Como ensinar o shih tzu a não morder - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como ensinar o shih tzu a não morder

Como Fazer o shih tzu Parar de Morder? Normalmente este tipo de reclamação está relacionado aos filhotes de shih tzu, que têm por hábito passar a maior parte do tempo brincando de morder nossas mãos ou pés. E por acaso, uma das suas brincadeiras favoritas que é justamente brincar de morder e ficar se agarrando com os seus irmãos shih tzu. Entretanto, neste momento a única companhia que ele tem é você! Então, é claro que ele vai querer brincar de morder e a sua mão normalmente é o local preferido deles. Vamos aprender a como ensinar o shih tzu a não morder.

Como fazer o shih tzu parar de morder mãos e pés?

   
Como ensinar o shih tzu a não morder
Bem, como acabei de falar, este é um comportamento normal de filhote de shih tzu e você não precisa ficar preocupado achando que você comprou ou adotou um shih tzu agressivo por causa dessas brincadeiras. A partir do momento que se consegue controlar esse comportamento, o convívio com o filhote de shih tzu se torna muito mais agradável para você e evita acidentes, principalmente com as crianças.

5 Maneiras de fazer o shih tzu parar de ficar mordendo nossas mãos e pés


1ª –Desde o início, deixe claro que brincar de morder não é legal. O importante é você NÃO incentivar o shih tzu a este tipo de brincadeira desde o início. E quando eu digo isso, serve para todos da casa, inclusive as crianças, que são as que mais gostam de incentivar esse tipo de brincadeiras ao shih tzu e depois ficam chorando por que uma das mordidinhas machucou ou arranhou a mão delas.

Para fazer isso, é importante que sempre que o filhote de shih tzu morder, você diga NÃO (de forma firme, não precisa berrar) e impeça o shih tzu de morder.

2 - Adestrando o shih tzu com brinquedo


Ofereça brinquedos para o shih tzu que ele morda ao invés da sua mão - Para fazer isso, tenha sempre um brinquedo por perto e quando ele for morder a sua mão, diga NÃO e dê o brinquedo para ele.

Incentive o shih tzu brincar de morder o brinquedo e se ele o fizer, elogie e faça carinho! Sempre quando filhote de shih tzu pegar o brinquedo para morder e não for à sua mão, ele deve ser recompensado com carinho e palavras de afeto “Muito bem!” “Bom garoto!”.

3 - Dicas para o shih tzu não morder


Uso de artimanhas e emita um sinal de dor quando ele te morder (mesmo que não doa nada).
Esta estratégia pode vir após você ter dito NÃO para ele uma ou duas vezes. Quando o shih tzu morder novamente, você dá um “ganido” de dor, tipo um “AIIIII!” isso acaba assustando o filhote de shih tzu e ele percebe que de alguma maneira você sentiu dor. Com a repetição ele vai entender que quando ele te morde, você sente dor. Esse exercício funciona melhor se depois que você demonstrar a sua dor, você ignorá-lo.

4 - Shih tzu não para de morder


Caso o filhote de shih tzu continue preferindo morder a sua mão ignore-o ou deite filhote de barriga para cima no chão, impedindo-o de levantar. Essas duas técnicas são distintas, mas ambas demonstram que você não quer essa brincadeira. Para os dois casos, sempre fale NÃO quando o shih tzu morder e antes de tomar as atitudes. Sempre dê umas 3 chances a eles. Depois que você disse NÃO 3 vezes e o shih tzu continuar querendo morder a sua mão ao invés do brinquedo, ai sim, comece a ignorá-lo ou use a técnica da dominância.

Para ignorá-lo, basta virar de costas para ele e não dar mais atenção. Caso o shih tzu venha e morda seu pé, diga NÃO novamente e vire-o de barriga para cima, deixando-o assim até que ele se acalme.
Se for partir direto para a dominância (virar o filhote de shih tzu de barriga para cima), você tem que pegá-lo com as duas mãos embaixo das axilas (sem machucá-lo) e deixá-lo nesta posição até que ele se acalme.

 Desta forma, você está mostrando para o shih tzu que quem manda e quem é o líder é você! Só libere o shih tzu do castigo quando ele ficar quieto sem se debater por pelo menos 15 segundos. Esta técnica da dominância deve ser usada principalmente se ao você tentar impedir que o filhote de shih tzu morda, ele fique mais bravo e queira morder com mais força e comece até a rosnar e/ou latir “com raiva”.

5 - Produtos para adestramento do shih tzu


Em último caso, utilize produtos específicos para repelir mordidas de shih tzu, conhecidos como “repelentes de cachorro”.  Você pode utilizar esses repelentes de cachorro em lugares que o shih tzu morda e que você não gostaria que ele mordesse, como a barra da sua calça, seus sapatos, chinelos e até para móveis em geral. Esses repelentes possuem gosto muito amargo e o filhote de shih tzu irá perceber que não é bom morder esses locais. E se você estiver por perto, diga também o NÃO! Junto, isso ajuda a reforçar que ele não deve morder aquele local.

Como evitar mordidas de filhotes de shih tzu



Como adestrar o seu filhotes de shih tzu




Dicas: Normalmente o filhote de shih tzu percebe em pouco tempo que não deve brincar mais de morder a sua mão por que se não você o ignora ou ele fica de castigo. E o que o shih tzu mais quer é ter a sua atenção.Aprender a não morder móveis e outras coisas exigirão mais dedicação e atenção por sua parte. O uso do repelente de cachorro é mais indicado nestes casos.

Fonte do Texto: Dicas para Cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato