Banho e tosa para shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Banho e tosa para shih tzu

Banho e tosa para cachorro da raça shih tzu são importantes para o shih tzu e também para o dono. Todos que possuem um cão da raça shih tzu sabem o quão mal cheiroso ele pode ficar se não tiver uma higiene regular. Afinal ninguém quer um shih tzu com mau cheiro. O banho e tosa para shih tzu são ferramentas importantes para manter a saúde de um cachorro da raça shih tzu e evitar problemas de saúde tanto do shih tzu, quanto do seu dono.

Ninguém que ter um cachorro da raça shih tzu com Pulgas, carrapatos e todo tipo de bactéria ou doença de pelos e pele podem ser facilmente evitadas para que o dono não precise gastar mais tendo que tratá-las.

É importante conhecer as características do shih tzu e seus hábitos

    
Cada shih tzu tem um tipo de pelagem diferente e um tipo de necessidade de cuidados diferentes, é importante que o dono as conheça.

Os shih tzu de pelo longo necessitam de escovação regular para não causar nós no pelo do shih tzu. A tosa do shih tzu também é necessária em épocas mais quentes. Há pelos longos que vão dos mais finos aos mais grossos, quanto mais fino e liso o pelo do shih tzu, maior deve ser o cuidado com ele. Alguns shih tzu possuem uma tendência maior a desenvolverem problemas de pele, nesse caso, o banho e a tosa para shih tzu são extremamente necessários para evitar que esses problemas se desenvolvam.

Conhecer os hábitos do shih tzu também é importante para saber quanto banho ele necessita e quão frequente deve ser a tosa do shih tzu. Cães que costumam ficar muito tempo em ambientes externos tendem a se sujar com mais facilidade, e shih tzu que vivem em apartamentos precisam de banhos mais regulares pelo cheiro.

Leia Mais: Escovar Pelo do shih tzu- Os instrumentos e as maneiras certas

Banho demais no shih tzu também faz mal


Cuidados com banho do sih tzu - Os shih tzu não são como humanos, que precisam tomar banhos diários. Assim como há bactérias nocivas para o shih tzu, também há aquelas necessárias que se desenvolvem para proteger o shih tzu. Banho toda a semana pode gerar problemas sérios para o shih tzu.

A tosa também deve ser no momento certo, pois ela não serve somente para deixar o shih tzu mais bonito, e sim para o proteger da temperatura e vice-versa, ou evitar que o shih tzu se suje mais e crie mais nós se o pelo dele tiver mais predisposição a isso.

A higiene e os cuidados de banho e tosa com o shih tzu são deveres do dono, pois o bichinho de estimação é dependente do seu dono e merece se sentir bem.

Além de remover a proteção do seu shih tzu, levando ao surgimento de fungos e alergias, banhos frequentes podem aumentar a produção de sebo e consequentemente o odor dele. Dê banhos apenas na frequência indicada para o shih tzu e no meio tempo escove seu pelo de acordo com a necessidade de cada raça, removendo assim células mortas e pelos soltos.

Algumas dicas para filhotes


Banho em filhotes de shih tzu deve ser dado após dois meses de vida, usando produtos próprios para eles. O banho em pet shop só é valido após seu shih tzu ter sido vacinado e vermifugado, desse modo o primeiro banho dele será em casa. Alguns veterinários podem indicar banho, mesmo em casa, apenas após o termino das vacinas e vermifugação.

Além das chances de pegar doenças quando o filhote de shih tzu não tomou todas as vacinas, ele também corre o risco de ficar muito estressado na primeira experiência com banho, por isso o banho em casa é mais indicado, pois o dono pode acalmar seu shih tzu.

Se o dia do banho de seu shih tzu ainda não chegou, mas seu cheiro está muito forte, uma opção é usar produtos de banho seco para shih tzu. O próprio dono pode aplicar e remover a sujeira superficial do pelo do shih tzu, minimizando assim o odor até o próximo banho. Essa opção também é valida durante o inverno.

Aproveite o dia do banho para promover a limpeza de outras partes do corpo de seu shih tzu. Limpe os ouvidos para evitar o acumulo de cera, escove os dentes com creme dental e escova, próprios para cachorros, e apare as unhas do shih tzu de acordo com o crescimento das mesmas, mas apenas se souber o que está fazendo. Caso contrário só deixe as unhas do seu cachorro serem cortadas por profissionais, evitando sangramentos.

Sempre siga as recomendações do veterinário sobre quais produtos usar, com que frequência dar banhos, etc.. Se o shih tzu estiver com pulgas e carrapatos consulte o veterinário para saber qual o produto ideal para o seu shih tzu e como o utilizar.


Banho no shih tzu


Como da banho em um shih tzu em casa - Escolha as horas mais quentes do dia para dar banho em seu shih tzu e separe tudo o que for necessário antes de começar o banho para não deixar o pet sozinho durante o processo;

Antes do banho é muito importante que o pelo do shih tzu seja escovado, removendo pelos mortos e melhorando bastante a eficácia de limpeza dos shampoos. Para algumas raças, geralmente as com pelos longos e finos, é possível usar produtos que desembaracem os pelos, facilitando o processo de escovação;

A escovação é um processo importante e que deve ser realizado com calma e carinho, tenha paciência, penteando a pelagem de maneira firme, mas cuidadosa, principalmente quando for desfazer nós. Se aplicar força demais o shih tzu se machuca e pode ficar traumatizado;

O passo seguinte é decidir onde banhar seu shih tzu. Mangueiras e áreas externas podem parecer convenientes, mas o ideal é dar banho com água morna para maior efeito do shampoo e comodidade do shih tzu. Durante o banho o mantenha preso por uma coleira e guia curta, mas nunca deixe seu shih tzu sozinho e preso durante o processo;

Em dias quentes utilize água em temperatura ambiente, mas nunca fria demais; Os produtos utilizados devem ser próprios para shih tzu, além disso, a escolha deve ser baseada de acordo com o tipo de pelagem para não danificá-la e conforme as condições da pele;

Sempre tome cuidado especial com a região da cabeça, evitando que os produtos entrem em contato com os olhos e usando algodão nos ouvidos para que água não entre no canal auditivo, lembrando-se de secar as orelhas após o banho;

Atenção especial para os seguintes locais: virilha, axilas, locais com dobras, nunca se esquecendo de lavar as patas e entre os dedos, inclusive quando o shih tzu apresenta membranas;

O condicionar é indispensável, especialmente para shih tzu com pelagem longa. Ele pode ser aplicado direto no pet ou adicionado a água utilizada para o enxague;

Na hora de secar o shih tzu utilize toalhas e secador se o seu sih tzu permitir, tirando o excesso de água o máximo possível com a toalha. Em cães de pelo longo sempre desembarace os pelos. Apenas deixe que ele saia ao ar livre ou pegue vento após estar completamente seco, pois o pelo úmido serve como atrativo para doenças;
   
Se quiser passe perfume em seu shih tzu após o banho, mas fique atento aos riscos de seu shih tzu ter alergia ao produto. Além disso, não exagere, sempre tenha em mente que seu shih tzu vai ter cheiro de cão mesmo após o banho;

Aproveite o momento de banho para verificar se o seu shih tzu não apresenta problemas de pele ou pulgas e carrapatos;

Vale a pena dar uma recompensa após o banho para o seu shih tzu, assim ele vai entender que o banho é uma coisa boa, não um inimigo dele.

Sobre a tosa do shih tzu


O processo de tosa para shih tzu é muito importante não apenas para estética, mas para a saúde e higiene do shih tzu, especialmente para determinadas raças. A tosa facilita a transpiração do animal e favorece o bem estar do pet, por isso é mais frequente nas épocas de calor.

Ela pode ser realizada de duas maneiras: na máquina e na tesoura. A maneira que o shih tzu será tosado depende da finalidade da tosa, tipo de pelo, raça, entre outros fatores. Uma tosa bem feita terá os pelos cortados de maneira uniforme e nivelada, sem a presença de falhas.

O tipo de tosa mais comum é a tosa chamada de higiênica e o nome torna sua utilidade autoexplicativa. Ela consiste em cortar os pelos das patas, dando maior segurança para o shih tzu andar e evitando que fungos ou outros parasitas se acumulem no local, da barriga para que eles não embaracem, da região anal e genital, evitando que eles se sujem com as necessidades do shih tzu. Em algumas raças a tosa higiênica pode incluir a região do focinho, orelhas e/ou cauda.

O procedimento deve sempre ser realizado por um profissional tosador que siga as normas de higiene e tenha conhecimento sobre os padrões de diversas raças. Leve seu shih tzu a um profissional que seja da sua confiança e da confiança do próprio shih tzu. Se informe sobre a necessidade da tosa e a frequência da mesma com seu veterinário.

Banho terapêutico para shih tzu


Além do banho estético, esse banho comum que tem como finalidade manter seu shih tzu limpo e cheiroso, também realizado antes do procedimento de tosa, existe o banho conhecido como terapêutico. No banho estético o shampoo utilizado é simples e voltado para uso em shih tzu, sem qualquer principio ativo, enquanto no banho terapêutico é utilizado um shampoo indicado por um veterinário para tratar uma dermopatia.

A dermopatia é qualquer doença que possa afetar a pele e/ou o pelo do shih tzu, incluindo pulgas e carraptos, e a forma mais simples de tratar é com um shampoo próprio que vai agir diretamente sobre o problema sem deixar resíduos que o shih tzu possa tentar lamber.

No banho terapêutico existe a preocupação com a forma de aplicação do produto, a necessidade ou não de enxague e o tempo de ação, entre outros cuidados. Por se tratar de um tratamento o banho deve ser dado por um banhista especializado ou pelo dono do bichinho seguindo estritamente as recomendações de um veterinário, pois os princípios ativos do produto podem desencadear efeitos adversos.

A frequência de banho também pode ser alterada, em alguns casos o medico veterinário pode indicar o banho terapêutico a cada dois dias até que a melhora da doença. Alguns shih tzu podem precisa desse cuidado para o resto da vida.

Alguns dos produtos mais usados no mercado hoje são a base de própolis verde, recomendado tanto para gatos quanto para shih tzu. O própolis é bastante utilizado para o tratamento de alergias, inclusive de produtos comuns, agindo como antibacteriano, cicatrizante, antifúngico e anti-inflamatório. Apesar de o uso desse tipo de produto estar crescendo, só utilize quando indicado por um profissional.

Como deve ser o local de banho e tosa em um pet shop


Escolher um pet shop ou uma clínica de confiança pode se mostrar uma tarefa difícil, por isso siga algumas dicas antes de escolher o local que vai levar seu shih tzu:

  •     O local deve ser livre de pelo, limpo e bem arejado;
  •     As paredes e pisos devem ser revestidos com material lavável e impermeável;
  •     Os materiais usados no procedimento de tosa devem ser limpos;
  •     Toalhas devem ser esterilizadas e de uso individual;
  •     Deve se oferecer alojamento individual e adequado para cada animal atendido.

Fonte do Texto: Cachorro Gato
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato