Anticoncepcional ou castração ?


Com grande frequência pessoas me fazem perguntas sobre castração ou outros tipos perguntas como: 
Qual e melhor castrar minha cachorro ou usar anticoncepcional?
- Com que idade eu posso aplicar injeção na minha cadela (ou gata) para ela "não pegar cria"  "não emprenhar" ou "não engravidar"?
ou
- Minha cadela (ou gata) teve filhote há "tantos dias" quando eu posso aplicar injeção para ela ...?
  Infelizmente uso de anticoncepcionais é uma prática comum,e,  para a mioria dos proprietários, é uma medida  "barata", cômoda e segura, porém na realidade não é bem assim!
Os anticoncepcionais são encontrados no mercado pet, principalmente na forma de comprimidos ou, mais frequentemente, injetáveis, estes chamados de "vacinas" pelos proprietários. Geralmente são comercializados sem prescrição, e aplicados por balconistas ou pesoas sem nenhuma capacitação. E o barato sai caro!
O que muitas pessoas não sabem, é que há uma período "adequado" para a aplicação (entendam, mesmo no período "adequado" há sérios riscos para a saúde de seu animal), e a definição deste etapa, nem sempre é tão fácil de ser definida, especialmente em gatas. Não raramente, as pessoas aplicam estes produtos quando o animal já se apresenta em cio, fase na qual a efetividade é bastante limitada e sua ação danosa se torna mais grave. Em gatas, muitas vezes, a aplicação é realizada quando estas já se encontram prenhes, e em praticamente na totalidade dos casos, ocorre a morte dos fetos e o desenvolvimento de infecções o que pode inclusive ocasionar a morte do animal.
São também comuns os problemas relacionados ao desenvolvimetno de tumores, diabetes, obesidade dentre outras decorrentes do uso dos anticoncepcionais.
Por estas e outras razões que vivencio no dia-a-dia da clínica é que a minha resposta para as perguntas citadas no início deste post é sempre: NUNCA!


Mas então, se não posso aplicar anticoncepcional, como evitar uma cria indesejada?
A forma mais  eficiente para se evitar todos este inconveniente é a castração. Compreendo o temor de muitos proprietários, afinal todo procedimento cirúrgico tem um certo risco, porém, as vantagens são inúmeras, e o risco, apesar de existir, é mínimo.

Dentre as muitas vantagens oferecidas pela castração temos:

- Quando realizada antes do primeiro cio, há redução em torno de 98% do risco de desenvolvimento de tumores de mama;
- Redução dos riscos de infecções de útero;
- Eliminação do risco de transmissão de doenças por via venérea;
- Inibição de comportamento de cio (vocalização, em especial nas gatas).
Há ainda o mito de que animais castrados engordam. Fato: isto pode ocorrer, porém este problema pode ser prevenido com atividade física e controle de alimentação.
Quanto à idade ideal para a realização do procedimento, recomenda-se que seja realizado, preferencialmente, entre 5 e 6 meses de idade, podendo, no entanto,pode ser realizado a qualquer tempo após este período, principalmente, em função do desaconselhamento de gestação em animais  com mais de 8 anos, porém, os benefício são mais evidentes se o procedimento for realizado antes do primeiro cio.
 
Portanto, a castração é uma medida que oferece grandes vantagens para a saúde e para o bem-estar de seu animal. Pense nisto, e, em caso de dúvida, procure um médico veterinário de sua confiança.
 
Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário
ami.cao@hotmail.com
 
Fonte:clinica amicao