Quantas vezes devo alimentar meu shih tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quantas vezes devo alimentar meu shih tzu?

Muitos tem esta dúvida de como alimentar seu shih tzu. Por que alguns falam em 3 vezes, 2 e até uma vez? É comum proprietários de shih tzu ficarem se perguntando se podem deixar comida a vontade. Nunca devemos deixar comida a vontade, o shih tzu comerá demais, ficará obeso, poderá ter torção gástrica, desenvolver problemas ósseos dependendo do porte, além de atrair, formigas, moscas, baratas, ratos, etc, que transmitem doenças ao seu shih tzu. Para o filhote  de shih tzu devemos dar 3 vezes ao dia, se for possível, shih tzu filhotes são gulosos por natureza, então se dividirmos a quantidade diária em 3 porções, evitará que o shih tzu fique um grande intervalo de estômago vazio, se optar por ração industrializada, siga a embalagem da ração.

Mas quantas vezes por dia devo da ração o meu filhote de shih tzu?

 
Quantas vezes devo alimentar meu shih tzu?
Mas quantas vezes por dia devo alimentar o meu filhote? O ideal mesmo é que fosse 5 vezes por dia, pelo menos até os 6 meses de vida. Mas sabemos que para a maioria das pessoas, isso é praticamente impossível, pois não estão em casa o tempo todo. Sendo assim, como regra geral, pelo menos 3 vezes por dia até os 6 meses. As embalagens das boas rações costumam apresentar uma tabela na qual diz a quantidade em gramas que o filhote deve comer por dia em relação ao seu peso adulto.  A maioria das embalagens informa a quantidade diária de ração que deve ser dada ao cachorro, se for filhote, divida em 3 porções, se for adulto, divida em 2 porções.Veja esse exemplo de uma ração Super Premium para filhotes:


Outra dica, é ter uma balança, destas de cozinha, são baratinhas e ajudam muito nesta tarefa, pois nem todas as marcas falam na quantidade por xícaras e sim por peso. Mas para evitar  ficar pesando toda hora, pese uma vez e coloque  num copo medida, assim você saberá a quantidade, sem precisar pesar a toda hora. Isto é de suma importância, quantidades inadequadas são prejudiciais ao crescimento. Não se esqueça que no caso do shih tzu filhote, a quantidade aumenta a cada mês, siga a embalagem e em caso de dúvida consulte o veterinário ou criador.

Tipo de comedouro e higienização para o shih tzu.


Existem comedouros para shih tzu que podem ser colocados em suportes e regular a altura, assim evita que o shih tzu  se entorte inteiro para conseguir comer, também evita torção gástrica e refluxo. Prefira comedouros em inox, são mais fáceis de limpar, não acumulam resíduos, lave o comedouro do shih tzu a cada alimentação com detergente neutro e esponja e enxague muito bem.

Posso deixar a ração direto no pote o dia todo?

  
Quantas vezes devo alimentar meu shih tzu?

Não! Eu vou te dar pelo menos 6 motivos para que você não faça isso.


1º- O sih tzu que tem acesso à comida o dia todo tende a comer mais do que precisa e isso, no caso do filhote de shih tzu, pode gerar problemas de excesso de nutrientes, como obesidade, podendo desenvolver problemas de deformidades esqueléticas.

2º- A ração exposta o dia todo acumula umidade (podendo desenvolver fungos e bactérias), atrai formigas, baratas, moscas e até ratos!

3º- O fato de você controlar o horário que o seu shih tzu se alimenta faz com que ele entenda que você é o líder da casa, fazendo com que ele te respeite mais.

4º- Dando a ração sempre nos mesmos horários e na mesma quantidade, você perceberá se o seu shih tzu está se alimentando normalmente ou não, podendo te ajudar a identificar alguma alteração de apetite mais rapidamente.

5º- Muitos medicamentos devem ser dados junto com a alimentação ou o contrário, com o shih tzu em jejum. Ele tendo horário certo para comer fica muito mais fácil de medicar.

6º- No caso do filhote, ajuda a controlar o momento que ele irá defecar (cerca de 15 a 20 minutos após comer). Veja aqui como ensinar o filhote afazer xixi e coco no lugar certo.

Alimentação do shih tzu filhote


Alimentação do shih tzu filhote - Inicialmente, você deve deixar a ração por cerca de 10 a 15 minutos e levar o filhote até o pote. Caso ele comece a comer e depois se interesse por outra coisa, leve-o novamente à frente do pote. Caso ele não queira comer mais após esse tempo, retire o pote e jogue o que restou fora. Se ele nem encostou na ração, você pode guardar em um recipiente fechado (não retorne ao saco principal) e oferecer no próximo horário de alimentação. Com o tempo ele vai perceber que se ele não comer naquele momento, só terá a ração novamente mais tarde. 

Alimentação do shih tzu adulto


A alimentação do shih tzu adulto já pode passar para duas vezes por dia. Respeitando a quantidade de ração de acordo com a raça e o tipo de ração. Existem rações específicas para shih tzu, da mesma forma que existem rações para raças específicas, que necessitam cuidados especiais. Shih tzu de competição podem necessitar de mais de 2 refeições por dia.

Alimentação do shih tzu idoso


A alimentação do shih tzu idoso - Algumas pessoas indicam que apenas uma refeição por dia já é o suficiente para um cachorro idoso. Eu não concordo com isso e recomendo que se mantenham as duas vezes por dia. Um shih tzu que se alimente apenas uma vez por dia irá comer com maior velocidade (está com muita fome), mastigará menos, engolirá mais ar junto com a comida e desta forma, pode ter problemas de digestão e gases.

Alimentação da cadela shih tzu prenha


A alimentação da cadela prenha (grávida). Primeiro de tudo, você sabe que a sua cadela está prenha? Se está na dúvida, veja este artigo aqui. A cadela prenha tende a engordar mais na metade final da gestação, quando os filhotes estão crescendo mais. Portanto, não é indicado sobrecarregar a alimentação da cadela desde o início, pois ela pode engordar e isso pode gerar problemas no parto. Como regra geral, a quantidade de comida oferecida a uma cadela prenha deve aumentar entre 10% e 15% por semana da quinta semana em diante. Próximo ao parto, ela deve estar comendo cerca de 50% a mais do que comia na época da cruza.

Lembre-se: Um shih tzu gordinho, não significa um shih tzu saudável, pelo contrário! O shih tzu deve apresentar uma discreta cintura e com costelas discretamente aparentes. Um cachorro que você não consegue delimitar a cintura ou ver as costelas, já está com peso maior do que deveria! Pode ser necessário levá-lo em um médico veterinário para verificar a necessidade de modificar a ração e mesmo os hábitos alimentares de “coisas que caem do céu” como petiscos, restos de comida, biscoitos e por ai va.

Fonte: Blog do Cachorro - Dicas para Cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato