O que deixa os cães da raça shih tzu estressados

A sensação de estresse também pode se manifestar em cachorros de raça shih tzu. Os cães da raça shih tzu, por exemplo, possuem diferentes reações quando são submetidos a situações estressantes e desconfortáveis. De uma forma geral, o comportamento de um shih tzu estressado varia de acordo com alguns fatores, tais como viajem, ambiente, forma de criação, entre outros fatores que podem deixar o shih tzu estressado.

Alguns cães da raça shih tzu se tornam irritadiços e mais agressivos, outros se tornam mais agitados, alguns ficam cabisbaixos, quietos e buscam isolamento. Vale lembrar que esse estado de letargia de um cão shih tzu estressado pode ser o sinal de que ele almeja evitar a ansiedade. Por isso esse comportamento tristonho e sonolento.

Fatores que desencadeiam o estresse

 
Porque o shih tzu fica estressado - As razões que levam um shih tzu a alterar o seu comportamento abrangem questões referentes ao tratamento, às condições do ambiente em que ele vive e, inclusive, pode ter relação ao convívio com outros cães.

Abaixo destacamos 5 fatores que, combinados ou não, podem ser a origem do comportamento estressado de um shih tzu:

O som dos fogos de artifício


Os fogos compreendem uma das fontes mais comuns de irritação e medo para os shih tzu, já que a capacidade auditiva deles é bastante desenvolvida.Diante disso, o ruído dos rojões provoca neles uma sensação de angústia, medo e até dor nos tímpanos, deixando-os inquietos e assustados.

Uma alternativa para auxiliar o shih tzu quando ocorrem os estouros de fogos é treiná-lo para ir a um esconderijo já determinado pelo dono, geralmente uma casinha.

A sensação de dor

  
Os shih tzu podem desenvolver um comportamento ansioso caso estejam sofrendo com alguma dor causada por lesão ou doença.o desconforto ocasionado pela dor pode deixá-lo triste, desanimado e, em alguns casos, agressivo. Nesse caso, é relevante efetuar um exame geral no shih tzu, pois assim o veterinário poderá encontrar algum transtorno que esteja provocando a dor.

O ambiente de criação


Shih tzu criados em locais apertados ou em pátios com pouca higiene se tornam suscetíveis à sensação de estresse. No caso de donos que moram em apartamentos, é importante reservar alguns horários para o passeio com o shih tzu. Os cachorros necessitam do contato com espaços abertos.

Momentos de solidão

  
Os shih tzu são animais dotados de um intenso comportamento social. Eles possuem um vínculo muito forte com os donos, sendo assim, longos períodos sozinhos e sem a interação devida com o dono dá a eles a sensação de abandono, podendo ocasionar o estresse.

É importante que o dono reserve instantes de brincadeira e descontração com o seu shih tzu.

Mudança de rotina

    

Os cães da raça shih tzu necessitam ter uma atividade rotineira. Pode ser passeio, brincadeira ou alguma outra atividade lúdica. Caso uma dessas atividades seja interrompida, o shih tzu demonstrará sinais de estresse, tais como latidos excessivos, gemidos, apatia e, dependendo da raça, outros sintomas.

Portanto, é recomendável que na hora de escolher shih tzu, o dono leve em conta também a sua vida diária, pensando assim em quanto tempo o shih tzu ficará sozinho e que espaço e condições ele terá para fazer alguma atividade.

Adotar medidas que previnam o estresse do seu fiel amigo é essencial para a vida saudável do animal.
Fonte do Texto: Dr Homeo Pet