Shih tzu não para de lamber as patinhas e está se coçando muito? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu não para de lamber as patinhas e está se coçando muito?

O seu Shih tzu não para de lamber as patinhas e está se coçando muito? Cães também podem ter alergias. Saiba como ajudar o seu Shih tzu

Assim como as pessoas, os Shih tzu podem apresentar sintomas alérgicos quando o sistema imunológico passa a reconhecer certas substâncias ou alérgenos diários como perigosos. 

Shih tzu não para de lamber as patinhas e está se coçando muito? 



Mesmo que estes alérgenos sejam comuns na maioria dos ambientes e inofensivos para a maioria dos animais, um Shih tzu com alergia terá uma reação extrema a eles. 

Alérgenos podem ser problemáticos quando inalados, ingeridos ou quando em contato com a pele de um Shih tzu

Enquanto o organismo do Shih tzu tenta livrar-se dessas substâncias uma variedade de sintomas digestivos e de pele podem aparecer.


Quais são os sintomas gerais de Alergias em Shih tzu?



  • Coceira, pele vermelha, úmida ou queda de pelo (áreas de alopecia)
  • Olhos lacrimejantes e coceira nos olhos
  • Prurido vai e volta na base da cauda (alergia a picada de pulga, mais comum)
  • Coceira e infecções de ouvido
  • Espirros
  • Vômitos
  • Diarréia
  • Ronco causado por uma garganta inflamada
  • Animal lambe constantemente as patinhas, elas ficam vermelhas, as vezes, inchadas e úmidas.
     

Shih tzu alérgicos também podem sofrer de infecções secundárias, causadas por bactérias da pele ou leveduras, as quais podem levar a perda de pelo e a formação de crostas. Qualquer Shih tzu pode desenvolver alergia em qualquer momento durante sua vida, mas as reações alérgicas parecem ser especialmente comuns nos Shih tzu, Dálmata, Pugs, Setters, Boston, Schnauzers, terriers, retrievers e buldogues.



Quais substâncias podem ser alérgicas para os Shih tzu?



  • Pólen de árvores, grama e ervas daninhas
  • Esporos de mofo
  • Poeira e ácaros
  • Penas
  • Fumaça de cigarro
  • Ingredientes alimentares (por exemplo, carne, frango, carne de porco, milho, trigo ou soja)
  • Alguns medicamentos
  • Pulgas e controle de pulgas – produtos (A picada de uma pulga pode desencadear coceira intensa de duas a três semanas).
  • Perfumes
  • Produtos de limpeza
  • Tecidos
  • Shampoo inseticida
  • Borracha e materiais plásticos 

Os Shih tzu podem ser alérgicos a alimentos?

   
Sim, e isso muitas vezes exige trabalho de um “detetive”, pois descobrir que substância está causando a reação alérgica exige um processo longo e detalhado. 

Shih tzu com alergia alimentar irão normalmente apresentar comichão na pele, dificuldades respiratórias e/ou problemas gastrointestinais como; diarréia e vômitos. 

Uma dieta de eliminação, muito provavelmente, será usada para determinar quais alimentos causam a alergia. Se seu cão é especificamente alérgico a frango, por exemplo, você deve evitar alimentá-lo com todos os produtos a base de proteínas e/ou gordura dessas aves.
 
Obs. As alergias alimentares podem aparecer em Shih tzu em qualquer faixa etária.


O que devo fazer se achar que meu cão tem alergias?


Leve-o ao veterinário. Depois de avaliar o histórico clínico do animal, história completa e realizar um exame físico,o veterinário poderá ser capaz de determinar a origem da reação alérgica do seu Shih tzu

Se não, ele irá provavelmente recomendar exames de raspado de pele e/ou exames de sangue, além de uma dieta de eliminação especial, para descobrir o que está causando a reação alérgica.


Como são diagnosticadas as alergias?


Se a pele do seu cão apresentar coceira, estiver vermelha e/ou irritada e após um tratamento prévio, indicado por um veterinário, o animal não apresentar melhora no quadro clínico testes de alergia, na maioria das vezes, realizados por um dermatologista veterinário serão provavelmente necessários. O teste de diagnóstico de escolha é um teste intradérmico semelhante ao realizado em seres humanos.
 
Obs. Muitos cães com diagnóstico de uma alergia
alimentar exigirão refeições caseiras, mas isso devera ser feito com  a ajuda de um veterinário, pois requer equilíbrio alimentar cuidadoso.


Como pode ser tratado o Shih tzu com alergia?


A melhor maneira de tratar as alergias é remover os alérgenos do ambiente. A prevenção é o melhor tratamento para alergias causadas por pulgas. Iniciar um programa de controle de pulgas para todos os seus animais de estimação antes do início da temporada pode ajudar muito. 

Lembre-se, animais de estimação ao ar livre podem levar pulgas para dentro de casa. Consulte o veterinário sobre os melhores produtos para controle de pulgas no animal e no ambiente. Se o pó é o problema, limpe a cama do seu animal uma vez por semana, aspire a casa, pelo menos, duas vezes por semana o que inclui os tapetes, cortinas e outros materiais que possam acumular poeira.
 

Banhos semanais podem ajudar a aliviar a coceira e remover alérgenos ambientais e pólen da pele do seu cão. Discuta com o seu veterinário quais os melhores shampoos e qual a frequência de banhos necessária. Produtos errados podem alterar a pele do animal e ate mesmo piorar o quadro clínico.

Se você suspeita que seu
Shih tzu tem uma alergia alimentar, ele terá que ser colocado em uma dieta exclusiva. Uma vez que a alergia é determinada, o seu veterinário irá recomendar alimentos específicos ou uma dieta caseira balanceada.


Existem medicamentos contra a alergia em Shih tzu?

 
Uma vez que, determinadas substâncias não podem ser removidas do ambiente, o veterinário poderá recomendar medicamentos para controlar a reação alérgica.


No caso de alérgenos seu
Shih tzu pode beneficiar de injeções de alergia. Essas irão ajudar seu animal de estimação a desenvolver resistência contra o agente agressor, ao invés de, apenas mascarar a coceira.


Veja Também..

 Manchas de lágrima ácida em cães

 Removedor de manchas de lagrimas para cães -cuidado!


Anti-histamínicos, tais como Benadryl, pode ser usado, mas só pode beneficiar uma pequena porcentagem de cães com alergias. Pergunte ao seu veterinário primeiro. 

Suplementos de ácidos graxos podem ajudar a aliviar a coceira na pele do seu cão. Há também shampoos que podem ajudar a prevenir a infecção da pele, que ocorre comumente em cães com alergias.

Uma droga que module o sistema imunológico também pode ser útil. Existem vários produtos para a prevenção de pulgas que podem ser aplicados mensalmente na pele do seu cão.

 
Obs. Se o problema for grave, talvez sera necessário recorrer à cortisona para controlar a alergia. No entanto, estes medicamentos são fortes e devem ser usados ​​com cuidado e somente sob a orientação do médico veterinário. 



O veterinário irá ajudar no tratamento e controle das alergias nos cães, melhorando a qualidade de vida desses animais. Leve o seu cãozinho ao veterinário regularmente, cuide bem do seu Shih tzu

Fontes utilizadas: pets.webmd - abellealana
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato