Doenças do Shih Tzu que você deve conhecer - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Doenças do Shih Tzu que você deve conhecer

O Shih Tzu é uma raça atraente, com belos cabelos longos e comportamento digno. Muitas pessoas adotaram um Shih Tzu por causa de sua aparência fofa.

Shih Tzus são populares como uma raça de cães fáceis de manter, mesmo para iniciantes, mas há algumas coisas que você precisa ter cuidado ao passar tempo com eles.

Desta vez, explicaremos a personalidade e as características do Shih Tzu que os proprietários devem conhecer. Também apresentaremos doenças que você deve conhecer e dicas sobre como cuidar do seu Shih Tzu, portanto, use isso como referência ao iniciar sua vida com seu Shih Tzu.

Personalidade de Shih Tzu

Shih Tzus costumam ter as seguintes personalidades:

  1. gentil e amigável
  2. Meu ritmo
  3. Amigável e cooperativo
  4. sábio
  5. ativo e curioso
  6. teimoso e orgulhoso
  7. forte espírito independente

Shih Tzus são geralmente afetuosos e gentis, e muitas vezes amigáveis ​​com seus donos. É uma raça de cachorro que não tem tendência a latir e é fácil de manter para iniciantes.

No entanto, diz-se que o Shih Tzu, que nasceu no Tibete, tem uma longa história de ser mantido como cão de carinho pelos aristocratas chineses e, talvez por isso, pode ser teimoso e independente. 

Se você mimar o seu cão, pode ser difícil cuidar dele, como escovar os dentes e escová-lo, quando ele se tornar adulto. É importante treinar seu cão com liderança desde filhote.

A falta de socialização em Shih Tzus pode levar a problemas comportamentais.

Se os Shih Tzus não forem socializados durante a infância, eles podem ficar com medo e desenvolver problemas comportamentais.

Por exemplo, se o seu cão tem poucas oportunidades de entrar em contato com estranhos, objetos ou sons, após o período de socialização (por volta das 3 a 12 semanas de idade), ele pode ficar incapaz de andar devido ao medo de coisas desconhecidas. 

Além disso, se o seu animal de estimação não estiver acostumado a ser tocado, isso poderá causar problemas comportamentais, como mordidas reflexas.

Se você notar esse comportamento em um cão adulto, recomendamos consultar imediatamente um profissional. Se você tomar a atitude errada, o comportamento problemático poderá piorar, portanto, evite lidar com isso sozinho.

Dicas para cuidar de um Shih Tzu

Ao criar um Shih Tzu, certifique-se de compreender sua personalidade e preste atenção aos cinco pontos a seguir.

Boa socialização desde filhote

Shih Tzus têm personalidades amigáveis, mas podem ficar excessivamente medrosos se não forem bem socializados. A partir do momento em que você traz seu animal de estimação para sua família, é importante deixá-lo se acostumar ativamente com o ambiente externo, estranhos, sons e arredores.

Escovação diária

Os Shih Tzus têm raízes em regiões áridas e são propensos a doenças de pele no clima quente e úmido do Japão. Também existe o risco de dermatite devido ao emaranhado do pelo macio. Escove seu gato diariamente para remover pelos soltos, promover o metabolismo da pele e manter a respirabilidade.

Tome medidas contra a insolação

Por ser uma raça braquicefálica, os Shih Tzus são propensos a insolação, portanto, ligue o ar condicionado durante as estações quentes. 

É fundamental tomar medidas diárias para prevenir a insolação, como fazer caminhadas nos horários mais frescos e levar água. Tenha também cuidado ao viajar em um carro ou avião quente.

Exercitar todos os dias

Shih Tzus são ativos e adoram se exercitar. Eles também tendem a ganhar peso com facilidade, portanto, faça exercícios regularmente. Além das caminhadas diárias, recomendamos criar um ambiente onde eles possam brincar também dentro de casa.

Mantenha uma forma e peso corporal adequados

O Índice de Condição Corporal  é útil para controlar a saúde dos Shih Tzus, que tendem a ganhar peso com facilidade. BCS é um índice que avalia a forma do corpo em uma escala de cinco pontos baseada na aparência e no tato. 

Tenha cuidado com a doença do seu Shih Tzu.

O simpático Shih Tzu tem poucos problemas devido à sua personalidade, mas existem algumas doenças com as quais você deve ter cuidado em comparação com outras raças de cães. 

Se você possui um Shih Tzu, deve saber sobre as doenças às quais ele é suscetível. Se você notar algum sintoma preocupante, consulte seu veterinário em vez de autodiagnosticá-lo.

doença de pele

Os Shih Tzus têm constituição seborreica, o que aumenta o risco de doenças de pele no clima quente e úmido do Japão. Uma doença de pele com a qual você deve ter especial cuidado é a seborreia. 

A seborreia causa sintomas como forte odor corporal, caspa e pele pegajosa. Se se tornar crônico, os sintomas podem ser observados mesmo no dia seguinte à lavagem.

otite externa

Shih Tzus com orelhas caídas são propensos a otite externa devido a congestão e alergias. A otite externa causa sintomas como coceira, vermelhidão, grandes quantidades de cera e odor forte. Verifique diariamente a condição das orelhas do seu cão. 

Casos graves podem causar dor intensa, por isso, se você estiver preocupado com sujeira ou odor, recomendamos visitar um veterinário o mais rápido possível.

doença ocular

Shih Tzus têm olhos grandes e salientes, o que os coloca em alto risco de desenvolver doenças oculares devido a ressecamento e arranhões. Lesões nos olhos podem causar ceratite, conjuntivite e descolamento de retina, por isso tome cuidado para não bater nos móveis.

insolação

Shih Tzus com cabelos longos e pelagem dupla não gostam de calor. Seus corpos retêm bem o calor e seus narizes curtos dificultam a dissipação do calor através da respiração, por isso é essencial tomar precauções contra a insolação. 

Os sinais de insolação incluem dificuldade em respirar, salivação excessiva, perda de apetite e vômitos. Preste muita atenção ao comportamento diário do seu cão e, se notar algum comportamento incomum, entre em contato imediatamente com o seu veterinário.

hérnia de disco

Shih Tzus são geneticamente predispostos a desenvolver hérnia de disco. Após o início dos sintomas entre os 3 e os 6 anos de idade, há muitos casos em que o quadro piora com recorrências repetidas. Os sintomas incluem dor, tontura e perda de consciência. É importante cuidar deles à medida que crescem.

obesidade

Os Shih Tzus tendem a ganhar peso com facilidade, por isso o controle do peso é essencial para evitar que se tornem obesos. A obesidade pode levar a várias doenças, como diabetes, doenças renais e inflamação das articulações. 

O Shih Tzu de pêlo comprido é uma raça de cachorro difícil de verificar se há obesidade com base em sua aparência, portanto aumente as oportunidades de interagir com ele no dia a dia e faça dieta se necessário.

Conclusão:

Shih Tzus têm uma personalidade amorosa e gentil e são propensos a latidos desnecessários e comportamentos problemáticos, o que os torna fáceis de manter, mesmo para iniciantes. No entanto, se não forem socializados, podem ficar com medo e latir ou morder de medo. 

Eles também tendem a ter muito orgulho, por isso certifique-se de treiná-los e socializá-los adequadamente antes de atingirem a idade adulta.

Embora sejam fáceis de cuidar, são propensos a doenças de pele e olhos, insolação e ganho de peso. Gerencie seu peso adequadamente por meio de exercícios regulares e Índice de Condição Corporal  e desfrute de uma vida saudável com seu Shih Tzu.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato