O que você deve saber sobre castração em cães

Os dias passam, e o seu cachorro ou a sua cadelinha ainda não passaram pela cirurgia de castração. Vale a pena enfrentar o aperto no coração, levar o seu melhor amigo até uma clínica veterinária e colocá-lo em uma mesa de cirurgia sem necessidade aparente? Neste artigo vamos direto ao ponto, contando as sete verdades sobre a castração de cães, machos e fêmeas.

1. A castração vai diminuir a agressividade do meu cachorro ou cadela?

Essa é uma das perguntas mais comuns de quem vai até uma clínica veterinária com interesse em castrar o seu pet. Pois bem, a maioria dos cães e cadelas ficam mais tranquilos após a castração. A mudança não é imediata, até porque logo após o procedimento ainda existem muitos hormônios no sangue do animal, levando um certo tempo até que se perceba uma melhora considerável no comportamento.

É importante dizer, porém, que essa melhora não é uma regra e a castração geralmente não gera o benefício que o proprietário espera nos casos de animais mais velhos, que passaram a apresentar um comportamento mais agressivo ao decorrer da vida.

2. A castração engorda?

Não, o fato de você optar por castrar o seu cachorro ou a sua cadelinha não fará com que eles ganhem peso. O que ocorre comumente é que, devido a tendência do comportamento do animal passar a ser mais calmo e sedentário após a castração, a obesidade aparece como consequência pós-cirúrgica. Porém, as gordurinhas extras podem ser evitadas com atitudes simples. A alimentação pode ser baseada em formulações de rações que foram desenvolvidas especialmente para cachorros castrados. É importante também estimular o exercício físico, que estará naturalmente reduzido por vontade espontânea do animal. Brincar com bolinhas, fazer caminhadas e esconder ossinhos desafiando a busca são atividades que fazem bem para a cabeça e corpo do seu cão, independente da castração.

3. A castração diminui a probabilidade do surgimento de tumores no meu cachorro?

Sim. No caso das cadelas, estudos demonstraram que a probabilidade do surgimento de tumores nas glândulas mamárias são extremamente reduzidas em cadelas castradas – estes tumores são mais recorrentes em fêmeas idosas não castradas. Já no caso dos cachorros (machos), a castração reduz consideravelmente o desenvolvimento de tumores na próstata e anula o surgimento de tumores nos testículos, uma vez que estes são extraídos durante a cirurgia.

4. Ah, os machos! Aqueles comportamentos “estranhos” somem?


Se você tem um amiguinho macho sabe o que é ficar “lutando” para que ele não saia fazendo xixi pela casa inteira, principalmente se o seu cachorro não for adestrado. Pois bem, cachorros castrados tendem a diminuir a atitude de demarcar território, portanto naturalmente eles deixarão de seguir urinando pela casa registrando as suas demarcações. Outra mudança comum é a extinção das fugas repentinas que envolvem a perseguição de cadelas no cio. As empolgações passam a ser restritas para brincar com outros animais ou pessoas que estejam passeando por perto.


Veja também...
CASTRAR OU NÃO?

Castração de cachorros veja os benefícios

Por último, você com certeza conhece bem aquele constrangimento que o seu cachorro gera ao agarrar a perna de uma visita que você não tem tanta intimidade assim…com a parada de produção de certos hormônios, esse comportamento passa a ser raríssimo, podendo até ser extinto.

5. A castração afetará outros instintos do meu cão?

A ausência do instinto de reprodução não resultará em maior agressividade, deslealdade, tédio, ou algo do tipo. Pelo contrário, geralmente cães castrados passam a ser mais dóceis. No quesito companheirismo e lealdade…se você chegou até aqui sabe muito bem quem é o melhor amigo do homem, né?

6. Quando devo castrar o meu cachorro?

Para que os benefícios da castração sejam plenos, recomenda-se agir na hora certa. A maior parte dos veterinários brasileiros considera que a castração de cães deve ocorrer entre os cinco e oito meses de idade, época em que o cão já possui a dentição completa e foi imunizado com as principais vacinas. Apesar de tudo, a idade pode variar. Nas cadelas de porte grande, a castração pode ter um retardo um pouco maior, variando de caso a caso.

É importante ressaltar novamente que a castração de cães adultos pode atenuar as mudanças comportamentais. Ou seja, se o cão tem uma vida mais agitada, passa a maior parte do tempo fora de casa, já teve alguma experiência sexual no passado e possui mais de dois anos de idade, não há garantia que ocorrerá mudança nos hábitos que já estão solidificados.

7. Onde fazer a castração? Clínica Veterinária de confiança…

A castração de cães deve ser realizada em uma clínica veterinária da sua confiança. Procure saber sobre o histórico da clínica, a higiene do local, a atenção da veterinária, etc. Se você procura alguma clínica veterinária em São Paulo que faça castrações com preços mais acessíveis, busque também ouvir algum cliente que já tenha passado pela mesma experiência no local escolhido.


Prefeitura de São Paulo – SP (gratuito) – clique aqui e conheça as clínicas veterinárias cadastradas em São Paulo.


Por :
Dra. Tatiane Faria (CRMV 25588)
Fonte:preve thome