Como escolher a comida certa para cachorro - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como escolher a comida certa para cachorro

Tentando descobrir como escolher uma ração para cachorro? A nutrição adequada é uma das necessidades mais básicas dos cães e uma boa dieta é uma das melhores maneiras de manter o seu cão saudável . 

Escolher uma ração para cachorro pode ser difícil, mas em última análise cabe a você decidir o que alimentar seu cão. 

Você deve considerar coisas como o tipo de alimento, a qualidade dos ingredientes e o custo que cabem no seu orçamento. Pesquise bastante para poder tomar uma decisão informada sobre a dieta do seu cão. Veja como escolher a ração para mantê-lo saudável e feliz.

Compreendendo a nutrição canina

Há muitas informações sobre nutrição canina disponíveis por aí. Milhares de opções de rações para cães estão disponíveis, e as opiniões sobre a nutrição canina variam entre veterinários, criadores, treinadores e outros proprietários de cães . 

Mesmo os especialistas nem sempre concordam sobre o melhor tipo de ração para cães , em parte porque não há apenas uma resposta. Algumas das informações que você encontrar podem ser imprecisas ou inconsistentes. 

Certos sites são mais confiáveis ​​que outros, mas seu veterinário é sempre o melhor recurso. Se você ainda tiver dúvidas sobre a alimentação do seu cachorro, você pode pedir o encaminhamento para um nutricionista veterinário .

Necessidades nutricionais básicas de cães

Todos os cães precisam ingerir calorias suficientes para fornecer energia ao corpo e manter pesos saudáveis. Essas calorias vêm de proteínas, gorduras e carboidratos. Além disso, os cães precisam de várias vitaminas e minerais para sustentar o seu corpo, assim como as pessoas.

A proteína é essencial para construir músculos e é decomposta em aminoácidos, que ajudam a manter diversas funções corporais. Na ração para cães, a proteína geralmente vem de frango, carne bovina ou peixe, mas pode usar carnes menos comuns, como cordeiro.

A gordura contém ácidos graxos, que fornecem energia, apoiam a função cerebral e ajudam a manter articulações, pele e pelagem saudáveis. Todos os cães precisam de um pouco de gordura em suas dietas, mas o excesso pode causar problemas gastrointestinais e levar à obesidade. A gordura da ração para cães pode vir de gorduras animais e/ou óleos vegetais.

Os carboidratos ajudam a aumentar o conteúdo calórico da ração para cães a uma quantidade adequada, sem adicionar excesso de gordura ou proteína, fornecendo energia sustentável aos cães. Os alimentos para cães podem conter carboidratos de grãos como arroz, milho ou trigo. 

As dietas sem grãos geralmente usam batatas ou outros amidos, mas devem ser fornecidas com cautela devido à ligação entre dietas sem grãos e cardiomiopatia dilatada em cães.

As vitaminas ajudam a apoiar muitos sistemas do corpo e são necessárias para todos os animais. Os cães necessitam de certas quantidades de vitaminas A, D, E e K, bem como de várias vitaminas B.

Minerais como cálcio, fósforo, ferro, cobre, zinco e selênio atuam para manter ossos saudáveis ​​e manter muitas outras funções corporais, como o movimento muscular. Os eletrólitos potássio, cloreto e sódio são cruciais para apoiar o equilíbrio de fluidos no corpo. 1

A água está presente na maioria dos alimentos para cães, incluindo ração seca, e normalmente é listada no rótulo como porcentagem de umidade. Claro, é sempre importante fornecer água potável limpa e fresca para o seu cão, independentemente do teor de umidade da comida. Saiba que os cães normalmente bebem menos água se comerem comida úmida.

Importância da Nutrição Equilibrada

Uma dieta balanceada contém uma variedade de ingredientes que fornecem a quantidade certa de calorias e nutrientes para manter os cães saudáveis. 

Por exemplo, uma dieta desequilibrada com muita proteína pode sobrecarregar os rins, mas uma dieta com pouca proteína não apoiará as funções corporais do cão. Algumas vitaminas e minerais essenciais precisam ser adicionados nas quantidades certas para serem benéficos e seguros.

Os alimentos comerciais para cães devem conter um rótulo da Association of American Feed Control Officials , uma organização sem fins lucrativos que define os padrões de alimentos para animais de estimação nos Estados Unidos. 

O rótulo AAFCO significa que o alimento atende aos padrões mínimos para uma nutrição canina completa e balanceada.

Algumas pessoas preferem evitar dietas comerciais e preparar a comida do cachorro em casa. No entanto, preparar a comida do seu cão do zero requer muita atenção para garantir que esteja completa e balanceada. 

Para obter informações sobre como preparar sua própria dieta caseira , aprenda como fazê-la corretamente em um site como o BalanceIt.com , e sempre peça ajuda ao seu veterinário.

Avaliando Ingredientes de Alimentos para Cachorros

Uma ração para cães que atenda aos requisitos da AAFCO não é necessariamente uma dieta de alta ou baixa qualidade. Você pode ter uma ideia da qualidade da comida para cachorro olhando a lista de ingredientes, mas a qualidade da dieta é muito subjetiva. 

Muitos pais de animais de estimação fazem escolhas alimentares para seus cães com base em seus próprios padrões nutricionais, e não há nada de errado com isso, desde que a comida seja completa e balanceada e não contenha ingredientes prejudiciais .

Os ingredientes da comida para cães são listados em ordem de peso, do maior para o menor, portanto, os primeiros quatro a cinco ingredientes constituem a maior parte da comida. 

Não existe um padrão universal para a qualidade da comida para cães, mas muitos consideram uma dieta de alta qualidade se os itens à base de carne forem listados como os primeiros dois a três ingredientes.

Algumas pessoas preferem dietas naturais , dietas ancestrais ou dietas de alimentos crus que contenham ingredientes alimentares integrais e sejam minimamente processados. 

A teoria é que os nutrientes estão mais disponíveis para os cães nessas dietas e que eles não recebem aditivos desnecessários. 

As dietas com alimentos crus devem ser utilizadas com cautela devido aos riscos de fragmentos ósseos nos alimentos minimamente processados, que podem apresentar risco de asfixia ou perfuração, e à presença de bactérias ou parasitas que podem causar doenças ou infecções em seu cão.

Depois de decidir o que é mais importante para você, analise o rótulo para escolher o alimento que melhor atenda aos seus padrões.

Análise da lista de ingredientes

Aqui estão alguns dos ingredientes mais comuns encontrados na comida de cachorro e para que servem:

  • Carne ou aves fornecem proteínas. Este é o músculo do animal e contém água, por isso pode pesar mais que outros ingredientes, mas não contribuir tanto para o perfil nutricional.
  • Subprodutos de carne ou aves também fornecem proteínas e não são necessariamente ruins para os cães. Geralmente são compostos de órgãos e outras partes de animais, mas não contêm cabelos, chifres, dentes ou cascos.
  • Refeições feitas de carne, aves ou seus subprodutos são versões moídas dos ingredientes acima e fornecem proteínas. Estes contêm menos água do que as carnes musculares e são normalmente mais densos em nutrientes.
  • Gorduras animais ou óleos vegetais fornecem ácidos graxos e acrescentam sabor aos alimentos. Estes podem ser listados como tocoferóis mistos, que também servem como conservantes.
  • Ingredientes vegetais , como arroz, milho, soja, cevada, batata e ervilha, adicionam nutrientes e calorias à comida de cachorro. Os amidos também ajudam os alimentos secos a permanecerem juntos na ração.
  • A fibra dietética pode incluir ingredientes como inulina, celulose em pó, polpa de beterraba seca, raiz de chicória seca e frutooligossacarídeo. 3
  • Os conservantes são necessários para manter os alimentos secos frescos e seguros. Você pode ver conservantes sintéticos, como hidroxianisol butilado (BHA), hidroxitolueno butilado (BHT) e etoxiquina. 
  • Os conservantes naturais incluem vitamina E (também conhecida como tocoferol), vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) e extrato de alecrim. Alguns alimentos para cães contêm uma combinação de conservantes naturais e sintéticos 4

Ingredientes a evitar

Se você está procurando uma dieta de alta qualidade para seu cão, evite alimentos com milho, trigo, arroz, cevada ou soja listados nos primeiros ingredientes. No entanto, não é necessário evitar completamente esses carboidratos, a menos que seu cão tenha sensibilidade a eles.

Às vezes, corantes alimentares são adicionados à ração para animais de estimação para atrair os humanos, mas são desnecessários para os cães. O açúcar adicionado, que pode ser listado como xarope de milho, acrescenta sabor, mas também calorias. O açúcar não é necessário na comida de cachorro, então você pode evitá-lo, especialmente se seu cão corre risco de diabetes ou obesidade.

Algumas pessoas temem que os conservantes sintéticos sejam prejudiciais aos cães, mas não há evidências científicas que sustentem isso. 5 No entanto, se preferir uma dieta natural para o seu cão, poderá optar por um alimento apenas com conservantes naturais.

Tipos de comida para cachorro

A ração comercial para cães está tradicionalmente disponível em variedades úmidas (ração) ou secas (enlatadas). No entanto, as tendências nutricionais modernas resultaram em mais opções para os pais dos animais de estimação, incluindo alimentos frescos para cães (refrigerados ou congelados) e fórmulas desidratadas (muitas vezes liofilizadas).

Você pode escolher apenas um tipo de alimento para seu cão ou misturar os alimentos, mas converse com seu veterinário para garantir que está atendendo às necessidades nutricionais de seu cão. Os fãs de dietas naturais podem preferir alimentos frescos ou congelados porque geralmente contêm ingredientes integrais e menos (ou nenhum) produto químico.

Considerando as necessidades específicas dos cães

Para escolher o alimento certo para o seu cão, considere vários fatores, incluindo o estágio de vida do seu cão, a raça e outras necessidades individuais.

Nutrição específica para a idade

A AAFCO exige que a ração comercial para cães seja rotulada de acordo com o estágio de vida. Filhotes , cadelas grávidas e mães que amamentam necessitam de mais calorias e nutrientes para apoiar o crescimento. 

Esses alimentos normalmente contêm uma declaração que diz que o alimento é para crescimento, gestação/lactação ou "todas as fases da vida". Um alimento que diz “para manutenção” é projetado apenas para cães adultos adultos.

Os alimentos para cães idosos não são regulamentados pela AAFCO, portanto não há padrões definidos a serem cumpridos. Os alimentos rotulados para cães idosos variam em fórmula de marca para marca. Seu veterinário pode recomendar uma ração específica para cães idosos porque possui um perfil nutricional projetado para apoiar o envelhecimento do seu cão.

Nutrição Específica da Raça

Algumas marcas de rações para cães possuem fórmulas desenvolvidas para atender às necessidades específicas de determinadas raças de cães. 

Por exemplo, alimentos para filhotes de raças grandes podem ajudar a regular o crescimento para evitar o desenvolvimento de certos problemas ortopédicos em raças de cães maiores . 6 As dietas de manutenção para raças grandes podem ajudar a apoiar as articulações durante a idade adulta.

Existem também algumas dietas voltadas para raças específicas de cães. Alguns deles usam receitas desenvolvidas cientificamente para controlar ou prevenir problemas de saúde comuns observados na raça. 

Outros estão simplesmente usando estratégias de marketing para atrair os consumidores. Pergunte ao seu veterinário se uma dessas dietas pode ajudar seu cão.

Nutrição específica para condições de saúde

Algumas empresas fornecem “dietas veterinárias” ou “dietas prescritas” que são projetadas especificamente para tratar uma condição médica, como doenças renais ou problemas do trato urinário. Seu veterinário pode recomendar uma dessas dietas se for apropriada para o seu cão. 

Muitas dessas dietas especiais só estão disponíveis para compra através do seu veterinário, mas algumas empresas fabricam fórmulas “sem receita” que podem ser compradas em lojas regulares. Se o seu cão tiver algum problema de saúde, pergunte ao seu veterinário se uma dieta especial pode ajudar.

Nutrição de Desempenho

Cães de trabalho e atletas caninos que participam de esportes caninos, pastoreio ou caça precisarão de mais calorias para manter a condição corporal e apoiar o desempenho. 

Algumas dietas são rotuladas de “desempenho” ou “alta energia” porque são mais densas em calorias e nutrientes, o que as torna adequadas para cães extremamente ativos. Esteja ciente de que esses alimentos podem causar ganho de peso se o nível de atividade do seu cão diminuir.

Procurando conselhos sobre comida para cães

A melhor fonte de aconselhamento nutricional é um veterinário ou nutricionista veterinário que conheça seu animal de estimação. Sua loja local de suprimentos para animais de estimação também pode ajudar, mas não pode substituir as recomendações do seu veterinário. 

Você também pode conversar com criadores, treinadores e tratadores de cães para obter mais opiniões, mas esteja preparado para obter conselhos conflitantes. Lembre-se de que nem todos os especialistas concordam quando se trata de nutrição canina, e o mesmo vale para conversar com outros donos de animais de estimação. 

Lembre-se de que cães diferentes podem reagir de maneira diferente à mesma comida. Use as informações obtidas para restringir ainda mais suas opções, mas lembre-se de que opiniões não são fatos.

Dicas para fazer a transição para uma nova comida de cachorro

Depois de escolher uma ração para cachorro, mude gradualmente a dieta do seu cão, adicionando um pouco mais de ração nova à ração antiga todos os dias durante vários dias. Isso pode ajudar a prevenir distúrbios gastrointestinais e alertá-lo sobre quaisquer novas sensibilidades alimentares.

Uma boa regra é alimentar um terço dos alimentos novos e dois terços dos antigos como alimento durante três dias, depois meio a meio durante três dias, depois dois terços novos com um terço dos antigos durante três dias. 

Se o seu cão se sair bem durante essa transição, você poderá passar a alimentar completamente a nova dieta. Contate seu veterinário se seu cão apresentar vômito, diarréia ou perda de apetite.

Depois que seu cão estiver comendo exclusivamente a nova dieta, pode levar várias semanas para notar mudanças na aparência geral e na atitude de seu cão. 

No entanto, se o seu cão desenvolver sinais de doença , consulte o seu veterinário. Pode ser necessário mudar a dieta novamente se ela não concordar de alguma forma com o seu cão.

A dieta do seu cão ao longo do tempo

A maioria dos veterinários dirá que não há necessidade de mudar a alimentação do seu cão se ele estiver indo bem com uma dieta específica. 

No entanto, alguns especialistas recomendam rotação de dietas a cada dois a seis meses se você estiver alimentando ração comercial para cães , e isso normalmente significa mudar para uma nova empresa de alimentos.

Alimentar a mesma comida o tempo todo pode ser enfadonho para alguns cães, então uma dieta rotativa pode ser uma solução para comedores exigentes. 

Além disso, alguns especialistas acreditam que uma dieta rotativa pode minimizar problemas relacionados a recalls de alimentos, enquanto outros acham que pode prevenir algumas alergias e outras doenças. 8 Lembre-se de que as necessidades de cada cão podem variar e os especialistas nem sempre concordam. Consulte seu veterinário sobre as melhores escolhas alimentares para seu cão.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato