Filhotes de chihuahua: fotos, preço, dicas e muito mais - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Filhotes de chihuahua: fotos, preço, dicas e muito mais

Os chihuahuas são mais popularmente conhecidos como o menor cão do mundo. Como você pode imaginar, os filhotes de Chihuahua são excepcionalmente pequenos, pesando apenas alguns gramas quando nascem. 

Muitas pessoas adoram esses cães porque são muito pequenos, embora isso também possa causar uma série de problemas de saúde quando eles se tornam muito pequenos.

Dito isso, esses cães podem ser um ótimo complemento para muitas famílias se você souber no que está se metendo.

Neste guia, contaremos tudo o que você precisa saber sobre esses adoráveis ​​cães, incluindo coisas essenciais para lembrar ao cuidar de filhotes de chihuahua .

História e Origem

Por serem tão pequenos, esses cães crescem rapidamente. Os filhotes podem começar a se aproximar do tamanho de um adulto depois de apenas alguns meses.

Os chihuahuas podem ser pequenos, mas têm uma história excepcionalmente rica. Eles se desenvolveram há centenas de anos e acredita-se que sejam descendentes de Techichi, um pequeno cão de companhia muito querido no México. 

Esses cães eram mantidos como animais de estimação e também carregavam um significado cultural e religioso.

Os Techichi eram frequentemente mantidos como companheiros da realeza asteca, pois se acreditava que tinham poderes místicos. Eles foram pensados ​​para guiar a alma para a vida após a morte. Portanto, muitas vezes eram sacrificados após a morte de seu dono. É muito provável que os chihuahuas sejam descendentes desta raça, pois têm muitas semelhanças.

No entanto, o Techichi é considerado uma raça extinta hoje. Os Chihuahua que conhecemos se desenvolveram no século XIX e foram descobertos pela primeira vez por turistas americanos no final do século XIX. A partir desse ponto, eles foram desenvolvidos em uma raça definida com o nome do estado mexicano de Chihuahua.

Características e aparência

Filhotes de chihuahua são extremamente pequenos! Isso os torna muito fofos. No entanto, também pode significar que eles estão mais sujeitos a lesões.

A primeira coisa que você notará nos filhotes de Chihuahua é seu tamanho muito pequeno

Um Chihuahua adulto pesa entre 2 e 6 libras, então você pode imaginar o quão pequeno é um filhote de Chihuahua. Esses cães atingem seu tamanho máximo rapidamente, pois não têm muito peso para ganhar.

Seu tamanho pequeno é o motivo pelo qual muitas pessoas gostam deles. São ideais para espaços menores e para quem procura um cachorrinho de estimação.

Os chihuahuas têm olhos muito grandes e expressivos

Eles são normalmente de cor mais escura, mas olhos mais coloridos são frequentemente procurados. Eles têm orelhas excepcionalmente pontudas que podem parecer grandes demais para seu corpo, aumentando sua expressão adorável.

Os chihuahuas costumam ter um formato distinto de “cabeça de maçã”

 Isso significa que suas cabeças são redondas e abauladas e normalmente têm um focinho curto e ligeiramente afilado. A cabeça de maçã é considerada um padrão da raça, e os chihuahuas com essa característica são muito procurados.

Os chihuahuas também vêm em muitos tipos e cores de pelagem diferentes

Sua pelagem pode ser curta ou longa, embora curta seja a mais comum. Eles vêm em cores que variam do fulvo ao creme, do preto ao castanho. Eles podem até ser chocolate ou “azuis”. Com tantas variações de cores, os chihuahuas podem parecer excepcionalmente únicos.

Como você pode imaginar, esses cães têm um corpo excepcionalmente compacto

Suas pernas finas sustentam seu corpo pequeno e elegante. Embora sejam tão pequenos, eles são bem proporcionados.

Temperamento

Esses cães podem vir em muitas cores diferentes. No entanto, alguns deles são mais raros, como esta cor de pelagem prateada.

Filhotes de chihuahua podem ser pequenos, mas têm personalidades muito grandes

Freqüentemente, são muito motivados pelas pessoas e estão ansiosos para agradar. Embora não sejam necessariamente os cães mais inteligentes , podem ser treinados com paciência. Eles estão muito alertas, por isso podem ser excelentes cães de guarda. Em muitos casos, eles alarmam ao menor ruído.

Freqüentemente, esses filhotes se relacionam rapidamente com os membros de sua família humana

Eles são muito leais, o que pode levar a alguma possessividade se não forem cuidadosamente socializados. Eles também podem ser cães de uma só pessoa, o que significa que podem ter um vínculo particularmente próximo com um membro da família.

Embora esses cães sejam pequenos, eles têm muita energia e podem ser muito brincalhões

Sua energia juvenil dura até a idade adulta, por isso são ótimos para quem quer um cachorrinho ativo. Apesar do que muitos pensam, muitas vezes eles não ficam felizes em ficar descansando durante a maior parte do dia.

Filhotes de chihuahua também são muito destemidos

Eles não desistem de um desafio e são rápidos em defender seus entes queridos. Sua assertividade pode levar a muita agressividade.

Eles podem desenvolver a “síndrome do cão pequeno”, que ocorre quando os cães menores não são devidamente socializados. Tornam-se temerosos do que os rodeia e sentem necessidade de se afirmarem, muitas vezes apresentando comportamentos territoriais e agressividade. A socialização adequada é vital para evitar isso, especialmente com outros cães e crianças.

Como os chihuahuas são principalmente cães de companhia, eles estão muito sintonizados com as emoções de seus donos. Eles tendem a ser muito focados nas pessoas e podem responder rapidamente a sinais sutis que percebem em seus companheiros humanos.

É importante notar que esses cães são muito vocais

Embora sejam pequenos, tendem a latir e vocalizar muito. Portanto, eles podem não ser os melhores em apartamentos, apesar de serem frequentemente anunciados como ótimos para espaços menores.

Cuidado e manutenção

Chihuahuas de pêlo comprido precisam de muito mais cuidados, pois são propensos a emaranhados. No entanto, eles normalmente não precisam de cortes de cabelo profissionais como outras raças de pêlo comprido.

Cuidar de filhotes de chihuahua pode ser mais desafiador do que outros cães

Por serem tão pequenos, eles têm alguns problemas se não forem cuidados adequadamente. 

Filhotes de chihuahua precisam de uma dieta balanceada para apoiar seu crescimento e níveis de energia. Eles também precisam ser alimentados várias vezes ao dia. Por serem tão pequenos, o açúcar no sangue pode cair muito rapidamente.

Portanto, é fundamental alimentá-los pelo menos seis vezes ao dia. Essa frequência pode diminuir à medida que envelhecem.

Você também deve evitar superalimentá-los

Eles podem facilmente se tornar obesos devido ao seu pequeno tamanho. Mesmo meio quilo pode representar um grande ganho de peso para esses cães pequenos.

A preparação do seu cachorro dependerá do tipo de pelagem

Os chihuahuas de pêlo curto não precisam de muita manutenção, mas os cães de pêlo comprido precisam de escovação regular para evitar emaranhados e emaranhados.

Você só precisará dar banhos ocasionais nesses cães

O banho excessivo pode retirar a oleosidade natural da pele, causando problemas de pele e ressecamento. Use um shampoo suave para cães sempre que esses cães ficarem sujos o suficiente para precisar de um banho e certifique-se de secá-los bem.

Esses cães devem ter os dentes escovados e cuidados, pois são propensos a problemas dentários. Provavelmente, você também precisará fazer limpezas dentárias regulares para seu cão no consultório do veterinário.

Filhotes de chihuahua precisam de exercícios energéticos e regulares

Felizmente, eles são pequenos, então fazer com que eles façam os exercícios de que precisam é bastante simples. Você pode até fazer isso dentro de casa, se desejar.

A estimulação mental também é importante

Você pode fornecer brinquedos interativos para manter seu cão entretido quando você não estiver em casa. No entanto, como os filhotes de chihuahua são muito pequenos, pode ser um desafio encontrar brinquedos que caibam . Você pode ter que fazer DIY algumas opções.

Considerações de saúde

  • Você precisa agendar exames regulares em seu chihuahua com seu veterinário. Por serem tão pequenos, esses filhotes tendem a ser mais propensos a complicações devido a doenças. Portanto, vacinações, desparasitação e outros cuidados preventivos são absolutamente necessários.
  • Esses cães também são propensos a alguns problemas de saúde, mesmo quando filhotes. Isso inclui problemas dentários, luxação patelar e colapso traqueal. É altamente recomendável que você se informe sobre esses problemas de saúde e fique atento a eles. Embora nenhum deles seja particularmente mortal, podem levar a complicações se não forem tratados imediatamente.
  • Chihuahuas são sensíveis a temperaturas extremas. Proteja-os do frio com roupas adequadas e evite expô-los ao calor excessivo. Quanto menor o cão, mais propenso ele estará a esses problemas.
  • Como esses cães costumam ter gestações complicadas, é ainda mais importante discutir com seu veterinário o momento apropriado para esterilizá-los e castrá-los. Na maioria dos casos, você desejará esterilizá-los ou castrá-los antes que atinjam a maturidade sexual para evitar ninhadas indesejadas.

Treinamento e Socialização

Como esses cães são tão pequenos, não é estranho que os donos acreditem que podem pular o treinamento e a socialização. Afinal, eles são muito fáceis de manusear, graças ao seu tamanho menor. No entanto, os filhotes de Chihuahua precisam de treinamento, assim como qualquer outra raça.

  • Use métodos de reforço positivo para encorajar o bom comportamento. Guloseimas, elogios e recompensas incentivam o bom comportamento. Evite punições severas, pois podem causar medo e ansiedade em seu filhote, podendo piorar seu comportamento.
  • É muito importante ser o mais consistente possível. Regras e limites claros devem ser estabelecidos desde o primeiro dia, e todos os membros da família devem estar na mesma página. 
  • Dominar esses cães leva muito tempo, pois suas bexigas são muito pequenas. Eles precisam sair de casa com frequência, o que pode dificultar o treinamento do penico.

Comandos básicos de obediência, como sentar, ficar e vir, devem ser ensinados assim que seu cão chegar em casa. É altamente recomendável matricular seu filhote em aulas de obediência, pois podem proporcionar treinamento e socialização.

Falando em socialização, é vital que o seu cachorro seja exposto a muitas pessoas, animais e ambientes diferentes desde muito jovem. Certifique-se de que seu cão tenha experiências positivas com outros cães e pessoas para evitar agressões e medo.

Gradualmente, exponha seu chihuahua a diferentes estímulos, incluindo ruídos altos e passeios de carro. Essas experiências ajudam a dessensibilizar seu Chihuahua a diferentes ambientes e situações.

Filhotes de chihuahua são bons animais de estimação para a família?

Filhotes de chihuahua podem ser ótimos animais de estimação se forem devidamente cuidados e treinados. Eles podem ser ótimos com crianças, especialmente quando criados para elas. 

No entanto, os filhotes de Chihuahua são extremamente pequenos e delicados. Portanto, eles podem se machucar facilmente devido a brincadeiras violentas ou manuseio incorreto acidental.

É muito importante ensinar seus filhos a lidar adequadamente com os filhotes para evitar feri-los. Ensinar seus filhos a respeitar o espaço do seu cão é importante. É importante evitar movimentos bruscos e ruídos altos, pois podem assustar o seu Chihuahua.

A socialização precoce com as crianças é importante para o seu animal de estimação. Experiências positivas com crianças são importantes para garantir que seu cão goste de estar perto de crianças.

Os chihuahuas geralmente se dão bem com outros animais de estimação. No entanto, é importante apresentá-los a outros animais de estimação desde uma idade relativamente jovem. A socialização é importante, pois caso contrário, esses cães podem se assustar.

Todos os membros da família devem participar do adestramento e socialização do cão, inclusive as crianças. A consistência no treinamento é importante, por isso todos precisam estar envolvidos.

Quanto custam os filhotes de chihuahua?

O custo de um Chihuahua varia muito, dependendo do pedigree do filhote e do criador. Em média, um Chihuahua custa entre $ 800 e $ 2.500. Criadores estabelecidos são normalmente a melhor opção, pois produzem filhotes saudáveis ​​e bem socializados. No entanto, eles cobram mais, o que é algo para se ter em mente.

Filhotes de linhagens de qualidade para exibição ou campeões podem custar um preço mais alto. Cães de pêlo comprido também são mais caros, pois exigem mais tempo do criador.

O custo dos filhotes de Chihuahua pode variar dependendo da sua localização e da demanda local pela raça.

Filhotes com registros veterinários completos, vacinas e garantias de saúde costumam ter um preço mais alto. No entanto, você pode ter que pagar menos nas contas do veterinário, o que pode, na verdade, diminuir o preço geral que você paga.

Dicas para encontrar um criador de chihuahua de qualidade

Um criador de chihuahua de boa reputação é essencial se você deseja adotar um cachorrinho bem cuidado. No entanto, encontrar esses criadores pode ser mais desafiador do que você imagina. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a selecionar um criador de qualidade:

Testes de saúde

Criadores respeitáveis ​​realizarão testes de saúde em seus potenciais cães reprodutores para evitar a transmissão de genes negativos. Claro, isso custa dinheiro, então esses filhotes costumam ser mais caros.

Visite o Criador

Você deve visitar as instalações ou a casa do criador. Você deve observar as condições de vida do cachorro. Se o criador não permitir que você veja onde moram os filhotes e a mãe, é sinal de alerta.

Documentação

Criadores respeitáveis ​​fornecerão muita documentação com os filhotes, incluindo calendários de vacinação, registros de saúde e pedigree do filhote.

Pedigree

Embora isso não seja tão importante quanto outras opções, é vital perguntar sobre o pedigree do seu cachorro. No mínimo, isso é prova de que o cachorrinho é de raça pura.

Socialização

Pergunte como o criador socializa o filhote. Bons criadores proporcionam bastante socialização, mesmo quando os filhotes são muito pequenos.

Garantia de Saúde

Criadores respeitáveis ​​oferecem uma garantia de saúde que cobre condições de saúde específicas por um determinado período após a compra. Isto demonstra o seu compromisso com o bem-estar dos cachorros que produzem.

Crescimento e marcos

Compreender os estágios de crescimento e desenvolvimento do seu cão é importante para fornecer-lhe os cuidados e orientações adequados. Os chihuahuas passam por várias fases importantes que são importantes de entender ao cuidar de seus cães.

Estágio neonatal (0-2 semanas): Durante esta fase inicial da vida, os filhotes de Chihuahua são totalmente dependentes da mãe. Nascem completamente cegos e surdos, incapazes de regular a temperatura corporal. Eles não fazem muito nesta fase.

Estágio de transição (Chihuahua de 2 a 4 semanas): Por volta do final da segunda semana, esses filhotes terão olhos e ouvidos abertos. Eles começam a se tornar mais conscientes do que os rodeia. Ao final desta fase, eles devem começar a andar e podem interagir com seus irmãos de ninhada.

Estágio de Socialização (Chihuahua de 4-12 Semanas): Este período é vital para a socialização do filhote. Como você notará, seu criador terá o filhote na primeira metade desta fase, então você precisará comprar de um criador de qualidade para garantir que esta fase seja aproveitada.

Estágio Juvenil (Chihuahua de 3-6 Meses): À medida que seu filhote Chihuahua avança no estágio de socialização, ele começará a desenvolver sua personalidade e se tornará mais enérgico. Eles podem se tornar mais independentes e testar limites. Continue a reforçar comportamentos positivos e a proporcionar-lhes oportunidades de aprender e explorar.

Fase da adolescência (Chihuahua de 6 a 12 meses): Durante a adolescência, os filhotes de Chihuahua crescem física e emocionalmente. Freqüentemente, os cães passam por sérias mudanças de temperamento e podem se tornar mais teimosos. No entanto, a consistência com o treinamento e os limites é essencial nesta fase.






Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato