Os 3 Shih Tzus mais velhos do mundo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Os 3 Shih Tzus mais velhos do mundo

Em geral, os Shih Tzus vivem vidas moderadamente longas, variando de 10 a 16 anos, com a média sendo de 13 anos. No entanto, sempre há exceções a qualquer regra, e é claro que já houve Shih Tzus que viveram muito mais. 

Existem inúmeros donos em diversos fóruns caninos que afirmam que seus Shih Tzus têm 17, 18 e até 20 anos! Embora possa haver alguns Shih Tzus mais velhos por aí, os três nesta lista têm idades verificadas e histórias bem documentadas. Portanto, eles são os únicos três Shih Tzus idosos incluídos nesta lista no momento em que este texto foi escrito.

Em julho de 2020, as informações desta lista são as mais precisas possíveis e serão atualizadas conforme necessário.

3. Marnie (26 de outubro de 2001 – 5 de março de 2020)

  • Idade máxima atingida: 18 anos, 4 meses e 10 dias em 2019
  • País de origem: Nova York, Nova York, EUA
  • Proprietária: Shirley Braha

Embora Marnie não seja a Shih Tzu mais velha de todos os tempos, ela é provavelmente a mais famosa. Na época de sua morte, no início de 2020, ela tinha quase 2 milhões de seguidores no Instagram, administrado por sua dona, Shirley Braha.Todas as fotos e vídeos de Marnie receberam centenas de milhares de curtidas e ela se tornou uma celebridade da internet.

Antes de Marnie ser adotada por Braha, que a levou para Nova York, ela foi encontrada vagando pelas ruas de Connecticut. Após ser resgatada pelo controle de animais, Marnie foi levada para um abrigo de animais, onde foi apelidada de "Fedorenta" por causa do seu odor insuportável. 

Infelizmente, Marnie tinha muitos problemas de saúde na época, incluindo dentes cariados, deficiência visual parcial no olho esquerdo e perda auditiva parcial. Além disso, a cabeça de Marnie era permanentemente inclinada para a esquerda, o que se tornou sua característica distintiva.

Apesar de ter sido avisada sobre todos os problemas de saúde de Marnie, Braha decidiu adotá-la mesmo assim, na esperança de tornar o que ela imaginava serem suas últimas semanas mais confortáveis. 

O prognóstico inicial de Braha se mostrou errado e Marnie viveu mais oito anos e alcançou o estrelato na internet. Marnie morreu em paz e foi muito bem tratada antes de falecer.

Você sabia?

Devido à fama de Marnie, bem como às conexões de sua dona Shirley Braha – Braha é produtora de TV, criadora de programas de TV e fundadora de uma gravadora musical – Marnie passou um tempo com muitas celebridades humanas, incluindo Demi Lovato, Selena Gomez, Larry King, Betty White e várias outras.

2. Teddy (1 de agosto de 2000 – 12 de dezembro de 2019)

  • Idade máxima atingida: 19 anos, 4 meses e 10 dias em 2019
  • País de origem: Phoenix, Arizona, EUA
  • Proprietário: Dwain e Denise Lamon

O All Shih Tzu , um site que fornece informações completas sobre como ter Shih Tzus, decidiu começar a registrar os Shih Tzus mais velhos ainda vivos. 

De acordo com o All Shih Tzu, o Shih Tzu mais velho documentado e verificado foi Teddy, de Phoenix, Arizona. Infelizmente, Teddy faleceu em dezembro de 2019, aos 19 anos, e o site está procurando o Shih Tzu mais velho ainda vivo.

A idade de Teddy foi verificada pela Clínica Veterinária Lookout Mountain, em Phoenix, que mantinha seus registros e listava sua data de nascimento como 1º de agosto de 2000. O cão idoso era de Dwain e Denise Lamon, que o adotaram quando filhote, de um criador local em Glendale, Arizona. 

Os Lamons cuidaram muito bem de Teddy, e é por isso que ele teve pouquíssimos problemas de saúde. É claro que, devido à sua idade, Teddy tinha alguma perda auditiva, mas surpreendentemente tinha dentes muito saudáveis, pois fazia limpezas dentárias profissionais regularmente quando era mais jovem. No final, Teddy faleceu simplesmente por ser velho.

Você sabia?

Segundo Dwain Lamon, sua família escolheu Teddy entre seus irmãos de ninhada porque ele era o único que não se aconchegava na mãe e tentava pular a cerca. Dwain disse que se sentiu realmente atraído pela independência de Teddy.

1. Smokey (18 de janeiro de 1986 – desconhecido)

  • Idade máxima atingida: 23 anos em 2009 (última atualização conhecida)
  • País de origem: São Petersburgo, Flórida, EUA
  • Proprietário: Joe e Mary Slatton

Em 2009, depois que o programa "Today", da NBC, publicou uma matéria sobre um dachshund de 21 anos, considerado o cão mais velho vivo, Joe Slatton e sua esposa, Mary, contataram o noticiário local para informar que seu cão, Smokey, era muito mais velho. 

Segundo os Slattons, Smokey tinha 23 anos na época, o que o tornava o Shih Tzu mais velho conhecido no mundo. A alegação dos Slattons de que Smokey era mais velho do que o cão considerado mais velho da época foi corroborada pelo Hospital Veterinário VCA de São Petersburgo, que possui registros que indicam a data de nascimento de Smokey como 18 de janeiro de 1986.

Os Slattons adotaram Smokey em 2000, depois que sua dona original, que mantinha bons registros, se mudou para um lugar onde não podia ter animais de estimação. 

Joe Slatton não se conteve e voltou a criticar o "cachorro mais velho" apresentado no "Today", dizendo que Smokey não só estava mais velho, como também mais ativo – Smokey ainda adorava fazer longas caminhadas na época da entrevista. 

No entanto, Slatton disse que Smokey apresentava alguns sinais de envelhecimento, pois havia ficado surdo e precisava de cerca de 15 horas de sono para recuperar as energias.

Gostou do Post? Confira também:

3 Motivos que faz o seu shih tzu vomitar uma espuma amarela

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato