Shih tzu com tosse - Tudo o que você precisa saber - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu com tosse - Tudo o que você precisa saber

Shih tzu com tosse e engasgo - Por que meu shih tzu está com tosse? Esta é uma pergunta feita muitas vezes aos veterinários. É uma ótima pergunta pois a tosse pode significar várias coisas. De modo geral a tosse é causada por uma irritação do sistema respiratório. O sistema respiratório inclui as abertura para o mundo externo (boca e nariz), passagens nasais, faringe (garganta), laringe (cordas vocais), traqueia, brônquios e pequenas passagens de ar dos pulmões. Adicionalmente a tosse pode estar relacionada com problemas do coração ou algum linfoma no peito. Pelo fato da tosse ser um sintoma de muitas outras doenças é importante que todas as tosses sejam avaliadas por um veterinário.

A tosse do canis em shih tzu, gripe dos cães, traqueíte ou bordetella são os nomes mais usados para se referir a uma condição muito comum em shih tzu no outono/inverno: acessos de tosse seca, repetidas e constantes como se estivesse engasgado, terminando geralmente com a eliminação de uma baba esbranquiçada sem nenhum outro sintoma associado. Essa tosse em shih tzu é causada por uma doença infecciosa altamente contagiosa entre os shih tzu, mas que não afeta o homem. Essa tosse é causada por uma combinação de bactérias e vírus e, por isso o diagnóstico e muito mais clínico do que laboratorial ou seja não existe exames para identificar a causa dessa tose. Eis algumas das perguntas que o veterinário pode fazer.

O QUE CAUSA ESSA TOSSE NO SHIH TZU?

   
Shih tzu com tosse - Tudo o que você precisa saber

O que causa tosse no shih tzu - A tosse dos canis em shih tzu afeta o trato respiratório superior ou seja o inicio da traqueia, normalmente não tendo comprometimento dos pulmões dos shih tzu. Geralmente esta associada a shih tzu não vacinados que vivem em aglomerações ou em contato com outros cães podendo acometer shih tzu com outra doença de base, como doença cardíaca, tumores na garganta, pneumonia, doença periodontal, parasitas e alergias. A tosse é a expulsão abrupta de ar dos pulmões através das vias respiratórias e pela boca aberta. Surpreendentemente o que soa como tosse pode ser outra coisa.

A tosse tem sido confundida com engasgos, chiados, dificuldade para respirar, náuseas, vômito e uma condição conhecida como espirro reverso. É muito importante que o som vindo do shih tzu seja apropriadamente identificado. A tosse e todos as outras condições listadas acima têm diferentes causas.

O tratamento dessas doenças também com certeza ira ajudar a aliviar os sintomas da tosse. Os principais causadores de tosse dos canis são os vírus conhecidos como Parainfluenza Canina tipo 3 (afeta a traquéia) e o Adenovírus Canino Tipo 2 (que afeta o interior dos pulmões) além da bactéria chamada Bordetella bronchiseptica que infectam o trato respiratório superior.

SINTOMAS DE TOSSE NO SHIH TZU:


Como saber se meu shih tzu está com tosse - Os sintomas de  filhotes de shih tzu com tosse incluem tosse seca severa, podendo as vezes levar à náusea e regurgitação de comida ou mesmo vômitos. Secreção nasal e espirros também podem ocorrer em fases posteriores com complicações em shih tzu não tratados ou imunossuprimidos podemos então apresentar febre, pneumonia e apatia.

DIAGNÓSTICO: determinar a causa da tosse do shih tzu


Porque o shih tzu tosse - Usando as informações coletadas a partir das perguntas acima, juntamente com um exame físico completo, seu veterinário começará a ter um melhor entendimento do que causa a tosse de seu shih tzu. O veterinário pode também solicitar testes diagnósticos para auxiliar a descobrir a causa da tosse. Estes incluem:

● Radiografia torácica (raio x do peito) que são muito úteis
● Contagem sanguínea completa
● Perfil químico do sangue
● Exame de urina
● Dirofilariose
● Exame de fezes

TRATAMENTO PARA SHIH TZU COM TOSSE


A tosse dos canis geralmente desaparece por si só em cerca de 5 a 12 dias de evolução. O tratamento busca aliviar os sintomas da tosse e evitar que evolua para uma traqueobronquite com infecção pulmonar. O veterinário geralmente vai indicar algum antitussígeno, as vezes antibiótico e anitinflamatório.

Manter o shih tzu hidratado e usar de nebulização com inalador ajuda bastante. Existe também uma vacina para a tosse dos canis que procura aumentar a imunidade diminuindo assim a disseminação da doença que é altamente contagiosa. O shih tzu deve também ser incentivado a beber muita água e ser mantido aquecido e confortável. O ar frio e seco dessa época do ano aumenta a irritação das vias áereas superiores, potencializando a tosse.

O tratamento da tosse dos shih tzu vai depender basicamente da sua causa. Por exemplo, pneumonia causada por bactérias que causam tosse requerem antibióticos juntamente com tratamento de suporte. Para um linfoma no peito pode ser necessário cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação dos três. Curar a tosse causada por uma problema no coração envolve terapias para corrigir ou fortalecê-lo. Se seu shih tzu tem uma tosse produtiva é muito importante que ela não seja suprimida. Adicionalmente, supressores da tosse humana não devem nunca ser medicados em seu animal pois podem ser tóxicos. Como alternativa um supressor da tosse pode ser prescrevido pelo seu veterinário para casos da tosse não-produtiva.

As causas mais comuns de tosse em shih tzu são mostrados na tabela abaixo. (Este quadro não tem a intenção de ser uma lista abrangente.)



REMÉDIO CASEIRO PARA SHIH TZU COM TOSSE


Remédio caseiro para cachorro com tosse - Ainda que existam distintas opções caseiras que você pode recorrer para aliviar a tosse dos shih tzu. Se o shih tzu tosse regularmente durante mais de 24 horas, você deve levá-lo ao veterinário rapidamente. Usando as informações coletadas a partir das perguntas acima, juntamente com um exame físico completo, seu veterinário começará a ter um melhor entendimento do que causa a tosse de seu shih tzu. O veterinário pode também solicitar testes diagnósticos para auxiliar a descobrir a causa da tosse Se a tosse de seu shih tzu não vier acompanhada de outros sintomas que possam causar preocupação, experimente algumas destas opções caseiras:

Mel para tosse - Uma colher a cada três ou cinco horas ajuda a suavizar a garganta. Não dê mel em excesso, porque pode provocar desconforto no estômago. Não dê este alimento a seu shih tzu se ele tiver menos de um ano de idade, visto que tem esporas que podem danificar seu sistema imunológico, porque o mesmo ainda não está desenvolvido por completo. E outro detalhe importante: o mel deve ser natural. Não deve ser processado nem adicionado.

Legumes de folhas verdes para tosse - Se você conseguir que seu shih tzu coma, estará incorporando uma boa dose de vitamina C em seu organismo para aumentar suas defesas e deixá-lo mais resistente às infecções.

Cuidados - Qualquer tosse que seu shih tzu tiver é motivo de preocupação. Como ilustrado acima a tosse pode ser apenas algo de pouco impacto ou ainda pode ser sinal de alguma doença grave. Para prevenir as causas da tosse um bom acompanhamento da saúde é necessário.Como sempre, você deve fazer seu shih tzu ter uma dieta apropriada para sua idade. Ele deve estar em dia com todas as vacinas e vermifugado. É importante também ter um bom relacionamento com o veterinário de sua confiança.


Fonte do Texto: Tudo Sobre Cachorros / Pet Care
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato