Como escovar o pelo do shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como escovar o pelo do shih tzu

Dicas de como cuidar do pêlo do shih tzu - O shih tzu é um dos cachorros mais adorados e adotados pelos brasileiros. É ideal para que mora em apartamento por ter um porte pequeno e não precisar de muito espaço para viver bem. O shih tzu também é conhecido por ser companheiro, dócil, protetor, tranquilos, sensíveis e se dão muito bem com as crianças. 

Mas, para cuidar desse pet e manter o pelo do shih tzu é bonito, macio e sem nós – um problema comum em shih tzu com muitos pelos – é preciso alguns cuidados. Para manter os pelos do shih tzu bonito e saudável, vamos recomendar 5 dicas de como escovar o pelo do shih tzu e deixa lo sempre sempre bonito e cheiroso.

A Escolha da Escova

   
Escova para pentear o shih tzu - De um modo em geral os shih tzu que possuem pêlo longo e sedoso devem usar uma escova do tipo Rasqueadeira de Aço ou uma escova de de pino para shih tzu para finalizar a escovação do pelo do shih tzu. A característica desta escova é possuir, no lugar das cerdas, pequenos dentinhos de aço, bem fininhos, e com suas pontas dobradas em um ângulo de aproximadamente 20 graus que penetram fundo nos pêlos e ajudam a desfazer os bolos que se formam naturalmente.

 Se a escova for de boa qualidade e a pessoa que estiver escovando o shih tzu tiver paciência e cuidado para não escovar com muita força, sempre no mesmo ponto, as cerdas de aço não irão machucar a pele do seu shih tzu e vão deixar os pêlos bem soltinhos, desembaraçados, e fofinhos, exatamente como os shih tzu de pêlo longo merecem ser.

1 – Escovação dos pelos do shih tzu


Como já dito, o shih tzu é conhecido por ser um cão de pelagem grande. Quando ainda filhote, os pelos são curtos, mas eles começam a crescer pelos 4 meses de vida. É nesse período que o dono deve começar a escovar os pelos do shih tzu, para acostuma-lo com esse processo. Além de sempre deixar os pelos do shih tzu bonito, evitará os nós. Então, com tempo o dono vai perceber espontaneamente quantas vezes ele terá que pentear os pelos do seu cachorro. O recomendável é pentear todos os dias ou no mínimo 3 vezes na semana.

Uma dica para a hora da escovação: evite pentear o pelo do seu shih tzu seco. Compre escovas de pino para shih tzu para esse processo. O ideal seria bom você comprar um desembaraçador para retirar os nós do pelo do shih tzu. Mais você também pode fazer, seria uma pouco de água morna e o condicionador que você usa no seu shih tzu.A escovagem também é importante pois é nesse processo que o dono eliminará os pelos mortos e dará lugar para os pelos novos crescerem.


  1. Não comece a escovar pelas patas que são, normalmente, as partes que o shih tzu tem mais sensibilidade.
  2. Comece escovando no sentido que cresce o pêlo do shih tzu. Depois escove alguns minutos no sentido contrário do pêlo, e mais alguns minutos no sentido dos pêlos novamente. Termine com uma boa massagem usando os seus dedos, e aproveitando para fazer um bom cafuné no coquinho (cabeça) e uma cocadinha no pescoço.
  3. Atrás das orelhas, atrás das patas e a cauda costumam embolar mais e por isso merecem atenção redobrada. Se o pêlo do seu shih tzu estiver um pouco embolado use o Fluído Desembaraçador de Pêlos, aplicando-o diretamente na parte que está embolada e com nós.
  4. Se o pêlo do seu shih tzu estiver um pouco embolado use o Fluído Desembaraçador de Pêlos, aplicando-o diretamente na parte que está embolada e com nós. Massageie os pêlos com os dedos até espalhar bem o fluído e você começar a perceber que os nós estão ficando mais soltos. Com a raqueadeira de metal ou com um pente, escove os pêlos embolados sempre da pontinha para a raiz, pois isso ajuda a ir desfazendo os nós aos poucos, com cuidado para não dar puxões e causar dor e desconforto.
  5. Durante a escovação você pode aproveitar para ver se o shih tzu está com pulgas, carrapatos, casquinhas e feridinhas na pele, se tem carocinhos, cortes e arranhões, ou mesmo se tem algum lugar onde a pele está avermelhada ou ‘esquisita”. Nestes casos não deixe de levar o bichão no veterinário para cuidar dele o quanto antes.
  6. Se o seu shih tzu possui problemas de pele, converse antes com o veterinário se certificar de com que freqüência ele pode ser escovado, o tipo de escova que deve ser usada, e tenha cuidado para não compartilhar esta escova com outros cães da casa.

2 – Banho do shih tzu


Manter seu shih tzu limpo e cheiroso também é importante, não só pela beleza em si, mas, também, para a saúde e higiene do seu shih tzu. O recomendável da banho no shih tzu  1 vez por semana. Lembrando que é sempre bom fazer uma hidratação pelo do shih tzu para restaurar os pelos quebrados e tambem hidratar os pelos.

3 – Manchas no pelo do shih tzu


Muitos shih tzu de pelos claros acabam adquirindo, ao longo do tempo, uma pelagem mais escura em alguns pontos. Isso pode acontece tanto por causa da sujeira quanto a exposição continua e diária ao sol. Para resolver esse pequeno problema, recomenda-se hidratação e banho com shampoo tonalizante. Isso no caso de as manchas serem devido ao sol. Caso seja por causa da sujeira, a indicação é utilizar shampoo e condicionador branqueadores para shih tzu. Assim, seu shih tzu terá de volta seus pelos brancos.

4 – Hidratação Shih tzu


A hidratação pelo do shih tzu não só serve para tirar as manchas do seu shih tzu, mas também para deixá-los mais macios e evitar os temíveis nós. Na hora da hidratação, preste atenção se o pelo do shih tzu é oleoso, seco ou se são quebradiços. É recomendável uma hidratação a cada 15 dias no pet shop. Além de evitar esses problemas chatos, mantem o pelo do seu shih tzu bonito e macio.

5 – Alimentação do shih tzu


A ração que seu shih tzu come também é importante para manter um pelo bonito. Sem uma ração de qualidade, seu shih tzu não terá um pelo bonito, macio e forte. Então, se seu orçamento permitir, invista em rações importadas super premium. Uma boa alimentação para shih tzu é tão importante para a beleza dos pelos quanto para a saúde do seu cachorro.

A terapia da escovação é tão importante para os shih tzu de pêlo longo como para os shih tzu de pêlo curto. É muito importante para os shih tzu, se nós humanos formos espertos, a terapia de escovação será muito importante para a nossa saúde também. Afinal este será um momento de relaxamento para nós, onde podemos concentrar nossa mente na troca de energia mútua, com um shih tzu que tem tanto carinho para nos dar. Não é a toa que nos países onde os shih tzu são usados como terapeutas em asilos, orfanatos e hospitais, uma das atividades que mais traz benefício para os humanos deprimidos ou doentes é justamente escovar um shih tzu .


Fonte do Texto: Falar Sobre Pet’s / Bit Cao
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato