Causas e tratamento para Lágrima Ácida no shih tzu

É possível notar, em alguns shih tzu, que a região do focinho apresenta uma coloração amarronzada e diferente do tom da pelagem do cachorro da raça shih tzu. Essa diferenciação ocorre em razão do excesso de secreção produzida pelos olhos para mantê-los lubrificados e evitar que elementos provoquem a irritação das córneas, a exemplo dos cílios virado e o pelo do shih tzu quando comprido.

Entre as raças mais propensas ao aparecimento das manchas amarronzadas provocadas pela lágrima ácida estão os Poodles, Maltês, Bulldog Inglês, Lhasa Apso e Shih Tzu. No meio clínico, esse fenômeno também é chamado de epífora.

Shih tzu x Lágrima Ácida



    
Porque o shih tzu tem mancha nos olhos - O escorrimento da secreção quando o ducto lacrimal não é capaz de absorver a lágrima produzida pelo o shih tzu, ou então, por fatores genéticos, a exemplo dos cães que possuem o focinho achatado e o globo ocular saltado como os cahorros da raça shih tzu dificultando a drenagem da secreção.
 

A lágrima que escorre pelos olhos do shih tzu não é ácida. 


O pH é neutro e próprio para sua localização ocular, mas um dos componentes, quando concentrados em excesso, ocasiona a diferenciação da coloração da pelagem, provocando o tom amarronzado na região do focinho.

Lágrima Ácida tratamento - Você está se perguntando se é possível acabar com a lágrima ácida do seu shih tzu? Respondemos que sim, desde que o shih tzu não tenha nenhum problema físico.

A alimentação do shih tzu é um dos fatores primordiais para lidar com esse problema, e por isso, indicam a ração para cães Equilíbrio Cães Sensíveis para Raças Pequenas como os shih tzu!




Então segue as dicas e o procedimento para diminuir as lágrimas e clarear as manchas do shih tzu.


1º- Atenção alimentação do shih tzu.
Se a ração conter índice elevado de sódio, corantes e conservantes, isso pode provocar ou piorar o aparecimento de lágrimas no shih tzu, que com a umidade e bactérias, cria-se fungos que causam a coloração avermelhada, acizentada ou em tons de marrom. Além disso, exclui todos os petiscos como: bifinhos, linguicinhas, etc.

2º- Limpeza e Higiene do bigode do shih tzu: "Good Care- Limpeza para olhos", molhe o algodão com o produto e vai limpando, o algodão fica bem sujo, então troque de algodão e vai limpando até parar de sair sujeira. É importante colocar bastante produto para que não entre fiapos de algodão nos olhos do shih tzu. Depois, passo um pente fino nos pelinhos ao redor dos olhos, e sai uma secreção "remela" bem suja. Faça isso todos os dias.

3º- Limpando o bigode do shih tzu - 
Um dia sim, outro não, eu laeo os bigodes e o rostinho todo com o Shampoo "Johnsons Baby -Camomila" e nele coloquei 3 gotinhas de "Violeta Genciana" que além de matar os fungos e bactérias a violeta ajuda a clarear. Mas cuidado! Se colocar mais do que 3 gotinhas ou deixar muito tempo, seu  shih tzu filhote pode ficar roxinho. Muito cuidado também para não entrar sabão dentro dos olhos. Após o procedimento, seque com o secador não muito quente e distante do rostinho do shih tzu.

Cuidados



Os focinhos dos shih tzu tinha um cheiro forte, como também estavam sempre com a mancha provocada pela lágrima. Depois de sete meses de uso contínuo de Equilíbrio Cães Sensíveis, os focinhos estão brancos e sem nenhuma mancha.

A limpeza dos olhos DO SHIH TZU é essencial, mas é importante manter a região sempre seca, por isso, lave diariamente e seque com um pano bem limpo, lenço de papel, ou até mesmo a gaze. É indicado massagear o canto dos olhos do shih tzu, que evita o entupimento na ponta lacrimal e mantém o pelo do rosto do shih tzu bem aparado.

Fonte do Texto: Equilibrio Total Alimentos - Shihs2tzus