Como dar banho em um filhote de Shih Tzu em casa: guia de higiene - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como dar banho em um filhote de Shih Tzu em casa: guia de higiene

Se você é o orgulhoso proprietário de um filhote de Shih Tzu, é importante dar banho nele periodicamente para manter a saúde da pele e da pelagem. 

Qual a melhor forma de habituar o seu cachorro ao banho e garantir que a sua pelagem está limpa e condicionada? A hora do banho será uma experiência agradável para ambos, com preparação e técnica de banho adequadas. 

Continue lendo para obter um guia completo sobre como dar banho em um filhote de Shih Tzu, com que frequência lavá-lo e dicas úteis de limpeza!

Coisas que você deve saber

Coloque uma toalha ou tapete de borracha na área de banho e coloque os suprimentos ao seu alcance. Penteie o pelo do seu cachorrinho e coloque bolas de algodão nas orelhas.

Molhe primeiro o pelo do seu filhote Shih Tzu, depois lave e condicione o corpo. Lave o rosto com uma toalha e depois seque-o com uma toalha e um secador de cabelo pequeno .

Dê banho em seu filhote Shih Tzu a cada 3 semanas, começando quando ele tiver cerca de 3 meses de idade. Ajude-os a se adaptarem lentamente à hora do banho, para que aceitem e aproveitem.

Preparando-se para o banho

Certifique-se de que todos os produtos que você precisa estejam ao seu alcance. Para dar banho em seu filhote de cachorro Shih Tzu, você precisará de xampu para filhotes , condicionador para filhotes , uma escova de alfinetes para cães pequenos , um pente de limpeza , uma toalha limpa, um pano de rosto, bolas de algodão , um pequeno secador de cabelo e guloseimas para filhotes . 

Quando tudo está por perto e de fácil acesso, você pode manter a banheira funcionando perfeitamente sem ter que correr e pegar algo no meio do caminho.

Se você planeja cuidar do seu filhote após o banho, também precisará de um cortador de unhas canino e um limpador de ouvidos.

Geralmente, os melhores shampoos para Shih Tzu contêm ingredientes totalmente naturais. Procure um shampoo sem sabão para cães desenvolvido para acalmar e hidratar a pele sensível do seu filhote e consulte o seu veterinário para obter a opinião dele.

Shampoos e condicionadores humanos podem irritar a pele do seu filhote, portanto, use produtos específicos para cães.

Prepare uma área de banho colocando um tapete ou toalha de banho. Como os Shih Tzus são pequenos, você pode banhá-los facilmente em uma pia ou banheira. 

Escolha o local onde deseja tomar banho e estenda um tapete de borracha ou toalha no chão da área de banho; qualquer um dos dois manterá seu filhote confortável, dando-lhe um bom apoio para os pés na banheira, para que não escorregue durante o banho. 

Certifique-se de que a pia ou banheira esteja limpa antes de dar banho em seu filhote Shih Tzu. Limpe qualquer resíduo de sabão ou produto de limpeza e coloque o tapete de banho.

Coloque pequenos pedaços de algodão nos canais auditivos externos do seu Shih Tzu. Como os canais auditivos de um cachorro retêm a água que entra, é útil bloquear as orelhas do seu filhote antes de dar banho neles. 

Com o algodão colocado, é menos provável que a água entre no canal auditivo e cause uma infecção no ouvido. Coloque uma bola de algodão nos canais auditivos externos do filhote, mas não empurre com muita força. Seja gentil e pressione levemente o algodão no lugar.

Penteie o pelo do seu cachorro para se livrar de nós e emaranhados. Use a escova de alfinetes para verificar se há esteiras (áreas de pelo grudado) no filhote e alise a pelagem. Ao encontrar tapetes, desembarace-os delicadamente com as mãos e o pente de limpeza; evite puxar com força o pelo do seu filhote. Escove até a pele, alisando também a pelagem sedosa e o subpêlo mais grosso do filhote.[5]

Escove as costas do filhote na direção em que o pelo cresce, para que os movimentos sejam naturais e confortáveis ​​para o seu Shih Tzu.

Os tapetes ficam ainda mais difíceis de escovar quando o pelo do filhote fica molhado, por isso é melhor deixar a pelagem o mais lisa possível antes de prosseguir com o banho.

Se o seu cachorro tem tendência a sujar o pelo, você também pode usar um spray desembaraçante para ajudar a alisá-lo.

Dando banho no seu Shih Tzu

Molhe suavemente o corpo do seu cachorro com água morna. Use um chuveiro de mão ou bocal de pia, se tiver, para molhar suavemente o corpo do seu filhote até a pele. Você não precisa encher a banheira com água, pois está borrifando sobre o seu cachorro. Evite seu rosto e ouvidos por enquanto; você terá a chance de limpá-los individualmente mais tarde. Com cuidado, segure a cabeça do filhote para evitar molhar o rosto.[6]

Se o seu cão não gosta do chuveiro ou você não tem um, encha uma jarra com água morna e despeje sobre ele.

Um jato suave de água é melhor porque ajuda o filhote a relaxar e a se sentir confortável com a sensação de água corrente em seu corpo.

Quando chegar a hora do banho, leve seu filhote para a área de banho, em vez de tentar chamá-lo. Vá pegá-los e leve-os até a pia ou banheira, falando com eles em voz baixa e suave para mantê-los calmos.

Lembre-se de que os cães correm um pouco mais quentes que os humanos, então um pouco mais do que mornos está bom para eles.

Certifique-se de usar uma leve pressão ao molhar o corpo do cão. Lembre-se que é um cachorrinho e não deve usar força.

Passe shampoo em todo o corpo do filhote, exceto no rosto. Despeje uma pequena quantidade de shampoo na mão e esfregue-o na pelagem do filhote, até a pele. Comece na nuca do filhote e volte até a cauda, ​​ensaboando todas as partes do corpo, incluindo as pernas, patas, costas, peito, barriga, costas, axilas, cauda e a área ao redor do reto do Shih Tzu.[7]

Aproveite a oportunidade para massagear seu cachorrinho enquanto você trabalha.

Preste especial atenção à barriga do seu cachorro e à zona entre as patas traseiras, que tendem a ficar muito sujas.

Continue segurando a cabeça do seu filhote para cima ao lavá-lo para evitar que o shampoo entre em contato com os olhos, orelhas e boca.

Limpe o rosto e os órgãos genitais do seu filhote Shih Tzu com um pano úmido. Mergulhe um pano limpo na água com sabão, torça-o levemente e passe-o com cuidado primeiro no rosto do filhote. Limpe bem ao redor dos olhos e nos cantos da boca até que todos os restos de comida e sujeira tenham desaparecido. Quando estiver limpo, seque a área ao redor dos olhos e use a toalha úmida para limpar os órgãos genitais.[

Remova todas as manchas de lágrimas e o excesso de gosma ao redor dos olhos do filhote enquanto você limpa. Shih Tzus têm órbitas oculares superficiais, o que os torna propensos a lacrimejamento excessivo e subsequentes manchas lacrimais marrom-avermelhadas.

Use um removedor de manchas de lágrima de cachorro para tirar as manchas do rosto do seu cachorro.

Enxágue todo o shampoo do pelo do seu cachorro. Os resíduos do shampoo podem causar coceira e desconforto na pele do seu filhote, então enxágue bem a pelagem para removê-la completamente antes de prosseguir. A pelagem dos cães é mais espessa que o cabelo humano, portanto, podem ser necessárias várias lavagens. Enxágue com água morna até parecer que todo o shampoo acabou e depois enxágue o filhote por mais um minuto.[10]

Você saberá que todo o shampoo acabou quando não ver mais espuma no pelo do seu filhote ou água no fundo da pia ou banheira.

Se o seu filhote ficar instável no início do banho, use a coleira ou arnês para mantê-lo no lugar enquanto você trabalha. Mantenha uma mão no filhote segurando-o no lugar e complete o banho com a outra.

Aplique o condicionador na pelagem do seu filhote e espere 5 minutos antes de enxaguar. Despeje uma quantidade generosa de condicionador nas mãos e massageie suavemente por toda a pelagem do seu cachorro. Cubra todas as partes do corpo com o condicionador, trabalhando desde a raiz do pelo até as pontas. Deixe o condicionador de molho no pelo do filhote por 5 minutos e depois enxágue a maior parte do condicionador do pêlo do filhote.[11]

Se o seu filhote não quiser ficar parado por 5 minutos (normalmente se ele for novo no banho), passe esse tempo massageando-o e aplicando o condicionador em seu pelo.

Seque seu Shih Tzu com uma toalha e aplique um condicionador sem enxágue. Tire o seu cachorro da banheira ou da pia, deixe-o sacudir um pouco da água e embrulhe-o em uma toalha limpa. Absorva o excesso de água enxugando e enxugando o pelo até ficar úmido e, em seguida, borrife o pelo com um condicionador sem enxágue canino . Segure o frasco a cerca de 13 cm de distância do filhote enquanto borrifa e cubra suavemente o corpo dele com ele.

Não esfregue seu filhote com a toalha ao secá-lo. Esfregar pode danificar a pelagem e causar pontas duplas; em vez disso, limite-se a enxugar a água.

Assim que o condicionador estiver colocado, massageie a pelagem do filhote com as mãos para distribuí-la uniformemente.

O pelo do Shih Tzu é tipicamente longo e sedoso, por isso precisa de proteção extra para se manter hidratado entre as lavagens. É por isso que um condicionador sem enxágue é tão útil!

Seque o pelo do seu filhote suavemente em velocidade baixa enquanto o escova. Seque o resto da pelagem do seu cachorro usando um pequeno secador de cabelo portátil.

 Mantenha o secador na configuração mais baixa para proteger a pele do Shih Tzu, que pode ser danificada pelo calor elevado. Penteie o pelo com a mão por alguns minutos; então, quando a pelagem do filhote estiver seca o suficiente para que os fios se separem, use uma escova para alisar novamente o pelo.

Mantenha o bico do secador a cerca de 15 cm de distância do pelo do seu animal de estimação enquanto você trabalha.

Certifique-se de remover as bolas de algodão das orelhas do seu filhote depois de secá-las!

Dicas de banho para filhotes de Shih Tzu

Comece a dar banho em seu Shih Tzu quando ele tiver cerca de 3 meses de idade. É importante começar a dar banho em seu filhote enquanto ele ainda é jovem, para que ele se acostume e o aceite como uma parte normal da vida. Dê o primeiro banho ao seu filhote quando ele tiver 3 meses de idade e continue a dar banho nele mensalmente, para que se torne uma rotina fácil para o seu filhote à medida que ele amadurece.

  • Aclimate o filhote à hora do banho lentamente nos dias anteriores ao primeiro banho. Dê ao seu filhote tempo para se sentir confortável com o processo e familiarize-o com as imagens, sons e sensações da hora do banho. Abra a água para acostumá-los ao som e deixe seu filhote cheirar todos os suprimentos que você usará para escová-los. Acostume-os a serem manuseados tocando suas patas e orelhas e esfregando-as por toda parte.
  • Acostume seu filhote ao secador, mostrando-o enquanto ele está desligado. Em seguida, ligue-o, mas fique de frente para o filhote. Gradualmente, aproxime-se e sopre suavemente o pelo até que ele não tenha medo do secador. Toque uma música relaxante para o seu filhote e massageie-o nos locais onde ele normalmente gosta de ser acariciado. Isso pode ajudar a mantê-los calmos durante todo o banho! Dê ao seu cachorro muitos elogios verbais e guloseimas quando ele responder positivamente ao processo de aclimatação. Recompensá-los irá prepará-los para uma experiência positiva na hora do banho.
  • Limpe as orelhas do seu Shih Tzu após cada banho mensal. Começando com uma orelha, preencha o canal auditivo do seu filhote com uma solução para limpeza de orelhas de cachorro . Massageie a base da orelha por 30 segundos, depois dê um passo para trás e deixe o filhote balançar a cabeça. Quando terminar, limpe suavemente o canal auditivo com uma bola de algodão e depois passe para o próximo ouvido. Ao limpar as orelhas com uma bola de algodão, não vá além dos nós dos dedos no canal auditivo do seu filhote. A higiene auditiva do seu cachorro é tão importante quanto a do resto do corpo! Geralmente, é uma boa ideia limpar as orelhas de um cachorro uma vez por mês.
  • Apare as unhas do seu filhote após o banho, como parte do processo de preparação. Também é uma boa ideia aparar as unhas do seu cachorro no final da sessão de banho, especialmente porque é algo que eles normalmente conseguiriam no tosador. Usando um cortador de unhas canino , corte as unhas do seu filhote cerca de 2 mm (0,08 pol.) Acima do sabugo, que é o vaso sanguíneo que passa pela metade da unha do seu filhote.
  • O sabugo rosa é fácil de identificar se o seu cachorrinho tem unhas claras ou transparentes. Se eles tiverem unhas escuras, corte um pouco de cada vez e pare quando vir um oval cinza ou rosa na borda cortada da unha - isso é rápido. Também ajuda começar a cortar as unhas do seu cachorro enquanto ele é jovem, para que ele se acostume e aceite isso como parte da vida - assim como o banho. Se você não se sentir confortável em aparar as unhas do seu filhote, um veterinário ou tratador de animais de estimação pode fazer isso facilmente.
  • Dê banho em seu filhote Shih Tzu a cada 3 semanas. Shih Tzus precisam de banhos regulares, mas certamente não precisam ser lavados dia sim, dia não! Planeje dar banho em seu filhote a cada 3 semanas; esperar mais tempo pode fazer com que a oleosidade natural do corpo se acumule e cheire mal. Enquanto isso, lavar um filhote com muita frequência remove a oleosidade natural do corpo muito rapidamente, ressecando a pele.

A única ocasião em que você precisará dar banho em seu Shih Tzu com mais frequência é se ele tiver problemas de pele que causem irritação e coceira. Nesses casos, o veterinário do seu cachorro pode prescrever um tratamento para eles.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato