Por que os cães colocam as orelhas para trás? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que os cães colocam as orelhas para trás?

Quando se trata de demonstrar emoções, os cães nos dizem muito através de seus comportamentos e linguagem corporal. Mas o que significa quando suas orelhas voltam? 

Acontece que as orelhas de um cachorro podem dizer muito. Tal como as sobrancelhas humanas, as suas orelhas mudam de posição – juntamente com o resto do corpo – quando se sentem felizes, tristes, zangados ou assustados. 

Aqui está uma lista dos motivos mais comuns pelos quais os cães colocam as orelhas para trás. Continue lendo para saber o que observar e como responder às emoções do seu cão.

Os cães colocam as orelhas para trás para sinalizar muitos sentimentos diferentes, incluindo felicidade, nervosismo, agressão, estresse e até dor física.

Preste atenção à linguagem corporal completa de um cão. Por exemplo, um cachorro pode se curvar quando está feliz, mas latir quando está com raiva, com as orelhas para trás em ambos os casos.

Pergunte ao dono de um cachorro antes de abordar um cachorro desconhecido. Se o dono disser que sim e o cão parecer relaxado, é mais provável que ele goste de sua atenção.

Dê espaço aos cães se eles parecerem nervosos, ansiosos ou agressivos. Os cães podem morder para se defenderem se se sentirem ameaçados ou assustados.

Seu cachorro está feliz e relaxado

Cães felizes deixam as orelhas caírem ou amolecem. À medida que seus corpos relaxam, eles podem piscar, cheirar ou andar calmamente. 

Eles não ficarão nervosos ou hiperativos, mas abanarão o rabo e aceitarão animais de estimação, guloseimas e massagens na barriga com alegria. Eles podem até adormecer se forem mais velhos ou tiverem um dia agitado e ativo.

Cães felizes e relaxados geralmente são seguros de abordar, mas sempre verifique com o dono se é um cão com o qual você não está familiarizado.

Seu cachorro está ansioso ou estressado

Um filhote ansioso pode abaixar o rabo, olhar para baixo e colocar as orelhas para trás. Eles também podem se inclinar para trás ou se afastar de você, da mesma forma que os humanos podem olhar para baixo ou franzir a testa quando nos sentimos desconfortáveis. 

Se o seu cão estiver ansioso ou estressado, evite acariciá-lo, a menos que ele venha até você primeiro. Dê-lhes espaço ou tire-os do ambiente que os está estressando.

Um cão ansioso pode se tornar agressivo se ficar com medo. Dê-lhes tempo para relaxar e não os sobrecarregue com atenção até que se acalmem.

É normal que os cães fiquem ansiosos no consultório do veterinário ou em outros locais que considerem desconfortáveis.

Você não deve olhar para uma parte de um cachorro para julgar se ele está estressado ou não. Você deve levar em consideração o contexto, o ambiente, toda a situação para fazer uma observação.

Seu filhote de cachorro quer brincar

Um cão brincalhão “curvará” o corpo, abanará o rabo e colocará as orelhas para trás. Isso às vezes é chamado de “reverência de brincadeira” e acontece quando seu cão está animado e feliz. Eles provavelmente vão querer brincar de buscar, correr ou apenas agir como um adorável idiota. [3]

Um cachorro brincalhão também pode latir, pular e salivar alegremente. Brinque com eles jogando uma bola ou frisbee, ou correndo juntos pela casa.

Seu cachorro está sendo amigável

Um cão amigável colocará as orelhas para trás ao se aproximar de você. Isso os faz parecer menores, mais amigáveis ​​e menos intimidadores. 

Eles provavelmente vão lamber, cheirar, abanar o rabo e olhar para você também. Dependendo do cão, pode ser seguro acariciá-lo ou brincar com ele, mas seja gentil, especialmente se você o conhecer pela primeira vez.

Se um cachorro amigável se aproximar de você, mas não for seu, pergunte ao dono se ele gosta de ser acariciado. É sempre mais seguro obter permissão do que presumir que um cachorro deseja ser tocado.

Seu filhote se sente ameaçado

Se um cachorro se sentir ameaçado, ele colocará as orelhas para trás, latirá e rosnará. Nesse caso, colocar as orelhas para trás é uma resposta instintiva para mantê-las protegidas da mordida de outro cachorro. Eles podem deixar cair o corpo e mostrar os dentes. 

Se um cachorro se comporta dessa maneira, não se aproxime nem acaricie ele. Afaste-se e dê-lhes bastante espaço.

Um cão pode tornar-se agressivo se se sentir ameaçado. Evite chegar perto deles, especialmente se eles estiverem latindo diretamente para você.

Seu cachorro não está se sentindo bem

Um cachorro pode virar as orelhas para trás quando está com dor ou enjôo. Ruídos altos, especialmente sons de alta frequência que os humanos não conseguem ouvir, podem machucar os ouvidos de um cachorro.

Infecções de ouvido, dores no corpo ou dores de estômago também podem causar desconforto. Se as orelhas do seu cão estiverem para trás e ele parecer mais cansado ou retraído do que o normal, pode ser um sinal de que ele não está se sentindo bem.

Sempre que possível, leve seu cão ao veterinário para ver se há algo que você possa fazer para ajudá-lo a se sentir melhor.

Seu cachorro está sendo agressivo

Um cão agressivo pode puxar as orelhas para trás, atacar e até morder. Assim como quando um cão se sente ameaçado, um cão agressivo instintivamente coloca as orelhas para trás para protegê-los de serem mordidos por outros cães. 

Se você encontrar um cão agressivo, acalme-o ficando bem imóvel e evitando contato visual. Fugir aumenta as chances de ser mordido.

Se não for o seu cão, peça ajuda ao dono, pois é mais seguro para uma pessoa familiar abordar um cão agressivo.

Seu cachorro quer sua atenção

Os cães usam “olhos de cachorrinho” com orelhas para trás para dizer que querem alguma coisa. Isso os faz parecer amáveis, vulneráveis ​​e não ameaçadores. Eles podem estar com fome de jantar ou apenas curiosos sobre o sanduíche que você está comendo. 

Eles também podem precisar apenas de uma caminhada ou de ajuda para pegar um brinquedo debaixo do sofá.

Os cães também choramingam e choram quando querem atenção.

Seu cachorro pensa que você está chateado com ele

Imagem intitulada O que significa quando as orelhas dos cães estão para trás Passo 9

Um cachorro com aparência de “culpado” colocará as orelhas para trás. Eles podem enfiar o rabo entre as pernas e dar “olhos de cachorrinho” também. 

Embora não sintam necessariamente “culpa” como os humanos, eles sabem quando fizeram algo que o aborreceu – como fazer xixi no tapete ou usar o chinelo como brinquedo para roer. Eles estão respondendo à sua linguagem corporal e ao seu tom, dando-lhe uma aparência ansiosa e não ameaçadora.

Se o seu cão fizer algo errado, os especialistas recomendam evitar punições como gritos ou demonstrações de raiva, pois isso pode levar ao aumento da ansiedade e da agressividade nos cães.

Em vez de punir os cães por mau comportamento, tente incentivar o bom comportamento, recompensando-os com guloseimas, animais de estimação e atenção quando fizerem as coisas corretamente.

Seu filhote está ouvindo alguma coisa

Os cães levantam a cabeça e giram as orelhas para ouvir melhor as coisas. Se o som estiver atrás deles, eles poderão mover os ouvidos para trás. 

Ao contrário das orelhas humanas, as orelhas dos cães têm pelo menos 18 músculos que lhes permitem girar as orelhas em muitas direções diferentes. Isso os ajuda a determinar a localização e distância exatas de um som.

Se o seu cão girar uma ou ambas as orelhas para trás, ele pode estar ouvindo ruídos vindos de trás deles.

Seu cachorro está flertando com outro cachorro

Os cães machos colocam as orelhas para trás e lentamente andam na ponta dos pés em direção à fêmea durante o cortejo. 

Da mesma forma, as cadelas podem responder colocando as orelhas para trás também. Tanto os cães fêmeas quanto os machos fazem isso para parecerem menores e menos ameaçadores, o que os faz parecer mais acessíveis.

Os cães têm rituais de namoro complicados. Por exemplo, uma cadela pode colocar as orelhas para trás para evitar parecer confrontadora, mas isso não significa automaticamente que ela aceitará os avanços de um cão macho.

Seu cachorro gosta do jeito que você o acaricia

Um cachorro feliz colocará as orelhas para trás e abanará o rabo enquanto você o acaricia . Eles podem se virar para deixar você esfregar a barriga deles ou se pressionar contra você em uma espécie de “abraço de cachorro”. Em outras palavras, eles estão dizendo “Continue me acariciando, por favor!” 

Os cães também rolam quando são submissos a outros cães. Quando isso acontece, os cães podem, nervosos, colocar as orelhas para trás e enfiar o rabo entre as pernas.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato