DERMATITE ALÉRGICA - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

DERMATITE ALÉRGICA

Um dos problemas de saúde mais comuns entre os shih tzu são as doenças de pele. Coceira, vermelhidão, ferida e queda de pelo  no shih tzu são os principais sintomas de que o animal está com algum problema dermatológico. O mais comum deles é a dermatite alérgica. Segundo a médica veterinária Sirlei Manzan, as alergias cutâneas representam 15% das consultas em sua clínica e a mais comum entre os shih tzu é a atopia, causada pelo contato com ácaros, bolores, pólen e poeira.

Há também a alergia causada pela picada de pulga nos shih tzu. Atualmente existem vários produtos no mercado que combatem de forma eficaz o inseto deixando o animal livre desse tipo de alergia.

Tipos diferentes de Dermatite Alérgica




Outra forma de dermatite alérgica é a alimentar. Segundo Sirlei, uma das formas de evitar o mal é dar aos shi tzu apenas produtos destinados a eles. “Doces, pães, queijo e outros alimentos que comemos devem ser evitados”, afirmou a veterinária.

Esse é o caso da poodle Meg, a cadela de 12 anos, que, além de alergia alimentar, possui atopia. A estudante Janaína Fernandes conta que Meg sempre sofreu com coceiras pelo corpo e, com a idade, o quadro clínico piorou. No ano passado, Janaína Fernandes decidiu fazer teste alérgico em Meg.

O resultado mostrou que a poodle é alérgica a perfume, cigarro, poeira, grama, milho, cenoura e tomate. “Ela toma medicamentos à base de corticoide e come uma ração hipoalergênica. Fico agoniada quando a Meg começa a se coçar e por isso nem penso, faço qualquer coisa para que ela fique bem”, disse. Além das alergias como a de Meg, há dermatites provocadas por tristeza, estresse, depressão e outras causas emocionais. “Todo shih tzu que lambe a pata possui alguma doença psicológica. Nesse caso é preciso entrar com tratamentos antidepressivos e ansiolíticos”, disse a veterinária. Micoses e piodermites são outros tipos de doenças de pele que exigem atenção.

As micoses são causadas por fungos e são transmissíveis, inclusive ao homem. E as piodermites são infecções mais profundas, causadas por bactérias. 

Dermatite de pele


Outro tipo de doença de pele está ligado a problemas nas glândulas tireoides e na glândula supra-renal. Segundo a veterinária, as dermatites hormonais estão sempre ligadas a outros problemas de saúde como hipotireoidismo, a obesidade e problemas renais. Doença possui dois tipos e é transmissível Popularmente conhecida, a sarna é outro problema comum dos pets. Existem dois tipos delas, a escabiose, transmissível a outros animais e ao homem, e a demodécica, considerada mais grave e transmitida nas primeiras horas de vida da mãe para o filhote, que é amamentado.

Casos de Dermatite


A dona de casa Poliane Silva descobriu que seu cachorro da raça shih tzu Kiko tinha sarna demodécica na primeira semana que chegou à sua residência. O shitzu de 3 anos apresenta os sintomas da doença sempre que está com a imunidade baixa. Poliane já chegou a gastar R$ 700 reais por mês em tratamentos para Kiko. A dona de casa conta que, quando descobriu a doença, foi muito difícil. “Tinha acabado de perder meu marido e tive que cuidar do Kiko.

Ele apresentava sangramento e cerca de 90% de sua pele estava com ferida”, disse. Uma amiga da dona de casa até sugeriu que o shih tzu fosse sacrificado, mas, mesmo diante das dificuldades, Poliane não desistiu do Kiko. “Acho que, por conta das perdas que tive na vida, criei um envolvimento maior com meu shih tzu, é um amor incondicional”, afirmou a dona de casa.

Depois de muita luta, a doença do Kiko está controlada. Poliane segue rigorosamente as orientações da veterinária e o shitzu visita a clínica semanalmente para tomar antibióticos e remédios para aumentar a imunidade. “Pela primeira vez, o Kiko está há três meses sem ter a doença e mesmo ainda gastando cerca R$ 300 por mês, vejo que valeu a pena não sacrificá-lo. A companhia de Kiko me faz muito bem. Ele é muito carinhoso.” Formas de tratamento e prevenção das doenças de pele De acordo com a médica veterinária Sirlei Manzan, cada doença tem uma forma de tratamento. “De uma forma geral, todas precisam de tratamento tópico com xampu.

Medicação contra Dermatite


Algumas de medicação oral como antifúngicos e antibióticos, outras de reposição hormonal. E algumas alergias podem necessitar até de vacinas ou mudança drástica na dieta e no ambiente do animal”, afirmou. Com exceção das dermatites que são de origem genética, muitas doenças de pele podem ser evitadas com cuidados simples. “É preciso manter o animal sempre limpo e em um ambiente adequado”, disse Sirlei. Os banhos devem ser frequentes com produtos apropriados ao tipo de pelo e pele do animal.

Pelos com nós ou molhados formam um ambiente propício para o aparecimento das dermatites. A veterinária deixa uma alerta aos proprietários de cães. “Nem sempre feridas pelo corpo é sinal de dermatite.

Uma doença grave e fatal para cães e humanos é a leishmaniose que tem como sintoma justamente o aparecimento de feridas pelo corpo. Por isso, o ideal é que, ao encontrar alguma ferida no animal, procure um médico veterinário o mais rápido possível”, disse Sirlei Manzan.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato