O verão produz uma abundância de frutas e vegetais frescos, incluindo uma variedade de tomates. Esperamos por eles o ano todo e os apreciamos frescos, secos e congelados para uso futuro. Deliciosos crus ou incorporados em diversas receitas, oferecem muitos antioxidantes, minerais e vitaminas. Para quem tem horta, pode haver uma superabundância de tomates que muitas vezes são compartilhados com amigos, familiares e às vezes até animais de estimação.
No entanto, antes de partilharmos qualquer alimento com os nossos animais de estimação ou animais de quinta, precisamos de saber se são saudáveis para eles comerem, certificando-nos de que não existem ingredientes prejudiciais. No que diz respeito às galinhas, elas podem comer tomates . Eles os amam! As galinhas desfrutam de uma dieta completa com uma variedade de alimentos além de insetos e grãos.
Por que os tomates são saudáveis para as galinhas

Uma galinha feliz é uma galinha produtiva e ela adora guloseimas como muitos outros animais. As galinhas são onívoros e podem comer quase tudo, incluindo carnes, insetos, frutas, nozes e vegetais. É importante ressaltar que, ao alimentar galinhas com tomates, certifique-se de que estejam maduros. Porque os tomates verdes ou verdes contêm uma toxina que é venenosa para animais e humanos e pode causar sérios problemas de saúde.
Se você está se perguntando se as galinhas só podem comer tomates frescos, a resposta é não! Além dos tomates frescos, também podem comê-los cozidos. Cozinhar tomates verdes decompõe a toxina para quem está se perguntando sobre tomates verdes fritos! Além disso, sobras de molho de espaguete ou outras sobras de pratos à base de tomate proporcionarão um deleite delicioso e saudável. Além disso, o sódio não é bom para as galinhas, por isso evite dar-lhes tomates picantes ou temperados.
No que diz respeito à nutrição, o tomate oferece:
- Vitamina C – um antioxidante que aumenta a imunidade do rebanho
- Vitamina K e B9 (ácido fólico) – para um coração saudável, ajuda na coagulação do sangue, fortalece os ossos e ajuda em danos genéticos
- Potássio – para manter o nível normal de fluido celular
- Fibra – para ajudar na digestão e absorção de alimentos
- Licopeno, Naringenina e Betacaroteno – para impulsionar o crescimento
Como alimentar galinhas com tomate

Uma vez que estabelecemos que os tomates são bons para as galinhas, a questão passa a ser: “Quantos tomates são demais para o seu frango?” A regra a seguir é que, ao dar tomates como guloseima, eles devem ser um complemento à sua dieta regular, e uma boa medida a seguir é dar-lhes apenas cerca de 10% de sua dieta total. Lembre-se de dar-lhes apenas tomates maduros.
Além disso, as galinhas podem comer o tomate inteiro, com sementes e tudo. É melhor cortá-los em pedaços antes de alimentá-los e distribuí-los entre os outros alimentos com que são alimentados. A melhor hora do dia para oferecer qualquer guloseima é o jantar. Essas mesmas regras se aplicam aos pintinhos, que devem comer ração inicial até atingirem 6 a 8 semanas de idade. Depois, eles podem comer tudo o que os adultos puderem.
Os tomates podem ser alimentados picados, inteiros ou pendurados para as galinhas bicarem e terem algo com que interagir. Se der tomates comprados no armazém para galinhas , não se esqueça de lavá-los. Além disso, evite dar tomates às suas galinhas que tenham sido pulverizados com inseticidas.
Coisas para estar ciente
Embora as galinhas possam comer todas as partes de um tomate, incluindo as sementes, excluindo folhas, caules, flores e quaisquer tomates verdes. Os tomates são membros da família das beladonas e contêm solanina, uma substância tóxica para humanos e animais.
Os tomates verdes contêm vestígios disso. A solanina existe nas partes verdes do tomate como repelente de coisas que tentam se alimentar delas. O veneno das folhas pode causar problemas neurológicos, diarreia, letargia e distúrbios gastrointestinais nas galinhas. Lembrando que qualquer parte verde do tomate não é boa para o frango comer. Remova o talo ou caule antes de alimentar o frango com um tomate maduro. Além disso, evite alimentar as galinhas com tomates mofados, pois eles podem conter toxinas como a aflatoxina, que é prejudicial aos animais e aos humanos.
Se as galinhas forem mantidas na mesma área que os tomateiros, certifique-se de fechar a planta para que as galinhas não possam comer nenhuma parte dela que possa ser prejudicial. As galinhas geralmente ficam longe de coisas prejudiciais e os tomates têm um sabor amargo, mas é melhor estar seguro. Se acidentalmente entrarem no jardim e comerem alguma parte das plantas, leve-os imediatamente ao veterinário.
Para concluir
Os tomates são bons como guloseima com moderação, mas não devem ser usados como substitutos de qualquer outro alimento normalmente dado. Quando recebe muitos tomates, o frango pode desenvolver fezes escorrendo. Isso poderia se tornar um grande problema, pois eles poderiam pisar nele, deitar-se nele e espalhá-lo por toda a pista. Muitos tomates em sua dieta também podem afetar o sabor das gemas, bem como a frequência de postura dos ovos.
Lembre-se de reduzir ao mínimo os lanches seguindo as orientações mencionadas acima. Uma galinha gorda terá problemas para botar ovos e também pode botar ovos excessivamente grandes.
Isto pode causar problemas de saúde, como a ligação do ovo e a peritonite da gema, que são potencialmente fatais. Além disso, certifique-se de adicionar casca de ostra para manter um bico saudável e sempre fornecer bastante água fresca.
Referencia: