Como acabar com os carrapatos? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como acabar com os carrapatos?

Como acabar com carrapatos em cachorros: Quando nosso shih tzu pega carrapatos, não é apenas a tranquilidade de seu cachorro que deve ser considerada. Obviamente, a coceira é algo terrível para seu shih tzu, mas é importante saber que os carrapatos podem trazer inúmeros problemas de saúde para seu shih tzu e sua família. Por isso é muito importante acabar com os carrapatos o mais rápido possível, a fim de evitar que o problema se agrave. Em geral, é muito difícil acabar com carrapatos em casa, no cachorro e no ambiente. Se você tem cachorros filhotes a atenção aos carrapatos deve ser redobrada, pois shih tzu filhotes são ainda mais sensíveis e suscetíveis a desenvolver doenças, como a doença do carrapato. O carrapato é um ácaro parasita que suga o sangue do cachorro ao aderir na pele, ele varia entre meio centímetro a um centímetro de diâmetro. Tem uma cor cinza escuro amarronzada, e parece com uma lentilha com pequenas pernas de cada lado. É comum que os carrapatos se escondam em locais no corpo dos cães em que eles sintam-se mais protegidos.      
Como acabar com os carrapatos?

Locais mais comuns em que você encontrará carrapatos em seu shih tzu:


Eles costumam ficar em locais mais protegidos, como nas orelhas, entre os dedos, na virilha e axila. Mas podem estar em qualquer lugar do corpo. As formas de larvas (conhecidas popularmente como micuins) são muito pequenas e estas sim, são bem difíceis de ver.
  •      Entre os dedos
  •      Nas virilhas
  •      Nas partes internas e a dobrinhas das orelhas
  •      Nas dobrinhas externas dos genitais

No entanto, não existe uma regra para isso, os carrapatos podem ficar em todo o corpo de seu mascote e os cães de pelagem longa, tendem a sofrer mais em caso de uma infestação de carrapatos, pois é muito mais fácil para o carrapato se alojar na pele destes cachorros sem ser notado pelo proprietário e consequentemente é muito mais difícil para nós, localizá-los na pele dos cães, principalmente os de pelagem mais escura.

Erliquiose e Babesiose


Conhecida como doença do carrapato, a erliquiose e a babesiose são doenças transmitidas pelo carrapato, o carrapato pica um animal doente e depois pica um animal sadio, transmitindo assim esta.

Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatos


Temos que tratar o cachorro e principalmente o ambiente! Pois na maior parte do tempo os carrapatos estão no ambiente (seja na forma de ovos, larvas, ninfas e adultos) e não no cachorro. É importante saber onde está o foco da infestação, pois se o foco estiver na casa do seu vizinho, por exemplo, e não propriamente na sua casa, você nunca vai estar com o seu ambiente 100% livre dos carrapatos.

  • Como matar carrapatos – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Pipetas top-spot. Estas pipetas geralmente são aplicadas na nuca do cachorro e podem ser eficazes na prevenção contra carrapato.
  • Como matar carrapatos Seu cachorro sem carrapatos utilizando Medicações orais. Existem comprimidos que são dados uma vez por mês, prometem mais ou menos a mesma coisa que as pipetas.
  • Como matar carrapatos – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Shampoos medicinais. Shampoo com ingredientes medicinais são a pior maneira de matar carrapatos que já estejam em contato com a pele do cachorro.
  • Como matar carrapatos  – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Triatox (Amitraz). Produto químico bem interessante para remoção imediata de carrapatos. Este é um produto concentrado que deve ser diluído em água.
  • Como matar carrapatos Seu cachorro sem carrapatos utilizando Coleiras carrapaticidas. Coleiras que repelem os carrapatos podem ser uma forma adicional de prevenir os carrapatos e podem ser associadas a outros tratamentos, geralmente se você tiver mais de um cachorro este tratamento pode não ser recomendado.
  • Como matar carrapatos Seu cachorro sem carrapatos utilizando Talco carrapaticida. Existem pós em forma de talco carrapaticidas que prometem matar e repelir carrapatos de cães. Caso você opte por um tratamento deste tipo, cuidado durante a aplicação.
  • Como matar carrapatos  Seu cachorro sem carrapatos utilizando Sprays de Fipronil. Outra aplicação tópica de carrapaticidas, é o famoso Frontiline spray carrapaticida, existem outros, o princípio ativo é o fipronil ele  age no sistema nervoso central destas pragas, matando-as imediatamente. 
  • Como matar carrapatos Seu cachorro sem carrapatos utilizando Tratamento ambiental Butox (Deltametrina) ou Triatox (Amitraz). Para quem vive em casa, este é o princípio mais básico para evitar infestação por carrapatos e funciona muito bem.
  • Como matar carrapatos Seu cachorro sem carrapatos Checando seu cachorro após os passeios. É muito importante acompanharmos nosso cachorro sempre muito atentamente. Depois de um passeio ou uma brincadeira fora e casa em áreas onde os carrapatos podem estar à espreita, examine a pelagem do cachorro cuidadosamente para ver se ele pode ter pego carrapatos.
  • Como matar carrapatos  Seu cachorro sem carrapatos  Mantendo o cachorro dentro de casa. Em épocas de epidemia de carrapato, que são durante a primavera e verão onde naturalmente teremos períodos de calor intenso e muitas chuvas, uma forma de prevenir uma infestação por carrapatos é manter seu cachorro dentro de casa.
 

Como faço para tirar os carrapatos do cachorro?

    
Como faço para tirar o carrapato do cachorro: Primeiramente, não tente removê-lo. Eles têm fortes garras de sucção que furam profundamente a pele do cachorro. Se você tentar removê-lo, a cabeça vai destacar e ele irá permanecer agarrado na pele do seu cachorro, podendo formar uma uma ferida difícil de cicatrizar, na verdade a ferida ocorre devido a saliva do carrapato que é liberada na pele do animal no momento que o parasita sente-se em perigo. Outra preocupação que você deve ter em mente é que retirar o parasita inadequadamente pode provocar doenças.

Quais tipos de carrapatos atacam os cachorros?    


Para sabermos quais os tipos de doenças são transmitidos pelos carrapatos é importante saber identificar qual o tipo de carrapato que atacou seu shih tzu, a fim de informar o veterinário para que ele inicie o tratamento adequado. Os carrapatos têm ciclos de vida que envolvem três fases distintas de desenvolvimento:
  •     larval (infantil)
  •     ninfa (imaturos)
  •     adulto (maduro)

Os carrapatos mais conhecidos por servirem de vetor para disseminar doenças são o grupo Ixodes. O grupo é composto por muitos carrapatos de corpo endurecido que se alimentam exclusivamente de sangue mas os mais preocupantes são Carrapato Ixodes Scapolarius, Carrapato Ixodes Pacificus, Carrapato Ixodes Amini, e Carrapato Ixodes Ricionoiuse.

As espécies de carrapatos mais perigosas para os cachorros são:

  •     Carrapato Rhipicephalus microplus
  •     Carrapato Rhipicephalus sanguineus
  •     Amblyomma cajennense
  •     Carrapato Rhipicephalus microplus

Carrapato estrela

O carrapato estrela, em sua fase adulta, também é conhecido no Brasil por alguns nomes populares, nomes populares do carrapato estrela:
  •      Carrapato micuim,
  •      Carrapato rodolego,
  •      Carrapato rodoleiro,
  •      Carrapato pólvora,
  •      Carrapato-fogo,
  •      Carrapato meio-chumbo,
  •      Carrapato picaço,
  •      Carrapatinho em suas fases de larva e ninfa.

O carrapato estrela é uma espécie muito endêmica no Brasil se tornando vector de doenças como a babesiose equina e a febre maculosa. A febre maculosa é uma zoonose, já falamos aqui no Blog do Cachorro a respeito de zoonoses que são doenças transmitidas dos animais para as pessoas e vice e versa.
  

Como acabar com carrapatos no ambiente

    
Como acabar com carrapatos no quintal:  A forma mais difícil e trabalhosa de acabar com os carrapatos é de fato no quintal de sua casa. Na verdade, quanto maior for a área de sua residencia mais difícil será fazer o controle do carrapato. A pulverização do ambiente é sem dúvida a maneira mais eficaz para combater os carrapatos da região externa de sua casa. As opções disponíveis mais utilizadas são de produtos químicos a base de Permetrina, Deltametrina ou Amitraz. Você também pode contratar uma dedetizadora, mas em geral existe uma necessidade de repetir sistematicamente a aplicação e isso encarece o tratamento. As dedetizadoras utilizam um produto a base de Fipronil. O Fipronil é um inseticida de amplo espectro que danifica o sistema nervoso central do inseto ao bloquear a passagem de íons de cloro através dos receptores GABA e dos canais de glutamato-cloro, componentes do sistema nervoso central. Infelizmente existem varias normas restritivas para a venda no varejo deste produto, devido a diversos fatores que variam desde patente até um grande perigo ecológico devido a sua capacidade de atingir não apenas os carrapatos e pulgas, mas qualquer tipo de inseto, incluindo insetos importantes como as abelhas que já se encontram em risco de extinção.

Como acabar com carrapatos dentro de casa: Dentro de sua casa também é difícil acabar rapidamente com os carrapatos, no entanto, como o ambiente interno é restrito a higienização regular, aliada a utilização de alguns produtos químicos irá fazer com que você consiga acabar com os carrapatos dentro de casa. Como já falei anteriormente, assim como você faz para acabar com os carrapatos em ambiente externo, dentro de casa você também poderá utilizar inseticidas de produtos químicos a base de Permetrina, Deltametrina ou Amitraz, sendo que o Fipronil também será o mais eficaz. Além disso, também poderá optar por talcos carrapaticidas a base de vários tipos diferentes de produtos químicos. Esta pode ser uma forma econômica de combater carrapatos, mas eu não recomendo aplicar, se seu animalzinho necessita permanecer no ambiente, pois é muito mais fácil seu cachorro se intoxicar com este tipo de produto. Quando um cachorro tem intoxicação por venenos deste tipo ele necessita de tratamento veterinário de suporte imediato para reduzir os sintomas, e em geral não existe antídoto.


Como acabar com carrapatos em cachorros filhotes 

     
Para acabar com os carrapatos em cachorros filhotes você necessita ser extremamente cauteloso, pois eles são muito mais sensíveis do que os animais adultos e podem se intoxicar muito mais facilmente. A primeira coisa é fazer uma checagem no pelo do cachorro e retirar manualmente os carrapatos procurando não deixar parte do carrapato na pele do animal. Você pode dar banho e passar Óleo de Nim com um algodão regularmente. Aqui em casa fiz isso em duas filhotinhas de gatas com 35 dias por uma semana e elas tinham pulgas e carrapatos. O resultado demora um pouco para ser notado, mas se você persistir no tratamento ele será incrivelmente efetivo. A maneira mais tradicional de acabar com carrapatos em filhotes de cachorro é utilizar um produto disponível nos pet shops, que inclusive, possui uma versão que é associada ao Óleo de Nim.

Como acabar com carrapatos com remédios caseiros


Uma coisa que fiz aqui em casa que pode realmente oferecer algum resultado positivo é utilizar sal de cozinha na limpeza dos locais onde seu cachorro e outros animais de estimação ficam, para acabar com os carrapatos sem utilizar produtos que possam ser prejudiciais para sua saúde, mas a eficácia é mais preventiva do que profilática, apesar de ser valida. Existe na internet uma receita de “Frontline caseiro” que se diz eficaz para combater tanto pulgas quanto carrapatos, vou passar aqui a receita caseira:

 Ingredientes do Frontline caseiro:
  •     1 litro de álcool de cereais
  •     30g de cânfora
  •     1 pacotinho de cravo da índia (100g)
  •     1 copo de vinagre branco

Modo de preparo do Frontline caseiro:

Misture todos os ingredientes e mantenha em infusão até dissolver a cânfora. Coloque em um borrifador de plantas e pulverize sob a pelagem dos cachorros depois de fazer a higienização do ambiente.

Como acabar com carrapato com vassoura de fogo


Este é mais um método que pode auxiliar no controle de infestações de carrapato no ambiente. Esta associação é extremamente positiva para acabar com carrapatos, pois a vassoura de fogo ajuda no controle das infestações que ocorrem no ambiente. Apesar de ser um pouco difícil encontrar essa engenhoca, muito utilizada em instalações rurais e casas de campo no Brasil, tenho que me render ao comentário de que utilizar a vassoura de fogo para acabar com carrapato de fato funciona! A muitos anos tivemos no sítio uma das piores infestações de carrapato que você pode imaginar. Os carrapatos subiam pelas paredes dos anexos próximos aos galinheiros e canis e pulverizações a base de venenos como venenos citados acima, funcionavam como água com açúcar para os carrapatos. Quando compramos a vassoura de fogo, que de vassoura não tem nada, fiquei muito cética com a segurança de manuseá-la.


Como acabar com carrapatos - a importância da prevenção

Também é recomendável manter o cachorro protegido, independente de ter ou não carrapatos em seu cachorro. Não tem jeito, as vezes o cachorro nem precisa ir para o campo para ser vítima desses parasitas que estão também por toda a região urbana e podem ocorrer até mesmo em canteiros existentes em grandes avenidas. Devemos proteger os cachorros preventivamente e manter uma escovação constante e banhos frequentes, além de estar sempre atento a diferenças no comportamento de nosso cachorro.

Moro em apartamento mesmo assim meu cachorro pode pegar carrapatos?


Sim, como já falamos a pouco, se seu cachorro sair na rua, ele está suscetível a pegar carrapatos. Quando for passear com seu peludo em parques ou pracinhas dê atenção a necessidade de utilizar algum produto carrapaticida antes de sair de casa. Dê preferência a uma regularidade de aplicações de produtos a base de Óleo de Nim, você pode encontrar xampus e sabonetes feitos a base de Nim. Além é claro de poder borrifar a pelagem de seu cão regularmente, por exemplo a cada 15 dias.

Se preferir, você pode assistir essa vídeo aula de como acabar com os carrapatos: 

Não esqueça que os carrapatos transmitem doenças muito perigosas para os cachorros e os sintomas da doença do carrapato são falta de apetite, fraqueza, e as vezes algum leve sangramento nos poros que não cicatriza. Consulte um veterinário a qualquer sinal destes sintomas pois um único carrapato já é o suficiente para transmitir estas doenças.  Aprenda a dar banho no seu cachorro

LEMBRE-SE: VOCÊ DEVE SEMPRE TRATAR O CACHORRO E O AMBIENTE AO MESMO TEMPO, POIS SENÃO AS CHANCES DE CONSEGUIR ACABAR COM OS CARRAPATOS DIMINUEM. É IMPORTANTE MANTER A PREVENÇÃO ANTICARRAPATOS EM DIA POR TODA A VIDA DO CACHORRO.



Fonte do Texto: Blog do cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato