Shih tzu filhote: O que saber sobre essa raça - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu filhote: O que saber sobre essa raça

Conhecido por ser fofo, charmoso e simplesmente adorável, o Shih Tzu filhote é uma raça de cachorro bastante popular. O American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça oficialmente apenas recentemente, em 1969. 

O Shih Tzu filhote é originário da China e é considerado por algumas pessoas como um cruzamento entre um pequinês e um Lhasa Apso. O nome Shih Tzu vem de uma palavra chinesa que significa “leão”.O Shih Tzu filhote é um cachorrinho com uma aparência distinta. Eles têm cabelos longos e sedosos, pernas curtas e olhos grandes e comoventes. Uma personalidade amigável e afetuosa aliada a uma preferência por espaços menores fazem do Shih Tzu um filhote a escolha popular para os amantes de cães.

Se você está pensando em se tornar pai de um Shi Tzu filhote, aqui está o que você precisa saber. 

Características do Shih Tzu filhote

Shih Tzus filhote pesam entre 9 e 16 libras e sua altura geralmente varia de 20 a 28 centímetros. A expectativa de vida do Shih Tzu filhote pode variar, mas em média eles vivem de 10 a 18 anos. 

Aparência física

O Shih Tzu filhote tem cabelos longos e sedosos e sua pelagem dupla pode ser vista em várias cores como dourado, marrom escuro ou claro, branco, cinza, preto e vermelho. Você também pode ver os casacos em combinações de cores como dourado e branco/preto ou dourado e branco.

Como o cabelo do topo da cabeça pode ser comprido, lembre-se de prendê-lo para que não caia no rosto e irrite os olhos. Você pode até encurtá-lo se for mais fácil de gerenciar.  

Personalidade de Shih Tzu filhote

O Shih Tzu filhote tem uma natureza amigável, doce e brincalhona. Eles se adaptam bem aos humanos e outros animais de estimação em sua casa porque são muito sociáveis. O temperamento do Shih Tzu filhote é apreciado pelos donos de cães que procuram cães de companhia calorosos que adoram ficar ao seu lado. Mentalmente, eles podem ser brilhantes, curiosos, alertas e ativos.

Shih Tzus filhote não precisam de muito espaço, o que os torna ideais para donos de animais de estimação com espaços de todos os tamanhos. Certifique-se de que eles tenham lugar suficiente para brincar, para que fiquem felizes.

Cuidando de Shih Tzu filhote

Como qualquer animal de estimação querido, seu Shih Tzu filhote precisa de cuidados e manutenção regulares para mantê-lo saudável e feliz. Ajude seu cão a ficar limpo e arrumado e certifique-se de que ele coma todos os tipos certos de alimentos. Além disso, leve seu cão para fazer exercícios regularmente para ajudá-lo a se manter em forma e saudável. 

Dicas de higiene

Siga um cronograma regular de higiene para ajudar seu Shih Tzu filhote a ter uma aparência saudável e se manter saudável:

  • Asseio. Escove o cabelo do seu cão diariamente (incluindo o bigode) com uma escova para cães de boa qualidade com alfinetes flexíveis. Possuem pelagem dupla, por isso a escovação diária é fundamental para manter o pelo livre de emaranhados e bonito.  
  • Tomando banho. Dê banho em seu cão a cada 3 a 4 semanas. Lembre-se de limpar os cantos dos olhos regularmente.
  • Higiene oral. Escove os dentes do seu Shih Tzu  filhote 3 vezes por semana, pois esta raça é propensa a problemas dentários.  
  • Limpeza de ouvido. Limpe seus ouvidos semanalmente. 
  • Corte de unhas. Apare as unhas a cada 3 a 4 semanas. Se você não tem certeza se seu cão está pronto para cortar as unhas, verifique o comprimento das unhas. Se tocarem o chão ou emitirem sons ao tocá-lo, estão prontos para um corte.

Alimentando seu cachorro corretamente

Alimente seu Shih Tzu filhote com refeições nutritivas de alta qualidade. Use ração para cães disponível no mercado ou prepare você mesmo em casa. Verifique novamente com seu veterinário para ter certeza de que você está dando ao seu cão os tipos certos de alimentos e as quantidades certas.

A dieta do seu Shih Tzu filhote deve levar em consideração a idade e quaisquer condições médicas que ele tenha. Existem versões de ração para cães para filhotes, adultos e idosos. Não dê comida de "gente" ao seu cachorro.  

É recomendado dar ao seu Shih Tzu filhote duas refeições por dia. Se você dá guloseimas ao seu cão como lanche ou para treinamento, lembre-se de incluir a quantidade ao calcular a ingestão diária de comida. Seu Shih Tzu filhote não deve ter mais de 10% de sua ingestão diária proveniente de guloseimas. Caso contrário, eles podem facilmente acumular peso e se tornarem obesos .

Mantenha os horários das refeições consistentes para que seu cão estabeleça uma rotina familiar.

Exercício 

Seu Shih Tzu filhote não precisa de muito exercício porque foi criado para ser um cão de interior. Originalmente, eles eram mantidos como animais de estimação reais e passavam a maior parte do tempo dentro de palácios. 

Alguns exercícios diários são necessários para a boa forma e para manter um peso corporal saudável. Procure fazer caminhadas curtas e muitas brincadeiras dentro de casa diariamente. 

Seu Shih Tzu filhote é sensível ao calor. Certifique-se de que seu cão não fique ao ar livre em temperaturas quentes por muito tempo. Evite exercícios extenuantes que possam aquecer o corpo do seu cão.

Como seu Shih Tzu  filhote é um cão inteligente, você deseja mantê-lo engajado para evitar o tédio. Tente ensinar novos truques ao seu Shih Tzu filhote para que ele também tenha um bom treino mental.

Problemas de saúde a serem observados com o Shih Tzu filhote

Seu Shih Tzu filhote pode desenvolver problemas comuns a outras raças de cães, como infecções bacterianas e virais. Seguir as vacinas e garantir que sejam tomadas na hora certa pode ajudar a prevenir infecções mais comuns, como raiva, parvo e cinomose. 

Mas alguns problemas de saúde do Shih Tzu filhote são exclusivos da raça. Os problemas de saúde podem ser detectados precocemente e tratados de forma eficaz através de visitas regulares ao veterinário e exames.

Problemas com os dentes

É mais provável que seu Shih Tzu filhote tenha problemas dentários do que outras raças de cães. Se os dentes não forem cuidados adequadamente, as infecções podem progredir, causando perda de dentes e danos aos órgãos internos. 

Parasitas

Seu cão pode ser infectado por parasitas como vermes, pulgas ou carrapatos que podem causar problemas de saúde ao seu cão.   

Obesidade

Seu Shih Tzu filhote pode ter vários problemas de saúde quando está acima do peso, assim como os humanos. Lembre-se de controlar sua dieta e limitar suas guloseimas.

Shunt portossistêmico (PSS)

Shih Tzus filhote são mais propensos a desenvolver uma doença hepática chamada Shunt Portossistêmico (PSS). Na PSS, o sangue não flui normalmente para o fígado como deveria. Se o seu cão tiver PSS, ele não atingirá a altura normal para a idade e poderá ter convulsões. Esta condição é tratável, mas às vezes seu cão pode precisar de cirurgia.

Problemas ósseos e articulares

Seu Shih Tzu filhote pode desenvolver problemas ósseos e articulares. Condições como doença do disco intervertebral (DIV), luxação patelar e displasia do quadril são comuns. 

Contate seu veterinário imediatamente se notar alguma anormalidade na forma como seu cão se move e sinais de dor e desconforto. Se você observar paralisia repentina, que ocorre quando seu cão tem dificuldade para se levantar ou usar as patas traseiras, procure atendimento médico de emergência.

Doença de Cushing

Esta condição é comum em muitos cães, especialmente no Shih Tzu filhote. O corpo produz mais hormônio esteróide do que o necessário. 

Pode ser fácil não perceber essa condição porque ela progride lentamente. Fique atento a sinais como aumento do consumo de álcool e urina e vontade de comer mais do que o normal. Seu cão também pode não estar tão ativo como normal. A pele fica mais fina e eles começam a perder mais pelos do que o normal.  

Problemas oculares

Seu Shih Tzu pode desenvolver os seguintes problemas oculares :  

Glaucoma. O glaucoma é uma doença perigosa e muito dolorosa que pode levar à cegueira se não for tratada a tempo. No glaucoma, a pressão dentro do olho, chamada pressão intraocular ou PIO, aumenta. 

KCS. Na condição médica apropriadamente chamada de “olho seco”, também conhecida como ceratoconjuntivite seca ou KCS, seu cão não produz líquido suficiente para manter os olhos úmidos. 

Cataratas. A catarata é uma condição médica que pode causar cegueira em cães mais velhos. Quando seu cão tem catarata, suas lentes começam a ficar cada vez mais turvas até começarem a parecer discos brancos. 

Leve seu cão imediatamente ao veterinário se notar qualquer tipo de anormalidade em seus olhos. 

Alergias

Alergias de pele e ouvido são comuns no Shih Tzu filhote. Verifique com seu veterinário se você notar algum dos seguintes sintomas que podem ser sinais de alergia:

Lambendo frequentemente as patas e esfregando o rosto.

Coçar e balançar muito a cabeça, mau cheiro saindo dos ouvidos ou dor nos ouvidos – todos esses são sinais de infecções de ouvido que podem ser causadas por uma alergia.

Síndrome do desconforto respiratório

Esta condição é comum em cães de nariz curto como o Shih Tzu filhote. As vias aéreas podem ficar bloqueadas, causando dificuldades respiratórias. Procure sinais como não querer fazer exercícios, respiração ruidosa ou tosse. 

As gengivas podem ficar azuladas e seu cão pode desmaiar. Às vezes, a cirurgia pode ser necessária para desobstruir as vias aéreas. 

Outras condições

Shih Tzus  filhotesão mais propensos a doenças cardíacas do que outros cães. Eles também têm maior probabilidade de desenvolver um distúrbio de coagulação sanguínea chamado doença de Willebrand. Pedras nos rins também podem ser comuns. 

Se o seu cão tiver dificuldade em urinar ou se observar sangue na urina, contacte imediatamente o seu veterinário. Shih Tzus filhote pode desenvolver câncer nas fases posteriores de suas vidas. A detecção precoce pode ajudar seu cão a obter um tratamento eficaz e prevenir complicações.

As necessidades especiais do seu Shih Tzu filhote

Os Shih Tzus precisam de atenção e muita paciência para ajudá-los a superar os desafios comuns a esta raça canina.

Comece o treinamento e a socialização do filhote desde cedo para evitar latidos excessivos, agressividade e comportamentos de medo. Use um sistema de elogios e recompensas para treinar seu cão. Eles não respondem bem a métodos de treinamento agressivos. Seja gentil, mas firme ao treinar seu Shih Tzu para obter os melhores resultados. 

Seu Shih Tzu filhote pode ser muito delicado. Cuide deles como se fosse uma criança. Parte de seus cuidados diários com o Shih Tzu deve ser garantir que seu cão esteja seguro o tempo todo. Bloqueie áreas para que seu cão não entre em lugares onde não deveria e se machuque. 

Mantenha seus espaços livres de objetos que possam ferir os olhos do seu Shih Tzu filhote. Eles podem até colocar esses objetos na boca e engasgar. 





Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato