O que os cães dizem quando lambem as patas? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que os cães dizem quando lambem as patas?

Quando os cães lambem as patas, eles estão tentando dizer aos donos que algo está errado. Veterinários e outros especialistas em animais sugerem que o problema é causado por vários problemas biológicos, ambientais, psicológicos e comportamentais. 

Embora a maioria não seja grave, eles podem impactar negativamente a qualidade de vida de um cão . Portanto, o problema deve ser analisado o mais rápido possível. Descubra o que os cães dizem quando lambem as patas.

Os cães lambem, roem, ovelhas, coçam devido à coceira.  de fungos, bactérias, leveduras, ao longo da região da virilha dos dedos dos pés. Às vezes, eles até colocam na boca.  pode causar a ingestão de vários patógenos

Quais são as causas de lamber as patas?

Biológico

Os cães costumam lamber as patas por uma série de razões biológicas , incluindo:

Alergias

As alergias afetam os cães da mesma forma que afetam os humanos. As alergias alimentares geralmente atingem os caninos. Muitas vezes, os alimentos para cães contêm produtos químicos capazes de causar reações alérgicas. Além disso, as alergias alimentares produzem sintomas de dores de estômago, como diarreia, perda de apetite e gases.

Os cães também apresentam alergias nasais a substâncias como grama e pólen. Além de lamber as patas, um cão pode ter problemas como:

  • Espirrando
  • Tosse
  • Olhos lacrimejantes pruriginosos
  • Vermelhidão ao redor dos olhos
  • Nariz escorrendo
  • Doenças de pele

As doenças de pele também resultam em lambidas nas patas. Uma condição relativamente comum chamada dermatite afeta os cães, resultando em pele vermelha, irritada e com coceira.

Parasitas

Pequenos insetos conhecidos como parasitas podem se acumular na pele de um cão ou dentro dela, causando irritação e coceira nas patas. Indiscutivelmente, o parasita mais comum que afeta os cães são as pulgas.

Lesões

Lamber as patas geralmente resulta de lesões. Pisar em um objeto pontiagudo, viajar em pavimento quente ou caminhar por estradas salgadas tratadas com gelo geralmente produz cortes ou inchaço, os cães tentam acalmá-los lambendo.

Desconforto

Ocasionalmente, os cães lambem as patas para combater a dor. Uma variedade de condições resulta em desconforto. Além disso, lamber as patas não sugere necessariamente um problema no pé ou na perna. Às vezes, a dor vinda de outras partes do corpo causa lambidas nas patas.

Psicológico

Lamber as patas costuma estar relacionado a certos problemas psicológicos , como:

Ansiedade

Assim como seus amigos humanos, os cães sentem ansiedade. Tensões de curta duração produzidas por sons altos como tempestades, fogos de artifício e cortadores de grama podem resultar em lambidas de patas para proporcionar conforto e aliviar seus medos. 

No entanto, lamber continuamente as patas pode ser um sintoma de problemas mais sérios, como ansiedade de separação e fobias sociais, muitas vezes exigindo tratamento profissional.

Estresse

Situações estressantes geralmente fazem com que os cães adotem hábitos que diminuem a tensão, como lamber as patas. Doenças subjacentes ou situações de vida tóxicas são qualificadas como preocupações causadoras de estresse.

Comportamental

Os cães lambem as patas por vários motivos comportamentais, como:

Asseio

As patas de um cachorro ficam expostas a sujeira, poeira e outras partículas o dia todo. Lamber as patas serve como um esforço de autolimpeza.

Tédio

Assim como seus donos humanos, quando os cães enfrentam o tédio, eles muitas vezes passam o tempo adotando hábitos como lamber as patas.

Ambiental

Exposição química

As patas de um cão são frequentemente expostas a superfícies gramadas ou outras superfícies naturais tratadas com produtos químicos potencialmente irritantes.

Quais sintomas acompanham a lambida das patas?

Os pais dos animais de estimação devem estar atentos a quaisquer sintomas que acompanhem a lambida das patas.

Possíveis problemas incluem:

  • Dificuldades de caminhada
  • A incapacidade de pressionar a pata em questão
  • Sensibilidade ao toque resultando em estremecimento ou choro
  • Movimento diminuído

No mínimo, lamber as patas acompanhada de outros sintomas pode diminuir a felicidade e a qualidade de vida de um cão. No entanto, o problema pode indicar uma doença mais grave ou resultar numa infecção secundária. 

Se os donos de cães notarem uma diminuição no apetite ou na ingestão de água de seus animais, eles devem agendar uma consulta com o veterinário o mais rápido possível.

Uma temperatura corporal elevada também indica frequentemente infecção. Às vezes, se o nariz de um cachorro estiver quente e seco, há febre. Portanto, os pais dos animais de estimação devem sentir o nariz do cão se o animal estiver lambendo as patas e apresentando algum dos sintomas acima.

Quando procurar atendimento profissional?

Os pais dos animais de estimação devem agendar uma visita ao veterinário do animal se o cão lamber as patas por mais de alguns dias ou se o hábito for acompanhado de outros sintomas. O processo de diagnóstico pode ser demorado porque lamber as patas tem inúmeras causas. 

Dito isto, os donos de cães devem esperar que o médico do seu cão comece o exame fazendo várias perguntas, como:

  • Quando o problema começou
  • Alguma atividade provoca a lambida da pata ou piora a situação
  • Quais sintomas acompanham a lambida de pata
  • O cachorro começou a comer comida nova
  • O problema começou durante uma estação específica, como primavera ou verão?
  • O cachorro passa muito tempo fora de casa
  • O cachorro vive em uma casa tensa
  • O cão passou por algum evento traumático na vida

Portanto, antes da visita do seu animal de estimação, os proprietários são incentivados a anotar o máximo de detalhes possível. Cada informação que um veterinário recebe permite que ele faça um diagnóstico mais rápido.

Em alguns casos, os veterinários usam testes de diagnóstico específicos para determinar o motivo pelo qual um cão lambe as patas repetidamente. Exemplos comuns incluem exames de sangue, além de amostras de pele e cabelo para eliminar a presença de patógenos, parasitas ou alergias.

Quais são as opções de tratamento?

Os veterinários escolhem tratamentos específicos com base na causa subjacente. Ocasionalmente, algo tão simples como mudar a dieta do cão ou limitar sua exposição a um alérgeno específico reduz ou elimina a lambida das patas. 

Os possíveis remédios caseiros que os pais dos animais de estimação podem tentar incluem:

  • Comprar coberturas para patas, como botas, projetadas para proteger contra perigos potenciais, como pavimento quente ou bolinhas de gelo que derretem com sal
  • Limpar e secar completamente as patas do animal após passeios ou passeios ao ar livre
  • Hidratar a pele com cremes e loções
  • Fornecer ao seu cão brinquedos para roer e atividades que ocupam a mente, como jogos e quebra-cabeças

No entanto, problemas mais sérios, como infecções, geralmente requerem antibióticos ou medicamentos antifúngicos. Se o problema for parasitas, provavelmente serão prescritos medicamentos antiparasitários. Casos de ansiedade podem se beneficiar com medicamentos ansiolíticos. 

Caso o problema resulte de outra doença, resolver esse problema pode diminuir os sintomas associados, como lamber as patas.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato