Cristo Redentor do Brasil: descubra como e por que a estátua foi construída - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cristo Redentor do Brasil: descubra como e por que a estátua foi construída

Localizado no topo do Corcovado, no Rio de Janeiro, Brasil, o status icônico do Cristo Redentor o classifica como uma das sete maravilhas modernas do mundo. 


A estátua atrai turistas de todo o mundo que vêm e percorrem os perigosos picos do Monte Corcovado para visitar a estátua. Feita em estilo Art Déco, é uma das maiores estátuas de Cristo do mundo.

Em 12 de outubro de 1931, a estátua do Cristo Redentor foi inaugurada no Brasil. Tem 30 metros de altura e 30 metros de largura (com os braços da estátua estendidos). 

O próprio Morro do Corcovado atinge 2.300 pés de altura e tem vista para a cidade do Rio de Janeiro, a principal cidade portuária do Brasil. A icônica estátua do Cristo Redentor passou a ser um símbolo tanto para o Rio de Janeiro quanto para a nação brasileira . 

Embora esta estátua seja sem dúvida reconhecível e automaticamente associada ao horizonte do Rio de Janeiro, a história do Cristo Redentor do Brasil é normalmente menos conhecida. Antes de falarmos sobre como a estátua foi construída, vamos começar com sua história.

História do Cristo Redentor do Brasil

A ideia da estátua começou com o germe de uma ideia na década de 1850. O padre vicentino Pedro Maria Boss (também conhecido como Pierre-Marie Bos) sugeriu que fosse erguida uma estátua em homenagem à Princesa Isabel, filha do Imperador Pedro II. 

Lei de Abolição da Princesa Isabel

Enquanto o pai da Princesa Isabel esteve ausente no estrangeiro, ela agiu em nome do pai. Quando seu pai adoeceu em 1887, ela serviu como regente do Brasil. Seu papel como regente interina ocorreu em meio a rumores crescentes de abolição. 

Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a "Lei Áurea" ( A Lei Áurea ), que aboliu todas as formas de escravidão. 

À medida que a ordem legislativa da Princesa Isabel pôs fim a toda a escravatura em todo o país, os proprietários de plantações perderam os seus trabalhadores escravizados. Posteriormente, a Lei Áurea levou à queda da monarquia brasileira.

A Lei Áurea como peça legislativa tem apenas 18 palavras, mas continua sendo uma das peças mais importantes da história brasileira – apesar das ramificações que teve para a estrutura governamental do Brasil. 

Como o Corcovado inspirou Priest Boss

Os esforços da Princesa Isabel para acabar com a escravatura levaram o Priest Boss a solicitar um monumento, mas isso foi apenas parte da inspiração inicial. Padre Boss residia na Escola Imaculada Conceição, que dava para o Morro do Corcovado. 

Em sua obra A Imitação de Cristo, de 1903, seu prefácio inclui um famoso poema que descreve sua visão de uma estátua monumental de Jesus no topo do Corcovado.

No entanto, o interesse de Priest Boss num monumento é uma resposta a uma mudança cultural mais significativa. Com a separação pendente entre Igreja e Estado, os cidadãos da nação, especialmente os da capital, Rio de Janeiro, temiam um país ímpio iminente. 

Em discussão com a Princesa Isabel, o Padre Boss propôs um monumento e solicitou ajuda financeira. Depois que o Brasil se tornou uma república, as conversas sobre a estátua cessaram. Posteriormente, a primeira proposta foi rejeitada.

As origens do Cristo Redentor podem ser rastreadas até este momento. No entanto, nenhuma ação oficial foi tomada na época. Em 1920, uma segunda proposta foi apresentada. 

Além da proposta, os católicos brasileiros também financiaram a estátua. A proposta foi acompanhada de diversas sugestões de design. Em 4 de abril de 1922, foi lançada a base da pedra fundamental. Esta data coincidiu com o centenário da independência do Brasil de Portugal, comemorando a ocasião.

O Projeto do Cristo Redentor 

Em 1922, ainda não havia um consenso oficial sobre o desenho da estátua. Mais tarde naquele ano, houve um concurso para encontrar um designer.

Heitor da Silva Costa, engenheiro brasileiro, foi inicialmente escolhido como projetista com base em seus esboços preliminares. Porém, a versão final, que hoje é conhecida como Cristo Redentor, passou por diversas variações e artistas diferentes. 

O desenho final, que tem os braços estendidos para significar a crucificação de Cristo, foi desenvolvido em colaboração com o artista Carlos Oswaldo.  

O projeto ainda levou mais nove anos para ser concluído, mesmo após o lançamento das fundações em 1922. Em 1927, uma estrutura de aço foi erguida no topo do Corcovado. Foi necessária uma discussão contínua para determinar o acabamento exterior da estátua.

 “Marchamos para o inevitável fracasso artístico, sem poder voltar atrás”, disse Silva Costa. 

Estabelecendo uma equipe de design

Em 1924, Silva Costa visitou a Europa e conheceu o engenheiro francês Albert Caquot. Juntas, a equipe se reuniu com diversos escultores. 

Depois que o esboço final de Oswaldo foi decidido, o escultor franco-polonês Paul Landowski projetou uma versão em miniatura da estátua. A maquete tinha aproximadamente 13 pés de altura.

Transportar a estátua da Europa para a América do Sul seria um processo difícil. Para simplificar o processo de transporte, Landowski primeiro produziria peças de argila da escultura em tamanho real. Depois, essas peças foram transportadas para o Brasil.

Já no Rio, as peças de barro foram reproduzidas em concreto. Silva Costa foi inicialmente contra o concreto por causa de seu exterior de aparência grosseira. 

No entanto, enquanto estava na Europa em 1924, ele ficou intrigado com uma fonte perto da Champs Elysees. A fonte foi revestida com pequenos mosaicos, o que levou Silva Costa a considerar alternativas ao betão. 

A versão final do Cristo Redentor é revestida em pedra-sabão, inicialmente inspirada no encontro da fonte de Silva Costa na Europa.

A pedra-sabão havia sido usada por um escultor do século XVIII . O escultor produziu sua obra em um estado ao norte do Rio de Janeiro e, mesmo 120 anos depois, o material se mostrou durável. Segundo Bel Noronha, tataraneta de Silva Costa, a longevidade da pedra-sabão foi o que acabou lhe convencendo do material.

Silva Costa decidiu usar uma pedra-sabão clara de pedreiras próximas à cidade de Ouro Preto.

A Construção da Estátua

Em 1926, a construção começou oficialmente e continuou por mais cinco anos. Caquot foi encarregado de projetar a estrutura interna da estátua.

 Ele teve que configurar como a estátua suportaria o peso do concreto. À medida que as peças esculpidas de Landowski chegavam ao Brasil, uma equipe de trabalhadores retirava água de uma fonte próxima para preparar o cimento. 

O Morro do Corcovado é excepcionalmente íngreme e um carrinho ferroviário foi instalado para auxiliar os trabalhadores no transporte dos materiais encosta acima. 

Posteriormente, foi adicionado um sistema de andaimes ao exterior da estátua, que os trabalhadores subiam diariamente para chegar às partes superiores do Cristo Redentor. 

Assim que a escultura de concreto foi concluída, uma equipe decidiu cobrir toda a superfície com quase 6 milhões de ladrilhos de pedra-sabão. Há rumores de que os trabalhadores escreveram notas no verso dos azulejos, imbuindo o marco icônico com potencialmente milhões de mensagens ocultas.

O projeto e a construção da estátua levaram nove anos para serem concluídos, custando quase US$ 5 milhões em dólares, de acordo com as taxas atuais. A estátua foi oficialmente aberta ao público em 12 de outubro de 1931, coincidindo com o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. 

Em 2007, a estátua do Cristo Redentor foi escolhida como uma das Sete Maravilhas do mundo moderno.

Hoje, o Cristo Redentor está localizado no Parque Nacional da Tijuca, no Alto de Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Existem três opções para chegar ao monumento: trem, van ou caminhada. 

Cristo Redentor: um símbolo cultural

O Cristo Redentor continua sendo uma atração popular e um símbolo da cultura brasileira. Perto do seu centenário, a estátua é atingida por raios pelo menos três vezes por ano. Em 2014, antes da Copa do Mundo FIFA, um raio quebrou um dos polegares da estátua.

A pedra original não está mais disponível, portanto, tons de pedra mais escuros devem ser usados ​​para substituir a original. Por causa disso, a estátua do Cristo Redentor está escurecendo lentamente.

O Cristo Redentor, em toda a sua representação histórica e religiosa, continua inspirando uma forte ligação entre aqueles que vivem mais próximos dele. 

Milhões de pessoas visitam a estátua anualmente, mas a estátua, constantemente visível para quem mora nas proximidades, serve como um símbolo da comunidade brasileira, não vista apenas como um marco religioso, mas também como uma contribuição para a arte e a ciência.

Referencia:
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato