Como cortar as unhas do cachorro? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como cortar as unhas do cachorro?

Os cortes de unhas são uma parte importante das necessidades básicas de higiene do seu cão . Para muitos donos de cães, a ideia de aparar as unhas dos seus cães é seguida por uma sensação de apreensão. Muitos cães também não gostam de cortes de unhas. 

As unhas dos cães crescem constantemente, assim como as unhas humanas. Alguns cães desgastam as unhas naturalmente ao caminhar na calçada , cascalho ou concreto. 

A maioria dos cães de hoje vive em ambientes fechados e não passa tempo suficiente nessas superfícies para manter as unhas curtas. Este é especialmente o caso de cães pequenos.

Se deixarem crescer, as unhas de alguns cães se enrolarão e começarão a crescer nas almofadas das patas. Isto leva a feridas dolorosas e infecções . Mesmo que não se enrolem, as unhas compridas podem dificultar o passeio dos cães, especialmente em superfícies escorregadias. 

Finalmente, unhas compridas podem facilmente ficar presas em alguma coisa e serem parcialmente arrancadas ou rachadas. Isso é muito doloroso para o seu cão.

Antes de você começar a cortar a unha do seu cachorro

Encontre um lugar onde você e seu cão se sintam confortáveis ​​e prepare-se antes de começar a cortar as unhas.

Existem alguns estilos de cortador de unhas disponíveis. A escolha certa depende do tamanho das unhas do seu cão e da sua preferência. 

Aparadores tipo alicate: 

são acionados por mola e o mecanismo lembra os podadores de jardim. Os temporizadores pequenos/médios são ótimos para unhas pequenas e médias. 

O tamanho grande normalmente funciona bem em todos os tamanhos de unhas, exceto nas muito pequenas (eles podem deixar as pontas das unhas pequenas desgastadas). 

São fáceis de usar e tendem a permanecer afiados por muito tempo, mas as lâminas não são substituíveis.

Aparadores de guilhotina: 

Possui lâmina interna e furo para alinhar o prego. Quando o cabo é apertado, a lâmina sobe para aparar a unha, como uma espécie de guilhotina invertida. Muitos iniciantes acham esse tipo de aparador muito fácil de usar.

É importante saber segurar o aparador da maneira correta para que funcione corretamente. A alça deve ficar abaixo da pata do cachorro, com o orifício do prego na parte superior. 

Os parafusos do aparador devem estar voltados para o seu cão. O prego deve então ser alinhado dentro do furo no local certo para fazer o corte. 

A lâmina interna dos aparadores de guilhotina pode ser substituída quando ficar cega. Os aparadores de guilhotina funcionam melhor para unhas pequenas e médias. Não são ideais para unhas muito grandes ou muito pequenas. 

Aparadores de tesoura: Esses aparadores funcionam como uma tesoura. Em vez de uma superfície de corte plana, eles têm uma lâmina curva para cortar a unha redonda. 

Basta alinhar a lâmina com o prego no local apropriado e fazer o corte. Esses aparadores são úteis apenas para unhas menores, pois normalmente não são fortes o suficiente para unhas maiores.

O que você precisará

Equipamentos/Ferramentas

  • Cortador de unhas
  • Lima manual de metal ou ferramenta rotativa elétrica

Materiais

  • Pó estíptico para estancar qualquer sangramento
  • Bolas de algodão, lenços de papel ou toalhas de papel são úteis para limpar as unhas

Instruções

A unha de um cachorro consiste em uma casca externa dura e uma cutícula macia no centro, composta por nervos e vasos sanguíneos. A cutícula é normalmente chamada de “rápida” da unha. Se o sabugo for cortado, a unha sangrará e o cão sentirá dor.

Nas unhas de cores claras é fácil ver o sabugo. Muitos cães têm unhas pretas ou de cor mais escura, impossibilitando a visualização do sabugo. A anatomia das unhas ainda é a mesma. O melhor local para fazer o corte é de dois a três milímetros da unha rapidamente.

Posicione os cães para cortar as unhas e comece a aparar

Quando estiver em uma boa posição, você poderá começar a cortar as unhas. Segure a pata do seu cão com firmeza, mas sem apertar. Segure os aparadores com a mão dominante e segure a pata com a outra mão.

Coloque o polegar na parte inferior da almofada do pé e os dedos na parte superior do pé, perto do leito ungueal. Alinhe seus aparadores colocando a ponta da lâmina sobre a unha na "linha de corte" imaginária. 

Aperte os aparadores com um movimento rápido e deliberado. Evite cortar se o cão estiver em movimento. Continue até que todas as unhas estejam cortadas.

O que fazer se a unha do seu cachorro começar a sangrar

Se o seu cão ganir de dor e a unha começar a sangrar, você cortou a unha rapidamente. Isso significa que o vaso sanguíneo e o nervo dentro da unha foram cortados. Não entre em pânico, isso não é uma emergência. 

Pegue seu pó adstringente ou use um pouco de amido de milho ou farinha, se não tiver pó adstringente. Use uma bola de algodão, lenço de papel ou toalha de papel para limpar o máximo de sangue possível. Pegue uma pitada do pó e coloque-o rapidamente na ponta da unha. 

Dê ao seu cão uma pausa e uma recompensa antes de passar para as outras unhas. Embora cortar o sabugo cause dor aguda, não é duradouro e não deve afetar a capacidade de andar do seu cão.

Prevenindo problemas durante o corte das unhas

Alguns cães simplesmente não ficam parados para cortar as unhas, mesmo com a ajuda de mais pessoas. Você pode tentar trabalhar com seu cão para dessensibilizá-lo gradualmente aos cortes das unhas. Recompense o cão se ele tolerar o mínimo de manuseio das patas e, em seguida, trabalhe gradualmente até cortar as unhas.

Se o seu cão está tentando mordê-lo ou está lutando tanto que pode machucar você ou a si mesmo, então o corte das unhas é um trabalho que é melhor deixar para os profissionais. 

Felizmente, a maioria dos consultórios veterinários e tratadores cobra uma taxa mínima para cortes básicos de unhas. Em casos extremos, pode ser necessária sedação para aparar as unhas. 

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato