Por Que Meu Cachorro Come Cocô De Gato? Comportamento canino - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por Que Meu Cachorro Come Cocô De Gato? Comportamento canino

Um comportamento comum que deixa muitos donos de cães frequentemente intrigados é a tendência de seus cães de comer cocô de gato. Embora esse comportamento certamente não seja agradável de se ver, na verdade é bastante comum entre cães. Mas ainda leva à pergunta comum e exacerbada: “por que meu cachorro come cocô de gato?”

Tal como acontece com qualquer coisa relacionada ao intestino dos cães, a ênfase está sempre na saúde deles. Algumas pessoas acreditam que as deficiências nutricionais podem estar por trás da coprofagia, tornando o uso cuidadoso de suplementos vitamínicos caninos uma opção. 

No entanto, a maioria dos cães que comem fezes não apresenta nenhuma deficiência nutricional real. Então, vamos dar uma olhada no que a Dra. Katherine A. Houpt, VMD, PhD tem a dizer sobre esse problema comum em cães.

Então, Por Que Os Cães Comem Cocô De Gato?

Existem várias razões pelas quais os cães podem comer cocô de gato, incluindo hábitos alimentares indiscriminados, comportamento aprendido, tédio e estresse, o cheiro forte das fezes, os nutrientes viáveis ​​que contém, seu instinto natural de limpeza e seu instinto de limpeza. 

Embora esse comportamento possa ser desagradável para os donos, geralmente não é prejudicial à saúde do cão, desde que as fezes estejam livres de parasitas ou outros patógenos nocivos.

Este comportamento, conhecido como coprofagia , pode ser bastante desconcertante e até revoltante de testemunhar. Então, por que os cães comem cocô de gato? Vamos dar uma olhada mais de perto nas razões individuais.

1. Alimentação Indiscriminada

Os cães são famosos por seus hábitos alimentares indiscriminados , às vezes chamados de pica. Eles comem quase tudo que tenha um cheiro remotamente interessante, independentemente de ser comestível ou não. 

Na verdade, muitas vezes comem itens não alimentares. Isso pode incluir fezes, que podem ter um cheiro forte que desperta a curiosidade.

Cães com pica podem precisar de muito controle ambiental, como passear com focinheira, manter fora do alcance seus itens favoritos para comer (como meias ou caixa de areia para gatos) e modificação gradual de comportamento com um profissional. 

Pica é um problema muito difícil para o dono comum de um cão resolver sozinho e pode ser perigoso se o seu cão engolir algo que não consegue digerir.

2. Cheiro Forte

O cocô de gato pode ter um odor particularmente forte que pode ser atraente para os cães. Isso ocorre porque os gatos são carnívoros obrigatórios, o que significa que suas fezes contêm muitas proteínas e outros nutrientes que os cães podem achar atraentes.

3. Comportamento Aprendido Observando Outros Cães

Os cães são animais sociais e aprendem muito observando outros cães, incluindo bons e maus comportamentos. Se o seu cão viu outro cão comer fezes, seja da caixa de areia de um gato ou de outra fonte, ele pode estar inclinado a imitar essa ação. 

Cães que vivem em lares com vários cães podem ter maior probabilidade de se envolver nesse comportamento, principalmente se um dos cães já exibiu a característica.

Você pode estar se perguntando por que qualquer cachorro iniciaria esse comportamento. As raízes poderiam ser evolucionárias; canídeos selvagens, como lobos e raposas, costumam comer fezes por vários motivos, inclusive para obter nutrientes adicionais ou para eliminar resíduos de seu território. Os cães domésticos não têm as mesmas necessidades, mas o instinto ainda pode estar presente.

Se você suspeita que seu cão aprendeu esse comportamento com outro cão, o redirecionamento e o reforço positivo podem ajudar. Fique de olho no seu cão quando ele estiver perto da caixa de areia do gato ou de outros cães que apresentem esse comportamento. 

Se você pegar seu cachorro em flagrante, redirecione sua atenção com um brinquedo ou guloseima e recompense-o por sair da área.

4. Tédio Ou Estresse

Outra possível razão para o interesse do seu cão pela caixa sanitária do gato é o tédio ou o estresse. Cães que não são estimulados mental ou fisicamente podem procurar maneiras de se divertir, mesmo que seja por meio de comportamentos indesejáveis. Além disso, alguns cães podem comer fezes como forma de lidar com o estresse ou a ansiedade.

Se você acha que o tédio ou o estresse podem estar levando seu cão a comer cocô de gato, a solução pode envolver mais do que apenas bloquear o acesso à caixa sanitária. 

Considere introduzir novos brinquedos que desafiem mentalmente seu cão, como alimentadores de quebra-cabeça . O exercício diário é outra excelente forma de manter o seu cão entretido e livre de estresse. Você também pode querer explorar atividades para aliviar o estresse, como ioga para cães ou música calmante.

5. Nutrientes Viáveis

Além do cheiro forte, o cocô de gato também pode conter nutrientes viáveis ​​que faltam na dieta dos cães. Os cães podem ser atraídos pelas fezes como forma de complementar sua nutrição, especialmente se não estiverem ingerindo proteínas suficientes ou outros nutrientes essenciais em sua dieta regular.

6. Instinto Natural De Limpeza

Os cães têm um instinto natural de manter sua área de estar limpa, o que pode incluir a remoção de quaisquer resíduos. 

Esse instinto pode se estender a outras áreas da casa, incluindo a caixa sanitária. Os cães podem comer cocô de gato como forma de manter seu ambiente limpo e livre de resíduos. Isso pode ser uma extensão natural do instinto da cadela de limpar as fezes dos filhotes.

7. Instinto De Limpeza

Finalmente, os cães têm um instinto natural de limpeza que pode levá-los a procurar comida em lugares improváveis. Este instinto pode ser particularmente forte em cães que não recebem comida suficiente ou que estão habituados a procurar alimentos na natureza. 

Comer cocô de gato pode ser uma forma de esses cães satisfazerem sua fome e seus instintos de sobrevivência.

Compreendendo A Coprofagia

A coprofagia, ou ato de comer fezes, é um comportamento comum entre cães. Embora possa parecer nojento para os humanos, é um comportamento natural para muitos animais, incluindo cães. Na natureza, cães e outros carnívoros podem comer fezes como forma de obter nutrientes que podem ter perdido em sua dieta.

Os Instintos Naturais Do Cachorro

Os cães são necrófagos naturais e têm um olfato apurado. Eles podem ser atraídos pelo cheiro de fezes de gato e outros excrementos de animais. Além disso, os cães podem comer fezes como forma de manter seu ambiente limpo. Na natureza, cães e outros animais podem comer fezes para prevenir a propagação de doenças e parasitas.

É importante observar que, embora a coprofagia seja um comportamento natural dos cães, também pode ser um sinal de problemas de saúde subjacentes. 

Cães que comem fezes podem não ter certos nutrientes em sua dieta ou podem ter problemas digestivos. É importante consultar um veterinário se o seu cão apresentar coprofagia para descartar quaisquer possíveis problemas de saúde.

No geral, a coprofagia é um comportamento natural dos cães, mas também pode ser um sinal de problemas de saúde latentes. Entender por que os cães comem fezes pode ajudar os donos a lidar com esse comportamento e garantir a saúde e o bem-estar de seus amigos peludos.

Riscos De Saúde

Embora comer cocô de gato possa parecer um comportamento inofensivo, na verdade pode representar sérios riscos à saúde dos cães. Nesta seção, discutiremos os riscos potenciais à saúde associados ao consumo de cocô de gato, incluindo parasitas e doenças.

Parasitas

Um dos maiores riscos à saúde associados ao consumo de cocô de gato é o potencial para parasitas. Sabe-se que os gatos carregam uma variedade de parasitas nas fezes, incluindo lombrigas, ancilostomídeos e tênias. 

Quando um cachorro come cocô de gato, ele pode ingerir facilmente esses parasitas, que podem infectar seu sistema digestivo.

Lombrigas, ancilostomídeos e tênias podem causar uma série de problemas de saúde em cães, incluindo vômitos, diarréia, perda de peso e até morte em casos graves. 

Além disso, alguns destes parasitas podem ser transmitidos aos seres humanos, o que pode representar um sério risco para a saúde dos donos de animais de estimação.

Doenças

Além dos parasitas, o cocô de gato também pode conter uma série de bactérias e vírus nocivos que podem causar doenças em cães. Por exemplo, as fezes dos gatos podem conter salmonela, que pode causar diarreia intensa, febre e vômitos em cães.

Outras doenças que os cães podem contrair ao comer cocô de gato incluem E. coli, giárdia e toxoplasmose. Estas doenças podem causar uma série de sintomas, incluindo diarreia, vómitos e febre, e podem ser especialmente perigosas para cachorros e cães mais velhos.

No geral, é importante que os donos de cães desencorajem seus animais de estimação de comer cocô de gato para evitar os riscos potenciais à saúde associados a esse comportamento.

Fatores Nutricionais

Uma razão pela qual um cachorro pode comer cocô de gato é a falta de nutrientes essenciais em sua dieta. Os cães são conhecidos por serem necrófagos e comem tudo o que encontram, incluindo fezes. Se a dieta de um cão for deficiente em certos nutrientes, ele pode recorrer à ingestão de fezes como forma de complementar sua dieta. 

É importante observar que, embora as pessoas muitas vezes apontem as deficiências nutricionais como razão para os cães comerem cocô de gato, não há muitas evidências disso. 

Dar suplementos vitamínicos ou minerais a cães raramente (ou nunca) faz alguma coisa para interromper o comportamento. Também é vital lembrar que qualquer coisa em excesso pode ser ruim e levar a complicações de saúde. 

Observação: se você suspeita que seu cão tem uma deficiência nutricional (geralmente você verá isso primeiro em sua pelagem), seu veterinário precisa fazer exames de sangue para verificar se ele está realmente com pouca coisa. 

Certos suplementos nutricionais, incluindo minerais e certas vitaminas, são tóxicos em grandes doses. Eles também são armazenados no fígado (ver doença de armazenamento de cobre ou toxicidade das vitaminas A e D), de modo que os efeitos de dar muito ao seu cão geralmente não são observados até semanas, meses ou mesmo anos depois. 

Ainda assim, alguns dos nutrientes que podem faltar nos cães incluem:

  • Enzimas;
  • Vitaminas (particularmente vitamina B1 ou tiamina); e
  • Minerais.

Se um cão não estiver ingerindo esses nutrientes essenciais em quantidade suficiente em sua dieta, é mais provável que ele coma fezes. Para prevenir esse comportamento, é importante garantir que a dieta do cão seja bem balanceada e contenha todos os nutrientes necessários.

Preferência De Sabor

Outra razão pela qual um cachorro pode comer cocô de gato é simplesmente porque ele gosta do sabor. Embora isso possa parecer grosseiro para os humanos, os cães têm preferências de gosto diferentes das nossas.

O cocô de gato pode ser particularmente atraente para os cães porque contém altos níveis de proteína e gordura. Além disso, o cheiro das fezes dos gatos pode ser atraente para os cães, pois eles são atraídos por odores fortes.

Para evitar que um cão coma cocô de gato devido à preferência gustativa, é importante manter as caixas sanitárias fora do alcance e limpar as fezes imediatamente. Fornecer aos cães muitos brinquedos e guloseimas também pode ajudar a satisfazer sua necessidade de mastigar e explorar.

Concluindo, há vários motivos pelos quais os cães podem comer cocô de gato. Ao compreender os fatores nutricionais e as preferências gustativas que podem contribuir para esse comportamento, os donos de animais de estimação podem tomar medidas para evitar que isso aconteça.

Fatores Comportamentais

Existem vários fatores comportamentais que podem levar um cachorro a comer cocô de gato. Alguns dos mais comuns incluem busca de atenção e tédio.

Procurando Atenção

Os cães são animais sociais e anseiam pela atenção de seus donos. Se se sentirem negligenciados ou ignorados, podem adotar comportamentos de busca de atenção, como comer cocô de gato. Este comportamento pode ser reforçado se o dono reagir repreendendo ou punindo o cão, pois atenção negativa ainda é atenção.

Para evitar comportamentos de busca de atenção, é importante fornecer ao seu cão bastante atenção e interação positivas. Brinque com seu cachorro, leve-o para passear e dê-lhe muitos elogios e guloseimas quando ele demonstrar bom comportamento.

Tédio

Cães que ficam sozinhos por longos períodos de tempo ou que não recebem estímulo mental suficiente podem ficar entediados e se envolver em comportamentos destrutivos ou incomuns, como comer cocô de gato. Esse comportamento também pode ser reforçado se o cão achar agradável o sabor do cocô de gato.

Para evitar o tédio, forneça ao seu cão muitos brinquedos e atividades para mantê-lo entretido enquanto você estiver fora. Brinquedos de quebra-cabeça, brinquedos para roer e brinquedos interativos podem ajudar a manter seu cão mentalmente estimulado. 

Além disso, considere contratar um passeador de cães ou babá para fornecer atenção extra e exercícios ao seu cão durante o dia.

No geral, é importante identificar os fatores comportamentais subjacentes que podem estar fazendo com que seu cão coma cocô de gato e tomar medidas para resolvê-los. Ao fornecer bastante atenção positiva e estímulo mental ao seu cão, você pode ajudar a prevenir que esse comportamento ocorra no futuro.

Evitando Que Seu Cachorro Coma Cocô De Gato

A principal maneira de impedir que seu cachorro coma cocô de gato é simplesmente não permitir que ele tenha acesso a cocô de gato. Fazer algumas mudanças no ambiente também pode ajudar a evitar que seu cão coma cocô de gato. Aqui estão algumas ideias:

  1. Colocação da caixa sanitária : Coloque a caixa sanitária em uma área que não seja facilmente acessível ao seu cão. Você também pode usar um portão para bebês para bloquear a área.
  2. Limpe o cocô : Limpe a caixa sanitária regularmente e descarte o cocô em uma lata de lixo segura. Isso reduzirá a tentação de seu cão comê-lo.
  3. Supervisão : Supervisione seu cão quando ele estiver perto da caixa sanitária. Isso permitirá que você intervenha caso eles tentem comer cocô.

Técnicas De Treinamento

Treinar seu cão para não comer cocô de gato é uma ótima maneira de prevenir esse comportamento. Aqui estão algumas técnicas de treinamento que você pode usar:

  • Comando Deixe : Ensine ao seu cão o comando “deixe” e use-o quando você pegá-lo tentando comer cocô de gato. Recompense-os com uma guloseima quando ouvirem seu comando.
  • Reforço positivo : Elogie e recompense seu cão quando ele ignorar o cocô de gato. Isso irá incentivá-los a continuar com esse comportamento.
  • Consistência : Seja consistente com seu treinamento e faça-o regularmente. É preciso tempo e paciência para treinar seu cão, mas no final valerá a pena.

Usando técnicas de treinamento e fazendo algumas mudanças ambientais, você pode evitar que seu cão coma cocô de gato. Lembre-se de ser paciente e consistente com seu treinamento, e sempre supervisione seu cão quando ele estiver perto da caixa sanitária.

Consultando Um Veterinário

Se o dono de um cão estiver preocupado com a coprofagia de seu cão, ele deve consultar um veterinário. O veterinário será capaz de determinar se o comportamento é um sinal de um problema médico ou se é simplesmente um problema comportamental.

Quando Procurar Ajuda

Se um cachorro está comendo cocô de gato, pode ser um sinal de um problema médico, como deficiência alimentar ou parasita intestinal. Se o cão também apresentar outros sintomas como vômitos, diarreia ou perda de peso, é importante procurar atendimento veterinário imediatamente.

Se o cão for saudável e a coprofagia for um problema comportamental, o veterinário pode aconselhar sobre como modificar o comportamento do cão.

Opções De Tratamento

O tratamento da coprofagia dependerá da causa subjacente do comportamento. Se o comportamento for devido a um problema médico, o veterinário tratará a doença subjacente.

Se o comportamento for devido a um problema comportamental, o veterinário pode recomendar técnicas de treinamento e modificação de comportamento. O dono do cão pode precisar mudar a dieta do cão ou fornecer mais exercícios e estimulação mental.

Em alguns casos, o veterinário pode prescrever medicamentos para ajudar a modificar o comportamento do cão. No entanto, a medicação só deve ser usada como último recurso e sob orientação de um veterinário.

No geral, consultar um veterinário é um passo importante no tratamento da coprofagia de um cão. O veterinário pode ajudar a determinar a causa subjacente do comportamento e fornecer orientação sobre como modificar o comportamento do cão.

Perguntas Frequentes

Como Posso Evitar Que Meu Cachorro Coma Cocô De Gato?

Existem várias maneiras de evitar que seu cão coma cocô de gato. Uma maneira é manter a caixa sanitária do seu gato em uma sala ou espaço separado onde o cão não possa acessá-la. Outra forma é supervisionar de perto o seu cão quando ele estiver ao ar livre e mantê-lo na coleira. Você também pode treinar seu cão para deixar cocô de gato em paz usando técnicas de reforço positivo.

Por Que Os Cães Comem Cocô De Gato E Como Posso Impedir Isso?

Os cães podem comer cocô de gato por vários motivos, incluindo tédio, curiosidade ou deficiência nutricional. Para impedir que seu cão coma cocô de gato, você deve certificar-se de que ele está recebendo uma dieta balanceada e nutritiva, fornecer muitos brinquedos e atividades para mantê-lo ocupado e supervisioná-lo de perto quando estiver ao ar livre.

Quais São Os Riscos Do Meu Cachorro Comer Cocô De Gato?

Comer cocô de gato pode expor seu cão a bactérias e parasitas nocivos, como E. coli, salmonela e lombrigas. Isso pode levar a problemas digestivos, diarréia e outros problemas de saúde.

É Ruim Para Meu Cachorro Comer Cocô De Gato?

Sim, é ruim para seu cachorro comer cocô de gato. Além de expô-lo a bactérias e parasitas nocivos, também pode causar problemas comportamentais e dificultar o treinamento do seu cão.

O Que Devo Fazer Se Meu Cachorro Comer Cocô De Gato?

Se o seu cão come cocô de gato, você deve monitorá-lo de perto em busca de sinais de doença ou problemas digestivos. Você também deve limpar a caixa sanitária regularmente e mantê-la fora do alcance do seu cão.

Os Cães Podem Ficar Doentes Por Comerem Areia De Gato?

Sim, os cães podem ficar doentes por comerem areia de gato. A areia para gatos pode conter produtos químicos e aditivos nocivos, bem como bactérias e parasitas. Se o seu cão come areia de gato, você deve monitorá-lo de perto em busca de sinais de doença ou problemas digestivos e entrar em contato com o seu veterinário, se necessário.

Pensamentos Finais

Concluindo, cães comendo cocô de gato é um comportamento comum que pode ser causado por vários fatores. Embora possa parecer nojento para nós, é importante compreender que é um instinto natural dos cães vasculhar e consumir fezes.

Os donos de animais de estimação devem tomar medidas para evitar que seus cães tenham acesso às fezes dos gatos, pois isso pode causar problemas de saúde como parasitas e infecções intestinais. Algumas maneiras de prevenir esse comportamento incluem manter as caixas sanitárias fora do alcance, supervisionar as brincadeiras ao ar livre e fornecer bastante estímulo mental e físico para o cão.

Se o comportamento persistir apesar das medidas preventivas, é recomendável consultar um veterinário ou especialista em comportamento animal para descartar quaisquer problemas médicos ou comportamentais subjacentes. 

Com paciência e consistência, os donos de animais de estimação podem ajudar seus cães a superar esse comportamento e a viver uma vida feliz e saudável.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato