Tenho que fazer um ritual todo dia para meu shih tzu comer - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tenho que fazer um ritual todo dia para meu shih tzu comer

 Alimentar seu shih tzu pode – e deve – ser mais do que colocar comida no pote de ração uma vez ao dia, especialmente se ele passa muitas horas por dia sozinho e é do tipo que engole o que encontra ali de uma única vez. 

Conforme especialistas, é importante oferecer um desafio, como esconder a comida ou dificultar o acesso a ela, para os shih tzu treinarem comportamentos inatos e diminuírem seus níveis de ansiedade, de forma semelhante ao que acontece em zoológicos.

“Algumas pessoas pensam que fazer o shih tzu procurar alimento é uma judiação, mas não é! É prazeroso, porque, na natureza, é o que ele faz a maior parte do tempo. 

A maldade é oferecer a ração, ele comer aquilo em menos de um minuto e passar oito horas olhando a porta esperando o dono voltar para casa”, diz o médico veterinário e proprietário da Pet Games, Dalton Ishikawa.

De acordo com a médica veterinária do Centro de Bem Estar para Cães Diversão Janaína Justus Madureira Vida, brincar com a comida – ou com um objeto que esconde ou libera a ração aos poucos – ensina os cães a brincar sozinhos e a comer mais devagar, o que evita problemas gástricos. 

Além disso, diminui a ansiedade, evitando problemas como a síndrome da ansiedade da separação, que se manifesta com a destruição de móveis e objetos da casa, lambedura ou mordidas nas próprias patas, entre outros comportamentos.

Brinquedos e desafios

Tenho que fazer um ritual todo dia para meu shih tzu comer

O mercado de produtos para shih tzu já oferece alguns brinquedos funcionais, como bolas porta-ração com furos para liberar a comida à medida que o cão movimenta o brinquedo. Os especialistas dizem, porém, que é possível criar desafios dentro de casa.

“Uma boa ideia é simplesmente abolir o comedouro comum e espalhar a ração por diferentes locais para o cão farejar: um pouquinho na casinha, um pouquinho na caminha, um pouquinho em algum outro cômodo”, diz Ishikawa. A brincadeira vai estimular que o animal fareje e encontre sua comida.

Para evitar sujeira, a ração pode ser colocada em pequenos potes e um petisco dividido em pequenas partes, as quais podem ser engolidas por inteiro pelo cão, também pode ser utilizado.

“Tem opção de usar a garrafa shih tzu, fazer alguns furos, de acordo com o tamanho da ração, e colocar a ração dentro”, diz Janaína. Assim como as bolas disponíveis no mercado, o shih tzu deve empurrar a garrafa para conseguir tirar a comida de dentro da garrafa.

Apesar da funcionalidade do brinquedo, os especialistas fazem um alerta: se o cão for grande e conseguir abocanhar a garrafa, é preciso tomar cuidado para que ele não a destrua e acabe engolindo pedaços de plástico. Como alternativa, um cano de PVC com as pontas vedadas pode ser utilizado.

A garrafa pet ainda pode ser usada para construir uma estrutura como essa, que exigirá que o cachorro faça as garrafas virarem de boca para baixo para conseguir a ração:

Gostou do Post? Confira também:

A morte dessa linda SHIH TZU serve de alerta para todos nós!

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato