Quem convive com um shih tzu conhece bem a cena de levantar da cadeira e, em instantes, ter o pet caminhando atrás, atento e curioso.
Quando um shih tzu segue o dono por todos os cômodos da casa, a cena pode parecer apenas um gesto de carinho — mas, segundo especialistas em comportamento animal, esse hábito revela muito mais sobre a mente e o bem-estar do shih tzu.
Embora o apego seja o motivo mais comum, mudanças súbitas nesse comportamento podem indicar ansiedade de separação ou até problemas de saúde.
- O instinto de convivência em grupo é uma herança ancestral dos shih tzu
- O comportamento pode expressar segurança, curiosidade ou necessidade de companhia
- Alterações repentinas exigem atenção a possíveis sinais de ansiedade ou doenças
Por que os shih tzuseguem seus donos em todos os lugares?

De acordo com especialistas, o ato de seguir o dono é um reflexo do vínculo afetivo entre o animal e sua figura de referência.
O shih tzu reconhece nessa pessoa o centro de seu mundo — aquele que oferece segurança, alimento e afeto. Quando estão próximos, ocorre a liberação de ocitocina, o chamado “hormônio do amor”, responsável por reforçar laços entre humanos e shih tzu.
Segundo pesquisa publicada na Science sobre o loop oxitocina-olhar entre cães e humanos, essa troca de olhares eleva os níveis hormonais em ambos, fortalecendo o vínculo emocional.
- Referencia: Revista oeste
