Se o seu gato tem sangue nas fezes, existem vários motivos que podem causar isso, como diarreia, constipação ou crescimentos. Ao limpar a caixa de areia do seu felino , é importante garantir que ele tenha fezes saudáveis e que não haja sangue presente.
Nesse caso, entre em contato com seu veterinário se ele apresentar fezes anormais por alguns dias ou estiver doente. Saiba mais sobre as causas subjacentes do sangue nas fezes do seu gato, como é feito o diagnóstico e como essa condição pode ser tratada.
O que significa sangue nas fezes do gato?

Encontrar sangue no cocô do seu gato pode ser uma visão assustadora e é normal pensar que sempre indica algo sério. Mas, na verdade, existem muitas razões diferentes pelas quais pode haver sangue no cocô do seu gato e muitas delas são facilmente tratáveis.
As causas de sangue no cocô de gato incluem alergias alimentares ou ingestão de algo inadequado, infecção, parasitas, reação a alguns medicamentos, problemas nas glândulas anais e colite (inflamação do intestino grosso).
Até mesmo o estresse pode causar sangue no cocô do seu gato, por exemplo, se você mudou de casa recentemente ou é a temporada de fogos de artifício .
Outras razões possíveis incluem pancreatite, toxicidade(como comer veneno de rato), câncer ou doença sanguínea.
Embora muitas dessas causas clínicas sejam leves, outras são fatais e precisarão de tratamento de emergência, portanto, sempre fale com um veterinário para estar seguro.
Causas de sangue nas fezes do gato
Existem algumas razões pelas quais você pode ver sangue no cocô de gato. Alguns são mais sérios do que outros.
Diarréia
A diarreia pode causar irritação do revestimento do trato gastrointestinal inferior, levando a sangramento. Se o seu gato tiver diarreia ou fezes moles, elas podem começar a aparecer com sangue depois de alguns dias.
Constipação
A constipação geralmente faz com que o gato se esforce para defecar. Isso às vezes leva a vasos sanguíneos rompidos no trato gastrointestinal inferior.
As fezes geralmente parecem duras e pequenas e podem ter sangue do lado de fora. Tanto a diarreia quanto a constipação podem ser causadas por estresse , alterações ou intolerância alimentar, parasitas, corpos estranhos, infecções, exposição a toxinas, doença inflamatória intestinal e muitas outras doenças.
Crescimentos
Crescimentos como pólipos, cistos e tumores podem causar sangue nas fezes.
problemas gastrointestinais
Muitas doenças e distúrbios podem causar problemas gastrointestinais que levam a sangue nas fezes. Em alguns casos, as fezes do gato parecem normais, exceto pelo sangue.
Observe as fezes de cor escura que parecem alcatrão ou borras de café. Isso pode não parecer sangue a princípio porque é muito escuro.
Isso porque é sangue digerido ou parcialmente digerido. A presença de sangue escuro nas fezes significa que há sangramento em algum lugar do trato gastrointestinal, como o intestino delgado ou o estômago.
ITU
Se você vir gotas de sangue no lixo e nas laterais da caixa, não pense que são das fezes. O sangue também pode estar presente na urina, especialmente se houver uma infecção do trato urinário .
O que fazer quando há sangue nas fezes do seu gato?
Se o seu gato está eliminando sangue com as fezes, você deve sempre entrar em contato com um veterinário para descartar qualquer coisa séria e garantir que ele receba o tratamento necessário. Embora seja possível que o sangue no cocô do seu gato possa indicar algo sério, também existem muitas causas mais leves que podem ser tratadas.
Esteja preparado para descrever a consistência (duro ou mole), a cor do sangue (vermelho vivo ou escuro?), quaisquer alterações na cor das fezes e quaisquer outros detalhes potenciais que possam ajudar a diagnosticar o problema – por exemplo, seu gato esteve perto de algo tóxico ou teve algum outro sintoma?
Se você puder coletar uma amostra do cocô sangrento do seu gato para mostrar ao veterinário, seria o ideal. Uma foto das fezes do gato também pode ser útil.
Sangue nas fezes do gato é normal?
Embora o sangue nas fezes do seu gato nem sempre indique algo com risco de vida, não é normal e não é algo que você deva ignorar. Mesmo as causas mais brandas geralmente precisam ser tratadas por um veterinário e, no caso de causas mais graves, como toxicidade, não há tempo a perder.
Encontrar sangue nas fezes do seu gato pode ser preocupante, mas existem muitas causas possíveis
Meu gato está defecando sangue, mas não apresenta outros sintomas, o que isso significa?
Lembre-se de que os gatos são muito bons em esconder sinais de doença, então só porque você não consegue ver nenhum outro sinal óbvio, isso não significa que você deva ignorar o sangue em suas fezes.
Não espere que outros sinais clínicos apareçam, o próprio sangue é suficiente para justificar uma chamada ao veterinário . Embora a causa possa ser leve e não um grande motivo de preocupação, é sempre melhor prevenir do que remediar.
Os vermes podem causar sangue nas fezes do gato?
Vermes e outros parasitas são uma das possíveis causas de sangue nas fezes do seu gato. Mas mesmo os gatos que parecem saudáveis podem ter vermes, por isso é importante vermifugá-los regularmente, mesmo que não apresentem sinais ou estejam apenas dentro de casa.
Os vermes podem deixar seu gato muito doente (e alguns podem ser transmitidos aos humanos). Prevenir é melhor do que remediar, por isso é sempre importante que você faça da desparasitação uma parte regular de sua rotina. Saiba mais sobre como tratar vermes em seu gato aqui .
O estresse pode causar sangue nas fezes do gato?
O estresse severo pode causar sangue no cocô do gato. Situações como mudar de casa, hospedar seu gato quando você sai de férias ou perto da noite de fogos de artifício podem causar estresse ao seu gato.
É uma boa ideia consultar um veterinário se suspeitar que seu gato está evacuando sangue devido ao estresse, pois ele pode oferecer maneiras de ajudar.
Há também uma chance de que os sinais clínicos do seu gato sejam devidos a uma condição subjacente que seu veterinário estará em melhor posição para diagnosticar e tratar.
Sangue nas fezes de gato é uma emergência?
Existem tantas causas clínicas possíveis de sangue nas fezes do seu gato que é impossível dizer se é uma emergência sem saber mais informações.
Embora muitas causas de cocô sangrento sejam leves, outras, como a toxicidade do veneno de rato, são fatais e requerem tratamento de emergência.
Sempre vale a pena falar com um veterinário e conversar sobre os sinais clínicos do seu gato e qualquer coisa que possa tê-lo levado a defecar sangue.
Dependendo do andamento da conversa, eles podem simplesmente pedir que você monitore seu gato, aconselhá-lo a marcar uma consulta para examiná-lo ou recomendar que você o leve a um veterinário imediatamente.
Ligar para o seu veterinário ou fazer uma consulta veterinária por vídeo deixará sua mente à vontade ou garantirá que seu gato receba tratamento, se necessário.
Se você acha que a condição do seu gato pode ser fatal ou exigir tratamento urgente, entre em contato com seu veterinário ou, fora do horário comercial, com a clínica de emergência veterinária mais próxima , para que eles possam ser tratados o mais rápido possível.
Mudar a comida do gato pode causar sangue nas fezes?
Mudar repentinamente a comida do seu gato pode causar uma dor de estômago que pode resultar em sangue nas fezes.
É por isso que é importante fazer a transição da alimentação atual para a nova dieta gradualmente. Também é possível que suas fezes com sangue tenham sido causadas por seu gato comendo algo que não é adequado para eles .
Se você acha que o sangue no cocô do seu gato foi causado por comer alguma coisa, informe o veterinário, pois isso pode ajudá-lo a diagnosticar e tratar o problema.
Como tratar fezes com sangue em gatos?
O tratamento para sangue nas fezes do seu gato dependerá do que está causando isso em primeiro lugar. Dependendo do diagnóstico do veterinário, os tratamentos possíveis incluem eliminar ou mudar algo na dieta, medicamentos, tratamento antiparasitário, fluidos para tratar a desidratação e realizar cirurgias, entre muitas outras opções.
Seu veterinário terá uma ideia melhor depois de examinar seu gato e diagnosticar o que está causando a passagem de sangue nas fezes.
Você deve entrar em contato com seu veterinário se os movimentos intestinais do seu gato forem anormais por alguns dias, mesmo que você não veja sangue nas fezes. Lidar com o problema GI pode impedir que o sangue apareça nas fezes.
Se o cocô do seu gato estiver normal e você vir um pouco de sangue uma vez, observe-o atentamente nos próximos dias. Se o seu gato apresentar algum sinal de doença ou se voltar a ver sangue no dia seguinte, é altura de visitar o seu veterinário.
Se o seu gato teve diarreia por um ou dois dias, entre em contato com seu veterinário para determinar a causa da diarreia e ajudar a resolvê-la. Isso se aplica independentemente de você ver sangue ou não.
Se o seu gato não evacuar há alguns dias, você deve entrar em contato com o veterinário. Se você vir seu gato se esforçando para defecar, isso também é um sinal de constipação.
Ao tentar determinar a causa das fezes com sangue do seu gato, seu veterinário fará um exame completo primeiro. Em seguida, uma amostra de fezes pode ser necessária para verificar se há parasitas e supercrescimento bacteriano.
Além disso, seu veterinário pode recomendar exames de laboratório para procurar problemas nas células sanguíneas, na função dos órgãos e no trato urinário.
Radiografias abdominais (raios-X) também podem ser necessárias para procurar corpos estranhos, crescimentos ou anormalidades estruturais. Um ultra-som também pode ser recomendado para obter uma visão melhor do abdômen.
O que é colite por estresse em gatos?
A colite é uma inflamação do cólon de um gato, também conhecido como intestino grosso ou inferior. A colite pode ser provocada pelo estresse, enquanto outras causas comuns incluem vermes e intolerância alimentar ou alergias.
Pode ser crônica, o que significa que se desenvolveu por um longo período de tempo, ou aguda, o que significa que ocorre de forma rápida e intensa.
Os sintomas comuns de colite em gatos incluem diarreia aquosa ou sanguinolenta e muco ou geleia nas fezes. Outros sintomas incluem esforço excessivo para defecar, constipação , flatulência, falta de apetite e perda de peso.
Se você perceber que seu gato está exibindo esses sinais clínicos, é possível que uma situação estressante, como embarque ou mudanças ambientais, possa ter causado colite.
Mas é sempre aconselhável falar com um veterinário para garantir que essa seja a causa de seus sinais clínicos e que eles não tenham uma condição subjacente que exija tratamento, como uma infecção ou lesão.
Conclusão:
Se você suspeitar que seu animal de estimação está doente, chame seu veterinário imediatamente. Para questões relacionadas à saúde, consulte sempre seu veterinário, pois ele examinou seu animal de estimação, conhece seu histórico de saúde e pode fazer as melhores recomendações para seu animal de estimação.
Referencia: