Sinais de Osteoartrite em cães - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Sinais de Osteoartrite em cães


Se o seu cão pudesse falar seria muito mais fácil ser seu melhor amigo. Mas ele não pode lhe dizer que as suas articulações ficam rígidas depois que ele brinca muito. Ou que o seu quadril dói quando ele sobe ou desce escadas.
Então, ele conta com você para reconhecer os sinais de dor e menor mobilidade e fazer com que o seu veterinário diagnostique a causa. Rigidez, mancar ou outros sinais sutis de dor podem ser as primeiras indicações de osteoartrite.

A osteoartrite é uma das fontes mais comuns de dor crônica tratada pelos veterinários. É uma doença articular dolorosa, degenerativa, muitas vezes resultante de displasia coxo-femural ou de cotovelo.
• O número de cães que efetivamente sofre com esta doença degenerativa é desconhecido porque muitos proprietários atribuem as mudanças sutis no comportamento de seus animais de estimação à "idade" ou a uma "menor rapidez" quando, na verdade, a causa poderia ser osteoartrite







Ainda que muitos casos ocorram em animais mais velhos, a osteoartrite pode afetar cães de qualquer idade, raça,tamanho sendo que os de grande porte são os mais propenso assim como os que tem excesso de peso.

 Com exceção da artroplastia, não há cura para a osteoartrite e a doença articular degenerativa em cães. Mas a dor associada a estas condições, a rigidez e a dificuldade de locomoção que provocam podem ser vencidas. Se você acha que seu cão apresenta algum dos sintomas apresentados anteriormente, converse com o seu veterinário. Lembre-se: seu cão depende de você. Ajude o seu amigo a recuperar a qualidade de vida. (Pfizer Saúde Animal)

.
Veja aqui como avaliar se seu animal tem osteoartrite,responda ao questionário:
(meu cachorro ...)


- manca?
- reluta em fazer atividades que eram antes comuns?
- fica deitado ou descansando mais do que o normal?
- tem dificuldade para se levantar?
- tem dificuldade em subir ou descer escadas?
- tem dificuldade em andar, correr ou pular?
- já não tem mais o mesmo apetite?
- evita ser tocado?
- demonstra uma mudança inexplicável no comportamento?


Esses sintomas também podem variar de acordo com a gravidade da doença. Em geral, quanto mais grave a doença, mais fortes os sinais:

Leve  (Rigidez, diminuição das atividades, manca)
Moderada (Os sintomas de gravidade leve + dificuldade em se levantar e atrofia dos músculos
Grave (Os sintomas de gravidade moderada + redução dos movimentos, gemidos constantes, letargia e "estalos" ao movimentar as articulações
 

         Exame pelo Veterinário

         Seu veterinário pode utilizar vários recursos de diagnóstico para verificar se o seu cachorro     está com osteoartrite, inclusive exame ortopédico (para checar a presença de dor nas articulações, inchaço) e radiografias (para ver se há alterações nos ossos causadas pela doença).


 Se o diagnóstico for osteoartrite, peça-lhe informações sobre as opções de tratamento. 


              O tratamento da doença se concentra nos seguintes objetivos:
· Reduzir a dor e a inflamação
· Evitar o avanço da doença
·  Facilitar a recuperação dos tecidos lesados
·  Melhorar ou manter a função das articulações
Para oferecer ao seu cachorro conforto e ajudá-lo a restaurar um nível satisfatório das funções de movimento, seu veterinário provavelmente lhe recomendará alguns procedimentos:
- Controle do peso
- Dieta adequada
Exercícios controlados e fisioterapia
  -Anti inflamatórios e analgésicos



     Fonte: Merial  Brasil
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato