Por que os shih tzu lambem seus donos? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que os shih tzu lambem seus donos?

Você chega em casa da rua e o seu cachorro shih tzu lhe recebe na base das lambidas. Automaticamente, você pensa que o animal está demonstrando o afeto e o carinho que sente pelo dono. Pois saiba que pode não ser isso! Existem mais razões do que você imagina pelas quais o cachorro shih tzu lambe o dono.

Embora existam várias causas que expliquem esse comportamento dos cães da raça shih tzu, não se pode negar que o afeto é uma delas, sim. Inclusive, quando andavam em matilha, era comum que os cães shih tzu lambessem os companheiros de quem mais gostavam.

A partir do momento que começaram a conviver com os seres humanos, transferiram essa atitude para os seus donos.

Por que os shih tzu lambem


As lambidas que os cachorros shih tzu dão nos donos também representam submissão, é como se eles estivessem dizendo que sabem quem manda no pedaço!

Mas não pense que é só por isso não: estudos afirmam que o gosto da pele das pessoas agrada aos amiguinhos de quatro patas e essa é uma das razões pelas quais eles adoram lamber o dono. 
 
Voltando à situação em que o dono estava fora e, ao chegar é recebido a lambidas, nesse contexto o shih tzu também pode estar farejando, como se quisesse saber onde a pessoa estava.

Se você retribui brincando com ele, o cão shih tzu vai perceber que consegue chamar a sua atenção lambendo, e vai fazer isso com ainda mais frequência.

É normal os shih tzu lamberem  tanto


Lamber é algo natural para os cães shih tzu, pois eles se habituam a isso desde quando nascem! Lambem a mãe para avisar que querem se alimentar e são lambidos por ela. Talvez você não saiba, mas a mãe lambe os filhotes para que todos fiquem com o cheiro dela e consigam se reconhecer entre si como irmãos!

É interessante perceber que algo tão simples possa ter tantos significados! A verdade é que os shih tzu encontram as suas próprias formas de se expressar e se comunicar, que nem sempre são compreendidas pelas pessoas.

Mas, preste atenção: se o cachorro shih tzu estiver lambendo demais, sobretudo um local específico, ele pode estar com algum problema de comportamento. Nesse caso, vale à pena levá-lo ao veterinário.

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato