Por que os shih tzu dormem muito - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que os shih tzu dormem muito

Você se levanta de manhã e seu shih tzu vem correndo te dar bom dia com os olhos de quem estava dormindo. Começa a fazer o café da manhã e depois da alegria de te ver, ele retorna para o seu lugar e continua dormindo. Quando você volta para a casa depois de uma longa jornada de trabalho,e o shih tzu continua dormindo! Mas o seu shih tzu não faz outra coisa além de dormir? Se te tranquilizar um pouco, diremos que não é apenas o seu, todos os shih tzu passam a maior parte de seu tempo dormindo. A pergunta é óbvia, por que os shih tzu  dormem tanto?

Quanto tempo precisa dormir um shih tzu?


Os shih tzu precisam de mais tempo de sono do que os humanos. Quando adultos passarão entre 12 e 15 horas dormindo, enquanto que quando são filhotes, eles podem chegar a dormir até 18 horas.
     

Isto se deve a vários fatores como, por exemplo, a idade. Quando eles vão se tornando mais idosos, precisam dormir mais, pois o peso da idade e da saúde fazem com que seu corpo peça mais descanso. Outro fator é se o cão é doméstico, selvagem ou trabalhador:
  • No caso de um cão selvagem, que vive sob ameaça e que sempre deve estar à espreita para procurar comida ou alerta ante a possível presença de um inimigo.
  • No caso dos cães trabalhadores, seu próprio nome já diz. Eles têm um trabalho, o tempo livre deles é escasso e normalmente eles têm os mesmos horários marcados que o seu dono e não podem dormir tanto como gostariam.

Por que os shih tzu dormem muito?


O cão doméstico tem muito tempo livre e tendem a se entediar com facilidade, por isso a melhor forma de matar o tempo é dormindo.

Assim, entre a necessidade de horas de sono que por serem cães eles têm, somadas ao tédio crônico, seu cão poderá passar muito tempo dormindo.

Quando devo me preocupar com o sono do meu shih tzu?


Bom, se você ver que seu cão dorme mais horas que as que antes mencionamos, pode ser que ele tenha alguma enfermidade ou um sintoma de que algo não está bem.

Agora, pode ser que seu cão durma a maior parte de suas horas necessárias durante o dia e te incomode com seus passeios noturnos. Há várias coisas que você pode fazer para remediar isto:

Conselhos para que o seu shih tzu durma de noite


É importante que o lugar onde seu dorme seja confortável e que ele se sinta protegido e seguro. Deve estar em um lugar quente no inverno e fresco no verão. Se o seu shih tzu for muito dependente de você, coloque sua cama em um lugar próximo ao seu quarto, ou se você não se importa, dentro de seu quarto.

O exercício é primordial para que o seu shih tzu durma como um anjo ao cair da noite. Tente fazê-lo correr e brincar bem no início da noite para que quando chegar a hora de dormir ele esteja cansado e não demore a cair no sono.

Acostume-o a jantar cedo para que ele não se deite com o estômago cheio. Digerir a comida durante a noite dificulta o sono e gera a necessidade de movimento.

Você pode se consultar com o seu veterinário e se informar sobre algum tipo de comprimido que ajude o seu cão a dormir enquanto ele se acostuma às mudanças que você está colocando em prática para criar uma rotina noturna.


Se o seu cão dorme mais durante a noite do que durante o dia, você tem sorte. Não serão necessários os nossos últimos conselhos. Estamos certos de que a informação passada será de grande utilidade.
Se você notar que o seu shih tzu dorme menos horas do que as necessárias, consulte o veterinário, já que seu shih tzu poderá estar apresentando um quadro de estresse ou ansiedade que deverá ser tratado por um especialista.




Fonte do Texto: Meus animais
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato