8 Coisas que você não sabia sobre o seu shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

8 Coisas que você não sabia sobre o seu shih tzu

Quem convive com um shih tzu sabe bem que existem muitos mitos sobre a saúde e o comportamento dessa raça de cachorro pequeno. Afinal, os shih tzu entendem o que seus donos falam? Nariz quente dos shih tzu significa que ele esta doente? O nariz molhadinho do seu shih tzu tzu o ajuda a detectar odores, pois absorve as gotículas de água que carregam cheiros.

Para ajudar você a entender mais sobre o universo dos shih tzu, desvende mitos e descubra 8 coisas que você não sabia sobre o seu shih tzu:

1. Os shih tzu podem ser tão inteligentes quanto crianças de dois anos

   
8 Coisas que você não sabia sobre o seu shih tzu
Os shih tzu são inteligente - Eles podem compreender até 250 palavras, alguns numerais e até mesmo cálculos matemáticos simples. Pesquisadores indicam que eles possuem uma inteligência igual à de uma criança de 2 anos de idade. O cérebro de um bebê se desenvolve quando ele aprende a notar as ações das pessoas. Até agora, acreditava-se que isso era uma característica exclusiva dos humanos e primatas.

2. Existem shih tzu que não gostam de crianças


Shih tzu gosta de criança - Algumas crianças, por serem pequenas e não terem muita noção de sua força, apertam, pegam e puxam o shih tzu de forma errada. Dessa forma, os shih tzu podem associar crianças com dor e procurar evitá-las. O relacionamento entre crianças e os shih tzu, fato comumente observado em nossa sociedade, é algo complexo e diversificado. As diferentes formas de interação entre a criança e um shih tzu, geralmente um cão ou gato, têm chamado a atenção de psicólogos e psiquiatras, pela possibilidade de se conhecer melhor a criança e sua personalidade, através de como ela se relaciona com os shih tzu.

3. Os shih tzu enxergam somente em preto e branco?


Como o shih tzu enxergam - Isso não é verdade. Eles enxergam menos tons de cores, mas não em preto e branco.  Quando se fala de visão canina, logo vem a pergunta: a espécie enxerga em cores ou em preto e branco? Esse assunto será abordado a seguir, mas trata-se apenas de uma das características da visão.

4. O shih tzu apresentam mais problemas de saúde do que os vira-latas?


Sim. Animais sem raça definida são mais resistentes do que os animais de raça como os shih tzu. Os shih tzu se parecem cada vez menos com seu ancestral, o lobo. Como isso aconteceu? Com a busca por raças "puras": para fixar características desejáveis em pouco tempo, basta cruzar mãe com filhote ou irmão com irmã. É aí que mora o perigo. Quanto maior o grau de parentesco, menor a variação genética e cresce o risco de doenças. Veja aqui as mais comuns de cada raça.

5. Shih tzu entendem o que seus donos falam


Shih tzu entendem o que falamos - Os shih tzu entendem, principalmente, o tom da voz e, consequentemente, a intenção do dono. Quando o dono vai dar uma bronca, por exemplo, ele usa um tom mais alto e forte que pode ser reconhecido pelo shih tzu. Um estudo revelou que os shih tzu entendem o que seus tutores falam. Quem tem um shih tzu provavelmente já sabia disso, mas agora os pesquisadores confirmaram que os cães aprendem as palavras que usamos para ensina-los comandos básicos.

6. Cada ano humano equivale a quantos anos para um shih tzu?


Idade certa do shih tzu - Na verdade, essa é apenas uma uma média, mas existe uma variação grande entre os diferentes portes de animais. Descubra como calcular corretamente a idade do seu cão

Como calcular corretamente a idade do shih tzu


Como saber a idade do shih tzu - Características como raça e porte do pet podem dificultar essa conta e até seu tempo de vida deve ser levado em conta. De maneira geral é possível calcular a idade do shih tzu da seguinte forma:

Para os dois primeiros anos de vida do shih tzu:

  •     Cachorros pequenos: multiplicar cada ano por 12,5;

A partir do terceiro ano de vida, acrescentar mais essa multiplicação:

  • Cachorros pequenos (multiplicar cada ano por):
Shih Tzu 4,78
   
Para facilitar essa conta o Portal do Dog criou uma calculadora virtual que facilita esse calculo. Clique aqui e confira.

7. Quando o nariz do shih tzu fica quente e seco significa que ele está doente?


Nem sempre o natural é o nariz estar úmido e mais frio, mas em alguns momentos o nariz pode ficar mais seco ou quente e isso não significa que ele está doente. Além de verificar a temperatura do nariz, verifique outros sintomas e o comportamento do shih tzu.

8. Eles nascem cegos, surdos e sem dente


Como os shih tzu nascem - Eles são cegos, surdos e sem dente e tão preciosos. Durante a primeira semana de vida, 80% do dia de um filhote é gasto dormindo e os outros 20% é gasto comendo. Incapazes de andar ainda, os filhotes começam suas vidas rastejando.
Seus olhos, que estão fechados no nascimento, abrem quando eles têm em torno de 2 semanas de idade. Uma vez abertos, eles começam a vivenciar a visão. Os ouvidos dos filhotes devem levar aproximadamente o mesmo tempo para abrir, permitindo a eles ouvir entre 2 e 3 semanas de idade.


Com informações do Hype Science - Dicas de Mulher e Catraca livre
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato