Como fazer um cachorro comer? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como fazer um cachorro comer?

A maioria dos cães pode passar pelo menos 2 a 3 dias sem comer e não sofrer quaisquer impactos negativos para a saúde, mas ainda pode ser frustrante e preocupante se o seu cão se recusar a comer. 

Em alguns casos, a culpa é dos problemas de saúde e você definitivamente deve envolver seu veterinário na busca de soluções. 

Quando a causa não é a doença, criar um ambiente alimentar mais confortável com base na personalidade do cão geralmente ajuda. 

E, para alguns comedores exigentes, uma abordagem de “amor duro” de colocar um único alimento fora por um determinado período de tempo irá convencê-los a comer.

Tornando a hora das refeições confortável

Crie um ambiente de alimentação adequado à sua personalidade. Se você tem um cão ansioso ou reservado, ele pode não se sentir confortável comendo perto de outros animais ou mesmo de pessoas. No entanto, cães altamente ativos ou sociáveis ​​podem desprezar ser alimentados em locais tranquilos e isolados. Portanto, experimente mudar o local onde você alimenta seu cão para ver se isso o deixa mais ansioso para comer.

Para um cão ansioso, veja se alimentá-lo em um canto tranquilo da cozinha o ajuda a manter a calma e o foco na refeição.

Para um cão muito ativo, experimente incorporar jogos na hora das refeições ou usar um brinquedo dispensador de comida que o faça trabalhar (ou, mais precisamente, brincar) durante a refeição.

Alimente-os em um local mais fresco se achar que eles podem estar muito quentes

Os cães, assim como as pessoas, tendem a ter apetite reduzido quando estão sufocando. Veja se mudar o local de alimentação do seu cão para um local mais fresco e confortável ajuda a estimular o desejo de comer. 

Em vez de alimentá-los perto de uma janela ensolarada, por exemplo, mova o local de alimentação para um canto mais fresco da sala. Se você puder aumentar a circulação de ar com um ventilador de teto ou uma janela aberta, isso pode ajudar ainda mais.

Se o seu cão estiver comendo ao ar livre, certifique-se de fornecer a ele um local com sombra e arejado.

Levante, abaixe ou troque os pratos de alimentação de acordo com o tamanho do cão

Pode ser desconfortável para um cachorro baixo comer em uma tigela grande, ou para um cachorro alto comer em uma tigela pequena. Mudar para uma tigela que melhor se adapte ao tamanho do seu cão tornará mais fácil para ele chegar à comida.

A maioria dos cães prefere comer com a cabeça baixa e em pé. Se tiverem que se agachar, deitar ou esticar o pescoço para cima, podem sentir-se desconfortáveis.

Use tigelas de metal ou cerâmica, se possível

As tigelas de plástico tendem a rachar e lascar, o que pode resultar na mistura de pedaços de plástico com a comida do cachorro.

Caminhem juntos antes da hora das refeições para estimular o apetite. Para cães enérgicos, uma boa caminhada pode ajudar a acalmá-los um pouco para que fiquem mais focados em comer. Fazer algum exercício também pode simplesmente deixá-los com mais fome. Para cães mais velhos, caminhar pode torná-los menos letárgicos e dar-lhes uma dose de energia para comer.

Alguns cães, no entanto, podem ficar muito entusiasmados ou muito cansados ​​​​com uma caminhada antes da hora das refeições. Nesse caso, pode ser melhor caminhar com eles depois de comerem.

Seja consistente com a rotina que funciona melhor

Muitos cães ficam perfeitamente satisfeitos em comer exatamente a mesma refeição, exatamente na mesma hora e no mesmo lugar, todos os dias. Seu objetivo, portanto, deve ser encontrar a rotina alimentar específica que funcione melhor para o seu cão específico e, em seguida, segui-la de forma consistente.

Ambientes desconhecidos ou outras mudanças na rotina – como viajar ou mudar para uma nova casa – muitas vezes levam a problemas de apetite nos cães. Espere que isso aconteça e faça o possível para estabelecer uma rotina nova ou temporária para eles.

É possível que um cão fique entediado com uma determinada comida ou determinada rotina e precise de uma mudança para estimular o apetite e, nesse caso, você deve tentar fazer ajustes. Mas muitas vezes você descobrirá que, depois de encontrar aquela rotina alimentar “Cachinhos Dourados” (perfeita) para seu cão, eles vão querer mantê-la permanentemente.

Ajudando um cachorro doente a comer

Obtenha o diagnóstico de um veterinário após 1-2 dias sem comer. Alguns cães podem passar por fases em que não comem muito ou nada por 2 a 3 dias, e isso normalmente não é um problema de saúde. No entanto, quando seu cão passar o segundo dia inteiro sem comer, é uma boa ideia entrar em contato com o veterinário e ver se ele recomenda uma visita. Isto é especialmente verdadeiro se o seu cão apresentar quaisquer sinais potenciais de doença, como letargia, fraqueza, dor, vômito, diarreia, etc.

Sempre ligue para o veterinário se o seu cão passar o terceiro dia inteiro sem comer, mesmo que não mostre sinais de doença.

A perda de apetite em cães (conhecida como anorexia canina) pode ser causada por uma série de doenças, incluindo câncer, infecções, doenças hepáticas ou renais, problemas dentários e outras.

Tente obter o máximo de pistas possível sobre o que pode estar errado. Siga o cachorro até o quintal para ver se ele está com dor de barriga ou não. Esteja atento a sinais como aumento de sede, falta de energia, tosse ou espirros. Fornecer ao veterinário uma visão completa desta forma irá ajudá-lo a chegar a um diagnóstico.

Alimente-os com uma dieta prescrita, se recomendado

Se o veterinário diagnosticar em seu cão uma doença específica que está causando falta de apetite, ele poderá recomendar uma dieta prescrita específica. Esta dieta ajudará a garantir que seu cão receba os nutrientes necessários, mesmo que não coma tanto.

A dieta prescrita normalmente será uma ração especialmente formulada para cães que você poderá obter diretamente no seu veterinário ou em lojas de suprimentos para animais de estimação.

O veterinário pode recomendar que você misture um pouco da ração prescrita para cães com a ração normal do cão para fazê-los comê-la.

Informe o veterinário se o seu cão se recusar a seguir a dieta prescrita.

Pergunte se medicamentos estimulantes do apetite devem ser usados

Em alguns casos, pode ser aconselhável dar medicamentos ao seu cão para estimular o apetite. Seu veterinário fará essa determinação com base na doença, na saúde geral e em outros fatores.

Certifique-se de que o veterinário lhe diga exatamente como e com que frequência administrar o medicamento – peça-lhe que demonstre o processo, se possível. Pode ser administrado por seringa oral ou em forma de comprimido.

Certifique-se também de saber quais efeitos colaterais observar e se você precisa entrar em contato com o veterinário se reconhecer algum deles.

Use alimentação com seringa ou sonda de alimentação, se necessário

Se o seu cão se recusa totalmente a comer sozinho, você pode ter que recorrer à alimentação com líquidos ou alimentos liquefeitos por seringa oral. Trabalhe com seu veterinário para determinar a melhor dieta a ser fornecida por meio de seringa e peça-lhe que lhe mostre como alimentar seu cão dessa maneira de maneira eficaz.

A maioria dos cães não estará ansiosa para comer dessa maneira, então você terá que mostrar muita compaixão e apoio e elogiá-los durante e após as mamadas.

Como último recurso, seu cão pode precisar ser conectado a um tubo de alimentação para obter nutrientes. No entanto, isso geralmente ocorrerá apenas em um hospital veterinário ou instalação semelhante.

Mudando alimentos para comedores exigentes

Certifique-se de que a comida não estragou, caso eles não a comam. Se o seu cão parar de comer um alimento que ele costuma engolir, cheire-o e verifique a data na embalagem. Os alimentos secos podem começar a ficar rançosos. Os alimentos úmidos começarão a estragar (depois de abertos) após cerca de 3 dias na geladeira.

Dê uma boa cheirada na comida de cachorro quando ela estiver fresca para ter uma ideia de como deve cheirar e, em seguida, use isso como base de comparação para saber quando ela estragou.

Misture cerca de 10% de comida de mesa ou de gato para adicionar interesse à comida normal

Às vezes pode ajudar “apimentar” a rotina regular do seu cão sem realmente mudar os alimentos. Experimente misturar um pouco de ovo cozido, frango desossado ou outro alimento de mesa que eles gostem em sua comida normal. Ou experimente misturar um pouco de comida de gato - alguns cães realmente gostam!

Misture bem os alimentos adicionados para que eles não possam simplesmente escolher os suplementos e pular a comida normal. Os alimentos adicionados não devem representar mais do que cerca de 10% da quantidade total de alimentos.

Não há problema em fazer isso todos os dias se conseguir fazer seu cachorro comer.

Nunca dê aos cães alimentos de mesa com ossos - que representam risco de asfixia - ou outros componentes indigestos.

Troque os alimentos ao longo de uma a duas semanas para ver se eles comerão outra marca/tipo

Se você decidir mudar seu cão de uma marca ou tipo de alimento para outro, não faça a troca em um único dia. Em vez disso, misture gradualmente o novo alimento ao antigo ao longo de vários dias para ajudar a facilitar a transição. Isso evita uma mudança abrupta na rotina e também pode prevenir problemas gastrointestinais que podem surgir quando a dieta de um cão muda.

Por exemplo, você pode dar a eles 90% de comida velha e 10% de comida nova no Dia 1 e continuar adicionando 10% à nova quantidade de comida (e reduzindo a mesma quantidade de comida antiga) durante os 9 dias seguintes.

Se o seu cão apresentar vômito ou diarréia durante a transição, entre em contato com o seu veterinário para obter orientação.

Use alimentos específicos para cães mais velhos

Os cães mais velhos muitas vezes ficam menos interessados ​​em comer, por isso podem precisar de incentivo extra por meio de elogios e caminhadas antes das refeições. Muitas vezes, porém, é o declínio do olfato que os torna menos ansiosos para comer alimentos que agora parecem insossos. Os alimentos comercializados para cães mais velhos tendem a ter perfis de aroma e sabor mais fortes para ajudar a compensar a redução do olfato.

Os alimentos específicos para cães idosos também apresentam perfis nutricionais mais adequados para cães mais velhos.

Contate seu veterinário para recomendações de ração para cães mais velhos.

Dê ao cachorro apenas 1 opção de ração para simplificar a escolha

Se você se sentir frustrado porque precisa distribuir vários tipos de comida de cachorro todas as vezes, na esperança de que seu amigo canino escolha uma para comer, você pode se beneficiar com uma abordagem mais simples. Escolha uma ração única, nutritiva, adequada à idade e à raça e coloque a quantidade recomendada no prato do cão na hora das refeições. Não ofereça alternativas nem faça parecer que alternativas são possíveis.

No início, seu cão pode resistir a essa nova abordagem e se recusar a comer. Mas persista.

Essa abordagem de “amor duro” pode funcionar melhor com alguns cães do que com outros e pode não ser adequada para todos os proprietários. Obtenha a opinião do seu veterinário sobre se esta parece ser uma boa abordagem para a sua situação.

Saia da sala enquanto o cachorro come

Se você ficar no quarto, o cão sentirá sua ansiedade em relação ao apetite. Em vez disso, saia da sala por 10 minutos. Quando você voltar, ignore o cachorro se ele não tiver comido, mas elogie-o se ele tiver comido.

Evite alimentar as mãos ou preocupar-se com o cão.

Retire os alimentos após 30 minutos de cada refeição

Quer comam dois terços da comida ou apenas duas mordidas, retire o prato de comida depois de meia hora. Não ofereça nenhum outro alimento ou guloseima. Ensine ao seu cão que a refeição dura 30 minutos e que a comida na tigela é a única opção.

30 minutos é um bom ponto de partida, mas você pode usar limites de 20 ou 40 minutos com base nos hábitos alimentares do seu cão. A chave é ser consistente com o tempo todos os dias.

Depois de alguns dias, a maioria dos cães entenderá a mensagem e comerá até se fartar em 30 minutos.

Se eles comerem consistentemente dois terços da comida por uma semana ou duas, você poderá reduzir a quantidade dada a essa quantidade. Desde que mantenham um peso saudável, essa é provavelmente a quantidade certa de comida para eles.

Corte restos de comida e guloseimas excessivas entre as refeições

Designe a hora das refeições como o horário para comer e o resto do dia como o horário para outras atividades, como brincar, fazer exercícios, descansar e assim por diante. Dê guloseimas com moderação, apenas como recompensa imediata por um bom comportamento específico ou durante o treinamento. 

Isso motivará ainda mais o cão a comer a comida na hora das refeições em tempo hábil.

Se essa abordagem de “amor duro” não estiver funcionando para você, ou se seu cão estiver perdendo muito peso ou parecer menos saudável no geral, entre em contato com seu veterinário para obter orientação.

Lembre-se de que as guloseimas saciam mais os cães pequenos.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato