Mistura de alimentos pode levar o shih tzu à morte - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Mistura de alimentos pode levar o shih tzu à morte

Misturar alimentos que requerem processos digestivos diferentes podem causar muitos problemas ao seu shih tzu e até levá-lo à morte, Meu shih tzu parece estar enjoado de comer só ração, acho que vou misturá-la com um pouco de frango.  Você já pensou nisto ou ouviu alguém falando sobre como o shih tzu parece estar cansado de comer somente ração? Preste muita atenção porque Mistura de alimentos pode levar o shih tzu à morte!

A intenção de misturar alimentos para oferecer ao shih tzu pode ser a das melhores possíveis, no entanto, as consequências podem ser drásticas e até levar o shih tzu de estimação à morte.

Por que não misturar alimentos para alimentar?


Mistura de alimentos pode levar o shih tzu à morte
Primeiramente é necessário fazer uma distinção muito importante: uma coisa é oferecer ração como base da alimentação e, ocasionalmente, dar um pedaço de carne ou de legume para o shih tzu; outra coisa é oferecer, indiscriminadamente, ração misturada a diversos alimentos.

Mistura de alimentos pode levar o shih tzu à morte


Por exemplo, não há mal nenhum se você oferece até 10% do total diário da dieta do shih tzu na forma de petiscos saudáveis, como carnes, frutas, legumes, vísceras, peixes e cereais. O problema está em ultrapassar o limite de 30 gramas diários de outro alimento e, assim, criar um estado crônico de desequilíbrio nutricional, pois a ração é um alimento completo e balanceado.

Se o shih tzu costuma se entediar por comer ração, você também pode alternar os dois diferentes tipos de alimentos. Em uma refeição, você oferece uma porção de alimento natural; em outra, apenas ração.

Por que não pode misturar os alimentos na ração do shih tzu?


E por que eu não posso misturar a ração à alimentação natural, que também é muito saudável? A ração e a alimentação natural possuem composições muito diferentes e que solicitam processos digestivos diferentes.

A digestão da ração é um processo lento e, por este motivo, os shih tzu não necessitam mais do que duas porções de comida diariamente, já que o processo os mantém com o estômago cheio durante um período de tempo mais prolongado. A ração passa mais tempo sendo digerida porque os grãos da sua composição precisam passar por um pouco de fermentação.

Já os alimentos naturais, aqueles provenientes dos animais ou da terra, têm uma fácil digestão, encurtando o tempo do processo.

O perigo de misturar alimentos na ração do shih tzu


O perigo de misturar alimentos está justamente no fato de eles terem processos de digestão tão diferentes. Quando a ração é misturada aos alimentos naturais, nenhum dos dois poderá ser digerido com normalidade, o que causará transtornos em todo o processo digestivo, que poderão se manifestar através de vômitos, diarreias, gases, cólicas e mal-estar.

Os gases também podem levar o shih tzu a ter uma torção gástrica, uma vez que o alimento natural fica envolvido pelo seco, impedindo a sua correta digestão. A torção gástrica é um problema que pode levar o shih tzu à morte em questão de algumas horas.

Dicas para cuidar do seu Shih Tzu



Os sinais mais comuns de torção gástrica no shih tzu são os seguintes:


  •  Inquietação enquanto olha o chão ou o estômago;
  •  Dor e inflamação visível no abdômen;
  •  O abdômen soará como um tambor;
  •  Tentativa de vômitos sem sucesso, com a possibilidade de sair apenas uma espuma branca.

Se você observar quaisquer destes sinais no shih tzu, corra para uma clínica veterinária imediatamente.

Fonte do Texto: Clube para Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato