Qual é a melhor ração para Shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Qual é a melhor ração para Shih tzu

Todo dono de um shih tzujá entrou em um pet shop para comprar petiscos, sabonete, medicamento e ração para o seu shih tzu. Certamente, ao entrar, notou uma variedade incrível de ração. Ração de frango, de carne, de cordeiro, colorida, de uma só cor, pequena, grande, pacotes de um quilo, de quinze quilos e por ai vai. 

A variedade é tanta que quem está por lá até se perde. Claro que é ótimo ter muita variedade e poder escolher mas, o grande problema é: qual escolher?

Algumas dicas importantes e um pouquinho mais de informação sobre os tipos de alimentos disponíveis para os shih tzu, podem ajudar a fazer essa escolha da melhor maneira possível. Um shih tzu bem alimentado torna-se mais forte e saudável! 
 

POR QUE ALIMENTAR SEU SHIH TZU COM RAÇÃO? 


O Shih tzu é um animal que tem carências nutricionais diferentes das nossas, por isso sua dieta deve ser direcionada a atender essas necessidades. Quando alimentamos os cães com comida caseira, na grande maioria das vezes (quase sempre), não promovemos uma nutrição adequada. 
ração para Shih tzu


Por mais "sem graça" que possa parecer, a ração é, nesta maioria dos casos, a melhor opção. Por quê? Podemos dar alguns argumentos favoráveis ao uso de ração ao invés de comida caseira. Hoje em dia poucas pessoas têm tempo para fazer seu próprio almoço, muito menos a comida do cachorro
Para comprovar, basta-se observar que as vendas de comida congelada e desidratada têm aumentado de maneira significativa.
 

Alimentação de filhotes de Shih Tzu


Os filhotes de Shih  tzu que acabaram de nascer devem, sempre que possível, mamar na mãe apenas. A suplementação com leite específico para filhotinhos, dado na mamadeira, só deve ser feita quando a cadelinha não conseguir amamentar ou não tiver leite suficiente para todos. Caso contrário, é importante deixar os filhotes mamando até dois meses de idade. Até os 30 dias, aproximadamente, eles apenas mamam. Com 30 dias a ração de filhotes pode começar a ser oferecida, para que o bichinho comece a aprender a comer.

Escolha uma ração para shih tzu filhote da categoria Premium ou Super Premium, que são melhores. Com o passar dos dias, ele vai começar a mastigar e aos dois meses, quando for desmamado definitivamente, provavelmente já estará comendo a ração de filhotes sem ser umedecida. Uma alternativa, mais cara porém interessante para ensiná-los a comer, é oferecer a ração úmida para cães e filhotes. Ela é molinha e mais fácil para os pequeninos.

Lembre-se de que até um ano de idade, é essa a ração que seu novo amigo de quatro patas deverá comer. 


Meu Shih Tzu já fez um ano, e agora? 


Hora de comprar a ração de adulto. Para escolher a mais indicada, você pode conversar com o médico veterinário do seu shih tzu. Há algumas rações bem específicas para raças diferentes. Se você mesmo for escolher, opte sempre pela Premium ou super Premium. Elas são as melhores.

Para entender melhor, é necessário lembrar que os Shih tzu são considerados carnívoros, ou seja, a parte do corpo dele que faz a digestão, está preparada para digerir carne. Ele até consegue absorver bem o alimento vegetal, mas não tão bem quanto o alimento de origem animal. 

Para saber sobre a ração que você está dando para seu shih tzu, pegue o pacote de ração e leia os ingredientes. Eles sempre começam com o ingrediente que tem em maior quantidade na ração. Se for algo do estilo “farinha de carne”, ótimo

Essa ração tem mais alimento de origem animal. Agora, o primeiro ingrediente for “farelho de milho’ por exemplo, essa ração não é tão boa e você pode pensar em trocá-la. Leia sempre os ingredientes da ração antes de levá-la para o seu cachorrinho. 

Depois dos 7 anos qual melhor ração para shih tzu


Você já pode dar ração sênior para shih tzu com mais de 7 anos. Ela é formulada especialmente para os Shih tzu que são são idosos e que precisam de uma alimentação especial.

Há algumas doenças que fazem com que a alimentação do seu Shih tzu seja especial, com outro tipo de ração. Siga o que o médico veterinário orientar e garantirá a saúde do seu Shih Tzu!


Rações Premium e Super Premium para Shih Tzu


São produtos de primeira qualidade, em nutrição canina, por isso mais caros. Têm sua formulação baseada em carne de frango, ovelha, peru... Porém, realmente carne, ou resíduos de abatedouro, como digestivas de frango por exemplo. 

Tais ingredientes, de origem animal, têm maior digestibilidade, ou seja, o trato digestivo canino tem menos "trabalho" para metabolizá-los. Esta é outra característica das rações premium, como a digestibilidade é maior, o consumo diário de ração é menor (o que ameniza o preço da ração).

Promovem, ainda, uma vida mais saudável. e reduzem o volume das fezes do animal. As Rações super premium são assim classificadas a partir de um certo percentual de digestibilidade, o que pode variar de acordo com os interesses dos fabricantes, pois não há um "padrão" neste sentido. 

Como consumidor, para saber se a ração é de alta digestibilidade, ou não, basta analisar na embalagem os ingredientes que compõem a ração. As fontes proteicas devem ser de origem animal (carne de frango, carne de peru, digestas de frango, carne de ovelha, ovos, etc.). 

E as fontes de gordura também, ou pelo menos óleos vegetais nobres como, por exemplo,óleo de linhaça. Fontes proteicas vegetais como soja, glúten, etc. não têm alta digestibilidade. É bom desconfiar de produtos que têm em sua relação de componentes coisas como "carne de aves" (urubú também é ave / e de que parte da ave estão falando? Pena e bico são proteína pura e de baixíssima digestibilidade). O que pode aumentar a digestibilidade da ração é a presença de fibras de moderada fermentação (p.ex. polpa de beterraba branca), que aumenta a eficiência absortiva dos enterócitos. Outro ingrediente que melhora a digestibilidade são os F.O.S. (fruto oligo sacarídeos), que alimentam a microbiota intestinal, ou seja, beneficia o crescimento de "boas bactérias" no intestino, o que leva a uma melhor fermentação do bolo alimentar.

Resumindo, quando compramos uma ração para  shih tzu, devemos estar atentos aos níveis de garantia (percentuais de proteína, gordura, etc. ) e a qualidade dos ingredientes. Por exemplo, uma ração para Shih tzu filhote deve ter, no mínimo, 18% de proteína. 

O que é relativo porque carne é fonte de proteína e pena da galinha também. Carne é bem mais digerível que pena. Outro detalhe é o equilíbrio entre percentuais de proteína e gordura. Não é eficiente uma ração com 30% de proteína e 8% de gordura, nem outra com 18% de proteína e 20% de gordura.

Um quarto grupo de rações pode ser citado, as rações terapêuticas. Têm indicação clínica sendo auxiliares no tratamento de diversas enfermidades. Seu uso deve obedecer aos critérios do Médico Veterinário responsável pelo seu Shih tzu.

ALGUNS CONSELHOS: 

Cadelas gestantes devem comer rações de filhote a partir do 30º dia até o fim da lactação. Esta prática reduz a chance de ocorrerem problemas futuros com a cadela prenhe.Além de aumentar sua vida reprodutiva.Os filhotes de Shih tzu devem comer ração de filhote até atingir o tamanho adulto (o que varia de raça para raça ).Cães de raças grandes devem receber dieta adequada, sem exageros, para um crescimento equilibrado e uniforme. Uma dieta reforçada demais pode trazer problemas de "calcificações indesejadas" no futuro.Os cães precisam de abrasão para seus dentes portanto ofereça o que ele possa usar para isso. Esta medida é profilática a formação de tártaro o que pode causar até a morte de seu cão. Por exemplo: o cão deve ter cotidianamente um ou um brinquedo rígido, ou qualquer outro artifício para "escovar" seus dentes. Esta necessidade diminui à medida que o cão se alimenta apenas e tão somente de ração seca. 

Evite oferecer ao shih tzu petiscos do tipo: biscoito humano, pão, chocolate, pipoca... mesmo que ele goste muito. Estes alimentos estão freqüentemente envolvidos em casos de alergias alimentares, assim como macarrão, fubá e outros alimentos à base de amido

Essas alergias alimentares têm quadros variados que vão de simples coceira até feridas na pele e febre.A oferta de carne somente pode levar o Shih tzu problemas de rtismo nutricional por causa do desequilíbrio entre Cálcio e Fósforo que ocorre em animais com este tipo de dieta. 

Uma ração de qualidade comprovada, preferencialmente as do tipo "premium", dispensam qualquer outra suplementação mineral ou vitamínica. E se for seca reduz a incidência de tártaro, dispensando, por vezes, o uso de abrasivos. 

Seu dhih tzu dificilmente enjoa da ração, simplesmente ele está satisfeito e não quer comer. Se ele está brincando normalmente, com sua vitalidade natural e ficar um dia ou outro sem comer não se assuste, permaneça oferecendo a mesma ração que você conscientemente escolheu para ele. Não existe ração ideal para todos os shih tzu. 

Cada shih tzu reage de uma maneira diferente. Tem shih tzu que se adaptam perfeitamente a rações populares e outros que não se adaptam às super-premium. Por isso, a melhor pessoa para orientar sobre qual é a melhor opção de ração para cada cão é o médico veterinário que acompanha sua saúde. 

Ele é capaz de avaliar os parâmetros corretos e saber se a dieta é satisfatória para cada cão especificamente.Claro que você fica livre para escolher qual a melhor ração para o seu Shih tzu. A quantidade de ração você dá conforme especificado na embalagem.

Quantidade de ração para shih tzu

 
Ração para shih tzu filhote: A partir de 45 dias de idade  Ração para filhotes certamente é a melhor opção. Existem muitos tipos (secas, semiúmidas ou úmidas), sabores (carne, frango, carneiro, fígado, etc.) e marcas no mercado. 

Na primeira consulta, o veterinário recomendará o tipo de ração que você deverá fornecer ao shih tzu filhote. A quantidade de ração a ser dada varia com a raça e o peso do animal. Os fabricantes de ração, na própria embalagem do produto, fazem a recomendação da quantidade ideal. 

Sempre siga a quantidade recomendada na embalagem.   Mesmo que o filhote rejeite a ração, insista. Não fique tentando oferecer outro tipo de alimento como carne e arroz, isso só vai piorar. Misture ração úmida, em latinha ou sachê, junto com a ração seca para torná-la mais atrativa

Ração para shih tzu adultos: Seca, úmida ou semi-úmida, 2 vezes ao dia. Você pode misturar ração seca com ração úmida, seguindo a proporção indicada pelo fabricante. Observe a quantidade em gramas da ração para adultos na embalagem 

Melhor ração para shih tzu filhote: EU recomendo ração premier shih tzu filhote 2 5 premium para filhotes. Mas vc tem que levar em conta o que o seu cachorro se adapta, pq muitas vezes pode ser cara e o seu cão não gosta, não se deu bem.

Se você tem como dar melhor ração para shih tzu dê a super premium, não hesite em dar, a diferença é gritante, tanto na saúde do seu cão como na pelagem, o que é muito importante nas raças de pêlo longo.

Redação  Blupet Comportamento animal 
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato