Como tosar o cachorro Shih Tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como tosar o cachorro Shih Tzu?

Você sabe o que nome Shih Tzu o que significa? Essa raça é originária do Tibete e da China e o nome quer dizer “cachorro leão”. Não é a toa seus pelos podem ter vários tipos de cortes, então vamos exemplificar maneiras de como tosar o cachorro Shih Tzu.

Sabe-se que o Shih Tzu é um cão de raça muito dócil e de pequeno porte, excelente para conviver em família e com crianças, sendo um dos cachorros mais indicados para quem deseja ter a sua primeira experiência.

Entretanto, a raça exige alguns cuidados específicos, principalmente com os pelos, e sendo assim, acompanhe este artigo até o final e saiba quais as melhores e como tosar o cachorro Shih Tzu.

Para quem já tem doguinho deste e é muito apegado a ele, não deixe de ler aqui: expectativa de vida do Shih tzu.

Informações sobre a raça shih tzu

Não é segredo que os brasileiros mudaram o seu comportamento e a sua composição familiar ao longo dos anos, e devido aos hábitos e estilo de vida, cachorros de pequeno porte como o Shih Tzu e o Pug são os mais escolhidos para adoção ou compra.

Aliás, temos um artigo no Blog que fala justamente as principais raças que fazem sucesso para quem tem pouco espaço ou preferem um cão pequenino.

Segundo a Revista Galileu Galilei, foi realizada uma pesquisa em 2020 com 2 mil pessoas para verificar a presença de cães e gatos nos lares, e cerca de 54% das pessoas entrevistadas preferem cachorros como companheiros.

Desse número, 9% optam pelos Shih Tzus como companheiros, principalmente por serem cachorros muito dóceis.

Pode-se observar que ele se destaca também por uma das principais características físicas do Shih Tzu, sua pelagem. É possível deixá-los tão longos, que sempre devem ser escovados e ficar atento para evitar a formação de nós, que são frequentes nesta raça.

Além disso, é comum encontrar esses cãezinhos com diversos penteados que garantem uma aparência bonita. Mas existem muitas formas de como tosar o cachorro Shih Tzu, e elas podem variar entre fêmeas, machos, filhos e época do ano.

Como tosar um cachorro Shih Tzu?

A seguir, vamos falar sobre as opções de corte e quais as melhores todas para você fazer em seu cãozinho.

Basicamente, os materiais necessários para tosar o Shih Tzu são máquina, pente, tesoura, e se desejar, acessórios para fazer penteados, tranças e coques.

Tosa padrão

Um dos meios de como tosar o cachorro Shih Tzu é com a tosa padrão, sendo a mais conhecida, principalmente por ser muito comum em cachorros que participam de eventos e concursos.

Neste tipo de tosa, os pelos do doguinhos ficam mais lisos e alinhados, e isso acontece devido aos processos de hidratação que são feitos, além do corte e da escovação, dando muito mais conforto para o bichinho, já que não atrapalha a locomoção.

Tosa bebê

A segunda maneira de como tosar o cachorro Shih Tzu é com a tosa bebê. Até a idade de 01 ano, o Shih Tzu passa por muitas mudanças, e este tipo de corte tem como principal objetivo simular o tamanho da pelagem dos filhotes.

Além disso, esta tosa pode ser alta, média ou curta, e depende do tamanho do pelo do Shih Tzu e da vontade do dono, se prefere o cachorrinho com mais ou menos pelos.

Tosa longa

Outro tipo de corte é a tosa longa, que é considerada uma das mais difíceis, já que requer muita paciência e delicadeza.

Comumente, o Shih Tzu é uma raça de pelos longos e que exigem bastante cuidado. Quando essa dedicação não acontece, a tendência é que os pelos fiquem embaraçados e cheios de nós.

Assim, nessa maneira de como tosar o cachorro Shih Tzu, os profissionais que fazem a tosa desembaraçam os pelos do cachorrinho com a ajuda de condicionador, pente ou dedos, fazendo com que os pelos tenham um efeito de manto.

Tosa de leão para Shih Tzu

Este pode ser considerado o corte mais fofo entre todos os outros, já que todo o pelo que cobre o peludinho, incluindo corpo, patas e cauda é tosado.

Apenas a pelagem do rosto permanece longa e é escovada para dar mais volume, ficando bastante parecido com a juba de leão.

Tosa com penteados

Esta maneira de como tosar o cachorro Shih Tzu é bastante popular, principalmente para os cachorrinhos que tem pelos mais longos.

Aqui, você pode escolher deixar os pelos do corpo mais longos e lisos, e na cabeça, colocar lacinhos, tranças, coques e até mesmo rabos.

Assim, este tipo de corte é bastante utilizado em competições, para deixar o peludinho mais bonito, deixando o rosto em evidência.

Tosa higiênica

Outra muito requisitada é a tosa higiênica, que é comum a qualquer cachorro. Neste tipo são retirados os pelos da região traseira, virilha e barriga, evitando que as fezes e urina fiquem impregnadas nos pelos, além de proteger o cão de escorregões.

Tosa de verão

Na tosa de verão, é indicado que os pelos se mantenham mais longos, para não deixar a pele do Shih Tzu desprotegida. Contudo, os pelos não devem ficar tão compridos devido ao calor, sendo ideal encontrar o meio termo.

Tosa de inverno

Por último, mas não menos importante, temos a tosa de inverno, que deixa os pelos do cachorro mais longos e alinhados para protegê-lo do frio.

Entretanto, é necessário que o dono cuide da pelagem e mantenha-os alinhados e livres de nós.

Existem muitos meios de como tosar o cachorro Shih Tzu e deixá-lo tão bonito quanto protegido, podendo realizar diversos tipos de cortes e penteados.

Como tosar um cachorro shih tzu em casa: video

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato