Shih tzu não para de lamber as patinhas e está se coçando muito?

O seu cachorro não para de lamber as patinhas e está se coçando muito? Cães também podem ter alergias. Saiba como ajudar o seu amiguinho. Assim como as pessoas, os cães podem apresentar sintomas alérgicos quando o sistema imunológico passa a reconhecer certas substâncias ou alérgenos diários como perigosos. Mesmo que estes alérgenos sejam comuns na maioria dos ambientes e inofensivos para a maioria dos animais, um cão com alergia terá uma reação extrema a eles. Alérgenos podem ser problemáticos quando inalados, ingeridos ou quando em contato com a pele de um cão. Enquanto o organismo do animal tenta livrar-se dessas substâncias uma variedade de sintomas digestivos e de pele podem aparecer.


Quais são os sintomas gerais de Alergias em Cães?



  • Coceira, pele vermelha, úmida ou queda de pelo (áreas de alopecia)
  • Olhos lacrimejantes e coceira nos olhos
  • Prurido vai e volta na base da cauda (alergia a picada de pulga, mais comum)
  • Coceira e infecções de ouvido
  • Espirros
  • Vômitos
  • Diarréia
  • Ronco causado por uma garganta inflamada
  • Animal lambe constantemente as patinhas, elas ficam vermelhas, as vezes, inchadas e úmidas.
     

Cães alérgicos também podem sofrer de infecções secundárias, causadas por bactérias da pele ou leveduras, as quais podem levar a perda de pelo e a formação de crostas.
Qualquer cão pode desenvolver alergia em qualquer momento durante sua vida, mas as reações alérgicas parecem ser especialmente comuns em algumas racas, como por exemplo: Lhasa Apso, Shih tzu, Dálmata, Pugs, Setters, Boston, Schnauzers, terriers, retrievers e buldogues.




Quais substâncias podem ser alérgicas para os cães?



  • Pólen de árvores, grama e ervas daninhas
  • Esporos de mofo
  • Poeira e ácaros
  • Penas
  • Fumaça de cigarro
  • Ingredientes alimentares (por exemplo, carne, frango, carne de porco, milho, trigo ou soja)
  • Alguns medicamentos
  • Pulgas e controle de pulgas – produtos (A picada de uma pulga pode desencadear coceira intensa de duas a três semanas).
  • Perfumes
  • Produtos de limpeza
  • Tecidos
  • Shampoo inseticida
  • Borracha e materiais plásticos 

Os cães podem ser alérgicos a alimentos?

   

Sim, e isso muitas vezes exige trabalho de um “detetive”, pois descobrir que substância está causando a reação alérgica exige um processo longo e detalhado. Cães com alergia alimentar irão normalmente apresentar comichão na pele, dificuldades respiratórias e/ou problemas gastrointestinais como; diarréia e vômitos. Uma dieta de eliminação, muito provavelmente, será usada para determinar quais alimentos causam a alergia. Se seu cão é especificamente alérgico a frango, por exemplo, você deve evitar alimentá-lo com todos os produtos a base de proteínas e/ou gordura dessas aves.
 
Obs. As alergias alimentares podem aparecer em cães em qualquer faixa etária.


O que devo fazer se achar que meu cão tem alergias?



Leve-o ao veterinário. Depois de avaliar o histórico clínico do animal, história completa e realizar um exame físico,o veterinário poderá ser capaz de determinar a origem da reação alérgica do seu animal. Se não, ele irá provavelmente recomendar exames de raspado de pele e/ou exames de sangue, além de uma dieta de eliminação especial, para descobrir o que está causando a reação alérgica.


Como são diagnosticadas as alergias?


Se a pele do seu cão apresentar coceira, estiver vermelha e/ou irritada e após um tratamento prévio, indicado por um veterinário, o animal não apresentar melhora no quadro clínico testes de alergia, na maioria das vezes, realizados por um dermatologista veterinário serão provavelmente necessários. O teste de diagnóstico de escolha é um teste intradérmico semelhante ao realizado em seres humanos.
Obs. Muitos cães com diagnóstico de uma alergia alimentar exigirão refeições caseiras, mas isso devera ser feito com  a ajuda de um veterinário, pois requer equilíbrio alimentar cuidadoso.


Como pode ser tratado o animal com alergia?


A melhor maneira de tratar as alergias é remover os alérgenos do ambiente. A prevenção é o melhor tratamento para alergias causadas por pulgas. Iniciar um programa de controle de pulgas para todos os seus animais de estimação antes do início da temporada pode ajudar muito. Lembre-se, animais de estimação ao ar livre podem levar pulgas para dentro de casa. Consulte o veterinário sobre os melhores produtos para controle de pulgas no animal e no ambiente. Se o pó é o problema, limpe a cama do seu animal uma vez por semana, aspire a casa, pelo menos, duas vezes por semana o que inclui os tapetes, cortinas e outros materiais que possam acumular poeira.
 

Banhos semanais podem ajudar a aliviar a coceira e remover alérgenos ambientais e pólen da pele do seu cão. Discuta com o seu veterinário quais os melhores shampoos e qual a frequência de banhos necessária. Produtos errados podem alterar a pele do animal e ate mesmo piorar o quadro clínico.
Se você suspeita que seu cão tem uma alergia alimentar, ele terá que ser colocado em uma dieta exclusiva. Uma vez que a alergia é determinada, o seu veterinário irá recomendar alimentos específicos ou uma dieta caseira balanceada.



Existem medicamentos contra a alergia em cães?

 
Uma vez que, determinadas substâncias não podem ser removidas do ambiente, o veterinário poderá recomendar medicamentos para controlar a reação alérgica.
No caso de alérgenos seu cão pode beneficiar de injeções de alergia. Essas irão ajudar seu animal de estimação a desenvolver resistência contra o agente agressor, ao invés de, apenas mascarar a coceira.



Veja Também..
 Manchas de lágrima ácida em cães
 Removedor de manchas de lagrimas para cães -cuidado!


Anti-histamínicos, tais como Benadryl, pode ser usado, mas só pode beneficiar uma pequena porcentagem de cães com alergias. Pergunte ao seu veterinário primeiro. Suplementos de ácidos graxos podem ajudar a aliviar a coceira na pele do seu cão. Há também shampoos que podem ajudar a prevenir a infecção da pele, que ocorre comumente em cães com alergias.

Uma droga que module o sistema imunológico também pode ser útil. Existem vários produtos para a prevenção de pulgas que podem ser aplicados mensalmente na pele do seu cão.

Obs. Se o problema for grave, talvez sera necessário recorrer à cortisona para controlar a alergia. No entanto, estes medicamentos são fortes e devem ser usados ​​com cuidado e somente sob a orientação do médico veterinário. 



O veterinário irá ajudar no tratamento e controle das alergias nos cães, melhorando a qualidade de vida desses animais. Leve o seu cãozinho ao veterinário regularmente, cuide bem do seu melhor amigo! 



Artigos e fontes utilizadas: pets.webmd - abellealana