Como cuidar de um filhote de cachorro Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como cuidar de um filhote de cachorro Shih Tzu

Originalmente criado pela nobreza chinesa já em 629 DC, o Shih Tzu é hoje um cão popular em todo o mundo como um companheiro dedicado e entusiasmado.

Adotar ou comprar um novo filhote de Shih Tzu é uma perspectiva atraente e empolgante, mas você deve conhecer alguns princípios e diretrizes básicas para cuidar dessa raça de brinquedo antes de levá-lo para casa. 

Aprenda quanto exercício você deve estar preparado para dar ao seu novo filhote, bem como que tipo de comida, roupa de cama, cuidados com a higiene e treinamento você precisará fornecer.

Cuidados com filhote de cachorro shih tzu

Deixe sua casa à prova de cachorros . Seu novo Shih Tzu será um canino curioso, sem senso de limites, então você terá que garantir que sua casa seja um lugar apropriado e seguro para um novo habitante tão brincalhão e curioso. 

Coloque todos os sapatos e itens para mastigar fora do alcance, instale travas em armários que contenham produtos químicos domésticos nocivos e embrulhe e remova quaisquer cordões expostos que possam parecer brinquedos tentadores para mastigar. 

Além disso, peça a todos na casa que mantenham os armários e as portas externas fechados quando seu novo cachorro chegar, para que ele não possa fazer nenhuma travessura ou escapar acidentalmente de sua casa.

Você deve saber manter sacos de ração para cães guardados em armários ou lixeiras trancadas, mas não se esqueça de que os cães - e especialmente os cachorrinhos - também são atraídos pela comida das pessoas! 

Não deixe sacos de batatas fritas ou doces pela metade e certifique-se de que todos os itens da cozinha sejam armazenados fora do alcance de seu companheiro canino. Frutas secas, chocolate e vegetais allium, como cebola e alho, são particularmente prejudiciais aos cães, portanto, tome cuidado especial com esses itens.

Compre uma caixa e roupas de cama

Seu novo cachorrinho shih tzu precisa de uma caixa por vários motivos. Em primeiro lugar, irá apresentar-lhes um “covil” acolhedor e seguro para onde poderão retirar-se quando se sentirem cansados, oprimidos ou ansiosos.

Em segundo lugar, irá ajudá-lo a treinar uma raça conhecida por ser um tanto difícil quando se trata de cuidar de uma casa.

Faça da caixa um lugar atraente antes da chegada do seu filhote, instalando uma cama confortável, brinquedos para mastigar e algumas guloseimas dentro dela.

Você deve selecionar uma caixa bem ventilada, grande o suficiente para permitir que seu cão se levante, vire-se e deite-se quando atingir o tamanho adulto. Para um Shih Tzu médio, espere uma altura adulta de 20 a 23 centímetros até o ombro e um peso de 9 a 16 libras.

Nunca deixe um filhote com menos de seis meses na caixa por mais de três a quatro horas seguidas e nunca use a caixa como punição.

Se você fizer isso, o filhote associará a caixa a emoções negativas e não a perceberá mais como um espaço tranquilo e seguro.

Compre pratos de aço inoxidável para comida e água

Você deve ter comida e água disponíveis para seu novo filhote assim que ele entrar em casa, portanto, compre um conjunto de tigelas para cães com antecedência. 

Embora você possa encontrar inúmeras tigelas de cerâmica ou grés no mercado, o aço inoxidável é sua melhor opção. Pode ser lavado na máquina de lavar louça, durável e não está contaminado com tintas ou esmaltes à base de chumbo.

Ao trazer seu filhote para casa pela primeira vez, você pode querer alimentá-lo com a comida que seu abrigo ou criador estava alimentando para facilitar a transição.

Abasteça sua casa com brinquedos para roer

Filhotes de Shih Tzu podem passar por períodos de dentição particularmente difíceis, então você vai querer tornar esta fase temporária o mais indolor e livre de danos possível. 

Forneça muitos brinquedos de borracha dura para que seu cão não desconte a frustração da dentição em móveis e utensílios domésticos, e compre brinquedos especiais que podem ser congelados para aliviar a dor das gengivas inchadas.

Evite produtos mastigáveis, como couro cru e ossos, pois podem lascar e ser engolidos pelo seu infeliz filhote.

Certifique-se de ter uma coleira e uma guia de tamanho adequado

Mesmo em tamanho real, seu Shih Tzu não será poderoso o suficiente para se libertar de uma guia comum, mas você ainda deve certificar-se de que seus materiais de caminhada sejam resistentes e seguros. 

Meça o pescoço do seu cachorro e compre uma coleira que pode ser ajustada à medida que o cão cresce.

Evite correntes de estrangulamento e coleiras com anéis ou outros detalhes que possam prender-se nos dentes do seu cachorro shih tzu e representar perigo de asfixia.

Contate seu criador ou abrigo sobre a história do seu novo filhote. Esteja você adotando de um abrigo ou comprando de um criador ou loja de animais de estimação, você deve obter os registros adequados que verifiquem a saúde, o histórico do seu cão e qualquer outra documentação relevante, como certificação de esterilização/neutro. 

Você também deve perguntar a um funcionário do abrigo ou loja sobre quaisquer problemas comportamentais ou histórico de abuso que possam afetar a forma como você traz o animal para sua casa.

Por exemplo, se você descobrir no abrigo que seu filhote teve uma experiência ruim em um lar adotivo abusivo ou volátil, você deve tomar cuidado especial para tornar a transição do seu filhote pacífica e discreta. 

Reduza ao mínimo a música e o tráfego doméstico e certifique-se de que a caixa do seu filhote fique em um quarto escuro, longe de interrupções e ruídos externos.

Estabelecendo uma rotina saudável

Leve seu cachorro ao veterinário para um exame de bem-estar e vacinas. Você provavelmente mal pode esperar para levar seu novo cachorrinho para casa e começar a brincar, mas certifique-se de ir primeiro ao veterinário local para fazer um check-up e vacinas. 

As vacinas contra raiva, cinomose, parvovírus e hepatite canina não são negociáveis, e você deve perguntar ao seu veterinário se ele recomenda alguma vacina adicional, como aquelas para tosse de canil ou doenças de Lyme.

O exame de bem-estar é particularmente importante se você comprou seu filhote de um criador, já que a maioria dos contratos de criadores inclui esta visita inicial em sua compra, desde que você a faça nos primeiros três dias após a posse.

Inscreva seu cachorro no seguro saúde para animais de estimação

Muitas pessoas pensam que o seguro saúde é apenas algo em que as pessoas devem pensar, mas, na verdade, é aconselhável garantir o seu animal de estimação da mesma forma que faria com qualquer membro da família. 

Afinal, os custos veterinários podem aumentar rapidamente, deixando você com uma conta pesada para seu cachorrinho. E, embora os filhotes tendam a sofrer menos problemas de saúde do que os cães mais velhos, os custos para cobrir o seu Shih Tzu quando ele for mais velho serão maiores do que iniciar uma apólice agora.

A maioria dos planos como o oferecido pela ASPCA cobrem doenças e lesões, mas você pode adquirir cobertura adicional que pode tratar de doenças genéticas, cuidados de saúde de rotina ou problemas comportamentais.

Comece o treinamento para usar o penico imediatamente

Shih Tzus pode ser difícil de dominar , então você deve começar a ensinar procedimentos adequados para usar o penico assim que levar seu filhote para casa. Faça isso cobrindo áreas específicas com um jornal ou “almofadas descartáveis” e elogiando o filhote quando ele faz xixi ou cocô nessas áreas prescritas. 

Fique por perto quando sair para elogiar o cachorrinho quando ele faz suas necessidades ao ar livre. Quando chegar a hora de dormir ou você precisar deixar o filhote sem supervisão por um curto período de tempo, coloque-o na caixa.

Se a sua caixa for muito grande, você terá mais dificuldade em treinar e cuidar da casa do seu filhote. É improvável que um filhote suje a área de dormir, mas, se conseguir se levantar e se afastar da cama, não será tão exigente em cometer um erro.

Mantenha-se ativo com bastante tempo de jogo

Shih Tzus não precisam de muitos exercícios ao ar livre por dia, pois são pequenos o suficiente para realizar a maior parte de sua cota diária de exercícios correndo pela casa e pelos móveis. 

Dito isso, você deve brincar de buscar, cabo de guerra e outros jogos divertidos com seu filhote para mantê-lo engajado e saudável.

Você também deve levar seu filhote para fazer pelo menos uma breve caminhada por dia. Isso permite que seu filhote cheire e veja o mundo emocionante fora de seu apartamento ou casa, além de acostumá-lo a diversos sons e cheiros aos quais normalmente não estaria exposto.

Treine e socialize até a marca das doze semanas

Shih Tzus podem ser teimosos e aprender lentamente se você esperar muito para começar a treiná-los e socializá-los, então coloque-os em aulas de jardim de infância para cães por volta das dez a doze semanas de idade. 

Leve-os a parques para cães assim que puderem andar confortavelmente na coleira, para que tolerem a companhia de outros cães e humanos sem exibir comportamentos problemáticos, como latir, pular e beliscar.

Certifique-se de fazer isso somente depois que seu filhote tiver recebido todas as vacinas necessárias para evitar pegar insetos de outros cães.

Alimentando e cuidando do seu cachorro

Escolha uma marca premium de ração para cães. Depois que seu filhote estiver aclimatado ao novo lar, você deve selecionar uma marca premium de ração para cães com múltiplas fontes de proteína para sua dieta diária. 

Procure bons ingredientes como frango fresco, pato, ovo, farinha de ervilha, aveia e arroz, e evite ingredientes problemáticos como cereais, propilenoglicol, milho e gordura animal. [17]

Devido ao seu status doméstico como membro da família e cachorrinho de estimação, os Shih Tzus são particularmente propensos a hábitos alimentares exigentes. 

Se você der ao seu filhote um pouquinho de comida da mesa, ele rapidamente se acostumará com a comida das pessoas e rejeitará sua ração. Você pode evitar esses maus hábitos nunca dando restos ao seu filhote e desencorajando comportamentos de mendicância.

Alimente seu cachorro três vezes ao dia

Mesmo que o seu cachorro não pareça comer demais ou tenha um problema de peso em desenvolvimento, você deve alimentá-lo em horários prescritos durante o dia, em vez de deixar a tigela de comida abaixada. Isso ajudará a estabelecer uma rotina saudável e também a evitar hábitos alimentares exigentes.

Você pode - e deve! - dar guloseimas ao seu filhote para recompensar o bom comportamento, mas certifique-se de que essas guloseimas sejam pequenas. 

Dessa forma, eles não interferirão nas refeições e nos horários de alimentação do seu filhote. Considere usar grãos individuais da ração comum do seu cão e ele terá menos probabilidade de desenvolver preferências problemáticas.[18]

Escove seu filhote diariamente e leve-o para uma preparação profissional mensalmente

Escovar e limpar um filhote leva apenas alguns minutos, mas é importante não pular, pois isso o acostuma com as sensações e a rotina de escovação. 

Use uma escova mista de cerdas e náilon para pentear bem a pelagem e uma pequena tesoura para aparar protuberâncias longas ou pelos faciais que impedem a visão. Se você seguir esse regime de escovação, poderá esperar intervalos de quatro a seis semanas entre as idas ao aparador profissional.

A menos que você esteja tentando criar um cão de exposição, provavelmente desejará dar a seu cão o que é chamado de corte de cachorrinho; isto é, um estilo curto e completo que corta a pelagem do seu cão em 2,5 a 5 centímetros.

Você pode optar por deixar o pêlo do seu Shih Tzu crescer, como os cães de exposição, mas esteja preparado para compromissos de higiene mais exigentes.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato