As 7 doenças perigosas que podem afetar o shih tzu

Doenças que podem afetar o shih tzu - Apesar de você amar e cuidar do seu shih tzu de uma forma responsável, infelizmente, assim como acontece com as pessoas, talvez ele fique doente em algum momento da sua vida. Tomara que isso nunca aconteça. Mas de qualquer forma, você deve ficar de olho. Por isso, iremos compartilhar algumas informações sobre as doenças mais perigosas que podem afetar os shih tzu.


Conheça as doenças mais perigosas que afetam os shih tzu


Os shih tzu, às vezes, apresentam sinais de que não estão se sentindo bem. Mas em outras ocasiões, esses sinais não são muito evidentes. Ou, quando se manifestam, a doença já está muito avançada. Por isso, é recomendável que, além de desparasitar e vacinar o shih tzu segundo o calendário proposto, é importante que você o leve periodicamente ao veterinário para que ele possa avaliar o seu estado de saúde.

De qualquer forma, para que você se informe mais, iremos apresentar alguns detalhes sobre algumas doenças mais perigosas que podem atacar o seu shih tzu. Conheça algumas das doenças mais perigosas que podem afetar o seu shih tzu.


1- Doença de Lyme

     

Doença de Lyme em cães  - Também conhecida como Borreolise, essa doença é causada por uma bactéria. Ela é transmitida por carrapatos do gênero Ixodes ricinus infectados. Nos shih tzu, ela é associada a vários problemas de saúde. O diagnóstico da doença de Lyme é feito através da análise do comportamento do shih tzu até o momento que ele chegar ao consultório, podendo-se constatar se os sintomas estão em nível crônico, agudo ou progressivo.

  •     Artrite
  •     Deformação das articulações
  •     Cardite
  •     Nefrit

Se a Borreolise Canina for diagnosticada com rapidez e se administrarem no shih tzu os antibióticos corretos, ele pode se curar dela. No caso dos felinos, a doença poucas vezes é visível. No entanto, se não for tratada a tempo, costuma ser mortal.


2- Doença renal 

   

Doenças renais em cães - Apesar de ser comum nos gatos idosos, a doença nos rins se manifesta também em shih tzu e de diversas idades. A sua origem pode ser congênita ou também pode aparecer em qualquer momento da vida do shih tzu, por diversos motivos.  À medida que o shih tzu vai envelhecendo, os rins tendem a não trabalhar como antes. Às vezes, isso não chega a trazer maiores complicações. Mas é preciso ficar atenta. Esperar que a coloração e o odor da urina se alterem é a atitude de quem marca bobeira. Até porque esses não são necessariamente os primeiros sintomas dos problemas renais nos shih tzu. “Quando eles aparecem, muitas vezes a doença já alcançou seu estágio crônico”, lamenta o veterinário ultrassonografista Eduardo Fava Schmidt, de São Paulo.

Em alguns casos, a patologia se desenvolve de forma mais lenta, possibilitando algum tipo de tratamento que proporcione qualidade de vida do shih tzu. No entanto, às vezes, a piora do estado de saúde do animal é rápida e notória. Ela pode ser detectada no exame de sangue anual.

3- Verme do coração

     

A dirofilariose, mais conhecida como doença do verme do coração, é caracterizada pela instalação e reprodução de vermes redondos (Dirofilaria Immitis) no ventrículo direito e nos vasos sanguíneos e pulmonares dos shih tzu. Essa doença parasitária, que costuma ser menos frequente nos gatos, pode levar à morte dos animais de estimação, se não for tratada a tempo.

Shih tzu que vivem, ou que têm contato freqüente com praias correm maior risco de contaminação. Isso porque o mosquito transmissor da doença adora esses lugares – sim, não é apenas você quem gosta de praia! Aliás, represas, rios e lagos, também são áreas potencialmente perigosas!

4- Cinomose em cães


Sintomas de Cinomese em cães - Uma das doenças mais perigosas que podem atacar os shih tzu, sem dúvida, é a Cinomose. Esse vírus afeta principalmente os filhotes de shitzu que ainda não foram vacinados, mas também os shih tzu adultos que nunca foram imunizados.
A cinomose é uma doença que atinge especificamente os shih tzu. O vírus tem um grau elevadíssimo de contágio, pois pode sobreviver nos ambientes - principalmente frios e secos – por um longo período de tempo. Já nos locais quentes e úmidos tem em média um mês de sobrevivência. Como é um vírus "invisível" a prevenção é a melhor forma de evitá-lo. A doença atinge vários órgãos do shih tzu e, na maioria dos casos, leva à morte do shih tzu.

A Cinomose tem uma alta taxa de mortalidade. No entanto, os shih tzu que conseguem sobreviver costumam ter, durante a sua vida, uma série de problemas como consequência de ter sido contaminado por esse vírus. Por exemplo:


  •     Convulsões
  •     Tiques nervosos
  •     Almofadinhas das patas endurecidas


5- Parvovírus em cães

 
Sintomas de Parvovirose em cães - O Parvovírus, também conhecido como parvo, causa uma patologia grave e complexa que, mais cedo ou mais tarde, resulta na morte dosfilhotes de shitzu afetados. Embora ela se manifeste com maior frequência em colônias ou em abrigos e criadouros, todos os gatos podem padecer dessa doença. Mas afeta principalmente os filhotes de shitzu que têm entre 6 e 24 meses e aqueles com mais de 10 anos.

Os shih tzu susceptíveis de infecção contraem a doença através da ingestão de substâncias infectadas pelo virus. Os Parvovirus multiplicam-se no tracto intestinal dos cães infectados, que durante a infecção podem libertar mais de um bilião de vírus por cada colher de chá de fezes que produzem.

Trata-se de um vírus tão resistente que sobrevive mais de 6 meses no ambiente, sendo impossível de o eliminar do solo sem matar toda a sua vegetação. Para espaços interiores, lavagens profundas com lixívia são aconselhadas para os espaços habitados por animais infectados.

Normalmente os cachorros contraem a doença através do solo contaminado por matérias fecais, sendo que os primeiros sintomas são vistos cerca de 4 a 14 dias após a infecção.

7- Raiva em cães

  

Sintomas e raiva em cães - Essa infecção viral aguda que ataca o sistema nervoso e que não tem cura uma vez que começam a aparecer os sintomas, pode atacar todos os mamíferos, inclusive os seres humanos.

A raiva é uma infecção viral que afeta o sistema nervoso de um shih tzu, eventualmente se espalhando para o cérebro do animal, causando inflamação, paralisia e finalmente morte.

Muitas criaturas são suscetíveis ao vírus da raiva, incluindo cães, gatos e seres humanos, mas a doença é mais comumente transferida por saliva de animais selvagens para animais de estimação através de uma mordida.

E apesar das campanhas de vacinação contra raiva terem erradicado a doença em muitos países, em outros ela continua sendo um grave problema de saúde. No entanto, apesar da vacina ter permitido que os números de casos diminuíssem consideravelmente, o vírus ainda continua presente em populações de animais selvagens.


Fonte do Texto: Meus Animais