Meu shih tzu não me obedece, o que fazer? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Meu shih tzu não me obedece, o que fazer?

Shih tzu não obedece - Embora pareça estranho, deparamo-nos com uma pergunta muito comum. Muitos donos desesperam com os seus shih tzus porque acham que eles os ignoram ou não lhes obedecem de propósito. Mas deve saber que isto não é bem assim, a grande maioria das vezes o problema reside numa má comunicação ou no fato do processo de adestramento não ter sido feito de forma adequada. Se o seu shih tzu não te obedece e quer saber o que fazer, neste artigo do Perito Animal vai te explicar tudo o que deve saber e fazer.

Por que o seu shih tzu não te obedece? 

    
Meu shih tzu não me obedece, o que fazer?

Pegue num papel e caneta e resposta às seguintes perguntas: Como é a relação com o seu shih tzu? Ter um shih tzu não é apenas dar-lhe um teto, comida e levá-lo ao parque. Um shih tzu faz parte da sua vida e da sua família. Se não tem intenção de criar um vínculo afetivo é normal que o seu shih tzu não lhe preste atenção. Você será apenas mais um humano.       

Que linguagem você usa com o seu shih tzu? 


Muitas vezes não nos damos conta, mas a nossa linguagem corporal e as ordens que damos ao nosso shih tzu são contraditórias. Quase de certeza que o seu cachorro quer fazer o que você está pedindo, o problema é que não entende o que você está dizendo.

Preparou-se antes de adestrar o seu shih tzu? 


Talvez você esteja indo muito rápido no adestramento, ou talvez esteja indo muito devagar. Ou talvez você esteja premiando um comportamento negativo, acredite que é muito comum acontecer.  Um shih tzu não é um ser humano: pensa diferente, comporta-se de forma diferente e sente de forma diferente. Antes de decidir adotar um shih tzu deve ter muito claro que educação precisa e o que vai fazer se não sair tudo na perfeição. Tal como levaria o seu filho a um médico ou psicólogo se tivesse problemas de comportamento graves, deve fazer o mesmo com o seu shih tzu, a pessoa indicada para resolver um problema de comportamento é o etólogo.

Coisas que deve saber sobre o comportamento do shih tzu:

    
Como é o seu comportamento? Você se aborrece se o seu shih tzu faz algo mal? Grita com ele? É compreensível que em algum momento o seu shih tzu possa frustá-lo, mas não deve perder a paciência. Aborrecendo-se ou gritando com ele apenas conseguirá afastar o seu shih tzu de si. Além disso, estudos recentes demonstraram a baixa eficácia da dominância contra o reforço positivo.

Pensa que o seu shih tzu é uma máquina? 


Um shih tzu é um animal, às vezes parece que nos esquecemos disso. Você pode estar 10 minutos a olhar para uma janela, mas não percebe que o seu shih tzu precise de cheirar algo. Uma coisa é a obediência e outra é que o animal careça de liberdade. Deixe-o passear como merece e precisa.

Faz exercício suficiente? Passa demasiado tempo sozinho? Se o seu shih tzu está aborrecido ou não faz o exercício que precisa é normal que destrua coisas. Por muito que o repreenda, não vai resolver nada. Por isso, é muito importante que antes de comprar ou adotar um shih tzu tenha claras quais são as suas necessidades e que depois as cumpra.


O que fazer se o meu shih tzu não me obedecer?

   
O que fazer se o meu shih tzu não me obedecer?
No ponto anterior vimos várias das causas que podem ter desencadeado esta situação. Agora vamos propor que reveja alguns aspectos da vida do seu shih tzu: A paciência é fundamental, os resultados não chegam de um momento para o outro. De fato, lembre-se que a base da relação com o seu shih tzu deve ser o carinho entre você e ele. Alguns cães são mais inteligentes que outros, por esse motivo uns demoram mais a compreender o que espera deles.

Recupere o vínculo afetivo: Imagine isto como uma crise de casal, passe tempo com o seu pet, acaricie-o, dê passeios longos com ele, brinque com ele. Desfrute de tempo com o seu shih tzu e não o tente forçar, permita que se comporte de forma natural. Para o seu shih tzu , você é o centro do seu universo, demonstre-lhe que o quer e que se sente bem ao seu lado.

O nome do shih tzu: um erro muito comum é que o shih tzu tenha relacionado o seu nome com algo mau. Porquê? Porque cada vez que faz algo mal, você chama-o e repreende-o. Aí está o erro. Relaciona a palavra "não" ou a repreensão, ao fato de ter feito algo mal. Não precisa de dizer o nome dele, apenas com a palavra "não" e o seu tom de voz, ele entenderá perfeitamente.

Para recuperar a relação positiva com o seu nome faça o seguinte:


  • Um bom e longo passeio.
  • Quando chegar a casa, o seu pet deita-se na sua cama.
  • Aproxime-se dele, mas de maneira a que não o veja diretamente.
  • Diga o seu nome.
  • Se olhar para você, premei-o.
  • Comece com guloseimas (mas sem excessos) e depois passe a carícias. O seu nome deve estar sempre relacionado a algo agradável.

Responder cada vez que o chama: tal como acontece com o nome, é possível que o seu shih tzu tenha relacionado de forma negativa esta ordem. Para conseguir que ele venha cada vez que o chamar, deve fazer um exercício muito simples. Comece a praticar em casa, mais para a frente pode fazê-lo na rua. Para começar escolha um cômodo calmo e que esteja em silêncio e faça o seguinte exercício: Relacione uma palavra adequada à ordem. Por exemplo, "vem" ou "aqui". Não utilize apenas o seu nome para fazer isso. O nome é a ordem para prestar atenção, vá para longe e dê-lhe a ordem. Se vier, dê-lhe um abraço e uma guloseima. É possível que nas primeiras vezes o seu shih tzu não vá até si, é normal. Não está entendendo o que você está pedindo. Neste caso, use uma guia. Dê a ordem e faça com que se aproxime, depois, reforce esse comportamento.

É muito importante que as sessões de adestramento sejam curtas. Nunca mais de 15 minutos. Assim será mais divertido para o cachorro e para si. A repetição do exercício é o que vai fazer com que o shih tzu aprenda. Quando já o fizer bem em casa, deve tentar fazê-lo na rua. Faça o exercício depois de ter dado o passeio, nunca antes.Comece sempre com a guia, não faça o exercício no mesmo sítio. Quanto mais variar nos lugares, mais reforçada ficará a ordem. Todos os exercícios que lhe mostramos estão baseados no reforço positivo. Se a isto unir o carinho e a paciência, conseguirá que o seu cachorro aprenda quase qualquer coisa.

Resumo: Não pode esperar que o seu shih tzu se porte bem se não cumpre com as suas necessidades básicas ou o priva de certa liberdade. Um shih tzu que lhe obedece é aquele que vem até si porque perdeu horas no seu adestramento, porque utilizou o reforço positivo ao invés do castigo. Uma boa relação baseada em premiar o shih tzu fará com que lhe obedeça muito mais e por iniciativa própria.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato