Meu shih tzu não quer comer - o que fazer? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Meu shih tzu não quer comer - o que fazer?

Quase todos os proprietários de Shih Tzu já passaram por isso ou passam ainda: você serve o mesmo alimento, no mesmo pote, no mesmo local e seu shih tzu…nada de comer ração! Quem convive com shih tzu sabe que, apesar de ser um problema bastante comum, a falta de apetite sempre é preocupante e não deve ser ignorada. Mas afinal por que os shih tzu perdem o apetite? O que pode ser feito para que eles voltem a se alimentar? É o que vamos ver a seguir.

Motivos pro Shih Tzu parar de comer


As principais causas da falta de apetite em cães são: altas temperaturas ambientais, saudades, dores de dente e/ou gengiva e outras doenças.  
Calor: assim como os humanos, os mascotes também sofrem com dias quentes e, junto com o calor, vem a diminuição do apetite. Se o seu cão apresenta falta de apetite em dias quentes, procure oferecer alimentos gelados e água fresca. Converse com seu veterinário de confiança e veja quais frutas geladas seu Shih Tzu pode comer. Para cães saudáveis, uma fruta que faz grande sucesso é a melancia, desde que em pequenas quantidades. Outra forma de aliviá-los do calor é colocar pedras de gelo dentro do recipiente de água. Uma alternativa ainda mais saudável é oferecer água de coco gelada.
 
Saudades: sim, eles sofrem com a ausência de quem gostam. A primeira dica nesse caso é manter uma roupa com o seu cheiro ao alcance do pet. Isto reduz o sentimento de distanciamento. Procure dar mais atenção ao pet, reserve mais tempo para ele. Brinque mais, faça mais carinho, fique ao lado dele enquanto oferece o alimento. Assim você vai deixar bem claro que ele não está sozinho.
 
Dores: dores de dentes ou na gengiva também estão entre as causas mais comuns de perda de apetite em cachorros. Quando são filhotes, assim como crianças, sofrem com a erupção dos dentes e trocas dentárias. Já durante a fase adulta e a velhice, os cálculos dentários, perdas de dentes e cáries podem causar muito desconforto e também ocasionar outros problemas ainda mais graves.

Paladar: alguns cachorros tem o paladar mais apurado e podem acabar enjoando da ração ou do alimento que você costuma dar. Se seu cachorro ficar mais um dia sem comer e a princípio não é nenhuma das razões citadas acima, você pode tentar fazer a troca da ração.
 
Cuidados: Independente da causa, não faça uma mudança radical na alimentação do shih tzu, nem ofereça alimentos de humanos para seu shih tzu. A intenção sempre é a melhor, porém você pode agravar ainda mais o caso. Muitos ingredientes que fazem parte da nossa dieta não devem ser consumidos por eles pois podem ocasionar desde alterações gastrointestinais até intoxicações graves, podendo até mesmo levar o animal a óbito.
 
A falta de apetite é considerada frequente entre os cães, contudo esteja sempre atento a outros sinais como vômito, diarreia, apatia, tremores, perda de pelos excessiva, desconforto abdominal, alterações na saúde ou no comportamento. Sempre que identificar algo diferente, leve-o ao seu médico veterinário de confiança. Lembre-se que eles não conseguem se expressar como nós e que somente profissionais podem examinar e diagnosticar o que realmente está acontecendo com o cachorro.
 
A saúde deles depende de nós!
 
Escrito por Fabíola Monteiro, médica veterinária responsável pela empresa Panela do Pet, especializada em alimentação natural desidratada. Saiba mais sobre panela do pet.


Fonte do Texto: Tudo sobre Cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato