Como adestrar um filhote de cachorro - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como adestrar um filhote de cachorro

O treinamento do filhote de cachorro começa no primeiro dia, sempre utilize uma área determinada do quintal para este fim. Leve seu filhote até lá assim que ele acordar de manhã, depois das sonecas, imediatamente após comer ou beber água, ou um pouco antes da hora de dormir, para estabelecer uma rotina. Por este método, a maioria dos cães aprende onde ir ao banheiro antes de um mês. Se você tem uma área externa, pode treinar seu cãozinho utilizando jornais, espalhando algumas folhas sobre o chão e gradualmente reduzindo a área coberta a cada 1-2 dias. Se seu filhote escolher a área descoberta para fazer pipi, corrija-o suavemente e coloque-o em cima do jornal.Não espere que seu cãozinho vá se privar de fazer suas necessidades no canil ou em seu dormitório de imediato. Cães novinhos raramente têm a capacidade de atravessar uma noite sem a necessidade de aliviar-se.
Elogie seu filhote com frequência para cultivar bons hábitos de eliminação. A consistência é necessária, uma vez que seu cãozinho precisa sair para ir ao banheiro à mesma hora, todos os dias.

http://www.shihtzubrasill.com.br/

1. Prevenir pulos desde o início.

Todo filhote é muito gracioso pulando para pedir nossa atenção, mas é importante deixar essa regra clara desde o início. Não devemos deixar que o filhote faça o que não queremos que um adulto faça.  Não faça carinho ou fale com o filhote quando ele salta, simplesmente ignore até que ele ponha as quatro patas no chão. Quando ele estiver no chão, diga palavras de elogio e o acaricie. Se o cão descobrir desde cedo que nunca ganha atenção pulando, ele terá menos chance de pular nas pessoas quando adulto.

http://www.shihtzubrasill.com.br/
2. Iniciar o treino de coleira.

Aproveite que seu cão ainda é um filhote e inicie o treino do uso de coleira. Nessa fase fica muito mais fácil controlar o cão e nós precisamos mostrar logo a ele que só pode continuar caminhando se estiver com a guia frouxa. Deixe a guia solta e comece a caminhar. Se o cão olhar para você ou andar ao seu lado, elogie. Se ele começar a passar na sua frente simplesmente pare de andar e espere até que ele olhe novamente para você. Elogie e comece a caminhar.
Este treino pode ser feito dentro de casa enquanto o filhote não puder sair para a rua.

http://www.shihtzubrasill.com.br/
3. Evitando comportamentos agressivos.

Uma das lições mais importantes que você pode ensinar ao filhote de cachorro é aceitar a sua presença perto da comida, brinquedos e caminha. Ensine seu cachorro que sua presença significa algo bom. Um equívoco comum é achar que seu cão deve, naturalmente, permitir que você ponha a mão em sua comida e tirar seus brinquedos sem ser recompensado. Quando os proprietários se intrometem no espaço de um cão sem dar uma recompensa, eles realmente ensinam o cão a ficar na defensiva, e ele provavelmente vai rosnar e morder, possivelmente, nessas situações com o passar do tempo.

http://www.shihtzubrasill.com.br/
4. Dê tempo ao seu cachorro sozinho.

Quando um filhote de cachorro novo entra na casa, ele é cercado com carinho de família e amigos. As maiorias dos cachorros se acostumam com toda a atenção e não têm noção que a vida cotidiana nem sempre será cheia de admiradores. É fácil gastar horas a fio com algo novo, especialmente um filhote, mas quando o cão cresce, vai ser difícil dedicar tanto tempo quanto você fez no começo. Prepare o seu cachorro para o futuro, dando-lhe intervalos regulares de separação de pessoas e outros animais de estimação. Ajude seu cão a não ser ansioso. Ensine que estar sozinho não é o fim do mundo.

http://www.shihtzubrasill.com.br/
5. Treine comandos básicos de obediência.

Não importa de qual raça seja seu cão, é sempre muito importante e interessante ensinar comandos de obediência ao filhote. O treinamento criará um vínculo entre vocês que será muito útil em algumas situações do dia-a-dia. Além disso, é uma atividade mental que os cães adoram. Só não se esqueça de escolher um bom treinador que utilize métodos positivos para adestrar cães. Elogie sempre seu cão quando ele obedecer a um comando.

 

O certo e o Errado 

 
O filhote é como uma criança, é preciso ensinar o que é certo e o que é errado desde pequeno, senão ele cresce mal educado. É muito importante repreender na hora certa mas, também é muito importante alogiá-lo quando agir corretamente. Esta atitude reforça o bom comportamento.
Quando for elogiar mostre ao cão, seja ele filhote ou adulto, a sua satisfação, usando sempre palavras com entusiasmo e, ao mesmo tempo, acaricie-o. O contato físico e as palavras são muito importantes e devem ser usados imediatamente após o feito.
Agora, se você precisar repreendê-lo, mostre isto imediatamente após o feito e demonstre que não gostou. Não bate ou esfregue o seu focinho nas fezes ou na urina, olhe apenas em seus olhos e diga um NÃO em tom bem enérgico. Não é preciso gritar apenas mostre a ele que é você quem manda.


URINA E FEZES no lugar certo:


http://www.shihtzubrasill.com.br/
Para ensinar o cão a fazer o xixi e cocô no lugar certo, temos que usar uma linguagem que ele entenda. De nada adiantará broncas longas, 'sermões' e muito menos violência, porque o cão não entenderá nada e ficará mais confuso. Esqueça aquela história de esfregar o focinho do cachorro no tapete em que ele fez xixi ou bater nele com jornal. Isso não funciona, só deixa o cachorro assustado, mas ele não entende o que fez de errado.

http://www.shihtzubrasill.com.br/ No começo, deixe o filhote numa área restrita (uma lavanderia, por exemplo) toda forrada com jornal. O espaço não precisa ser muito grande e vai variar com o tamanho do filhote. Deixe o cãozinho a maior parte do tempo nessa área e tire-o somente para brincar. Obrigatoriamente, ele fará suas necessidades sobre o jornal e ficará condicionado. Vá aumentando aos poucos o acesso do cão às outras partes da casa, a medida em que você percebe que ele já procura o jornal e consegue encontrá-lo quando está "apertado".

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato