um diagnóstico, seu veterinário irá prescrever medicamentos específicos para eliminar a infecção parasitária para que seu amigo peludo possa voltar a desfrutar de suas refeições. 

Lembre-se, no entanto, de que você pode notar vermes no cocô do seu cachorro - o que pode ser alarmante. Isso significa que a medicação está funcionando e não deve demorar mais do que algumas semanas para que eles se sintam melhor.

5. Estresse e Ansiedade

Os animais experimentam saúde mental e problemas emocionais, assim como os humanos. Às vezes, um cachorro para de comer se estiver triste, assustado, ansioso ou sobrecarregado. Isso pode ser devido a mudanças em sua rotina ou um novo ambiente. 

Por exemplo, se você se mudou recentemente, seu cão pode ter dificuldade para se ajustar ao novo local no início. 

Ou talvez você esteja de férias e tenha um amigo cuidando de seu filhote; isso pode fazer com que sintam sua falta ou se sintam abandonados, o que pode estragar seu apetite.

Lidar com a ansiedade de separação do seu cão é importante para que ele não fique angustiado ou destrutivo.

Solução

Dependendo da causa específica do sofrimento emocional do seu cão, os sintomas podem desaparecer com o tempo. 

Por exemplo, quando você voltar para casa de uma viagem, seu filhote provavelmente retornará aos hábitos alimentares normais. E depois de algumas semanas em sua nova casa, ele provavelmente se adaptará à mudança de cenário e começará a comer novamente.

No entanto, se o problema persistir, você pode visitar seu veterinário para uma opinião mais profissional. Alguns cães realmente têm transtornos de ansiedade e saúde mental diagnosticáveis ​​que requerem medicamentos. 

Além disso, seu amor e apoio irão percorrer um longo caminho para o estado mental de seu filhote, então certifique-se de dar a eles carinho e atenção extras.

6. Questões Alimentares

Se todos os problemas acima forem descartados, a comida do seu cão pode ter expirado. Comida estragada é um impedimento infalível para o seu filhote, pois eles podem sentir se está estragado. 

Outro problema em potencial é que seu cão simplesmente pode não gostar da comida que você está comprando ou preparando para ele. Os cães podem ser exigentes e certas fórmulas simplesmente podem não ser para eles. 

Seu cão provavelmente se recusará a comer se não gostar da comida que você está comprando.

Solução

Uma solução óbvia para este problema é primeiro verificar se a comida do seu cão expirou. O saco deve ter uma data de validade, mas se não tiver, você pode sentir um cheiro ruim se estiver estragado.

Além disso, se você mudou recentemente a dieta de seu filhote, considere retornar à comida original ou tentar uma fórmula diferente. 

E, se o seu animal de estimação for particularmente exigente, você pode adicionar algumas coberturas atraentes (como iogurte ou carne) à comida para fazê-lo comer.

Se o seu cão não está comendo, não entre em pânico - eles podem sobreviver uma semana inteira sem comida. E depois de tanto tempo, seus instintos de sobrevivência geralmente os forçam a comer qualquer coisa disponível para eles. 

No entanto, é importante chegar à raiz do problema para garantir que seu filhote esteja o mais saudável possível; portanto, em caso de dúvida, leve-o a um veterinário para uma análise especializada.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato